Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Método de entrevista do LinkedIn

Diariamente surgem novas informações sobre o mundo, sobre as tecnologias, sobre as mudanças naturais e sobre as pessoas.

A quantidade de informações produzidas por dia é impossível de ser captada em tempo real, portanto é preciso que seja feito um filtro sobre a sua vida para conseguir mapear ao menos o que você faz, como se comporta e o que pretende.

Autoconhecimento é uma competência importantíssima para quem está participando de um processo seletivo em uma empresa.

Atualmente as empresas mais bem preparadas não fazem mais perguntinhas básicas, elas encaminham os questionários e formulários anteriormente para serem preenchidos com suas informações básicas, muitas vezes já encaminham um teste de línguas, valores, perfil psicológicos, e por último, após a coleta de dados, faz a entrevista com essa pré-seleção.

Embora cada entrevista seja única, é sempre útil ter uma lista de perguntas à mão. Isso pode poupar tempo e torná-las mais consistentes, reduzindo o risco de preconceitos no processo de contratação.

Alguns candidatos se saem melhor do que outros em entrevistas. Isso nem quer dizer que eles sejam a pessoa certa para a vaga. Ao ajudar cada candidato a dar o melhor de si, será mais fácil conhecer seu potencial e tomar decisões baseadas em informações.

Aqui estão 5 etapas que você pode seguir para criar um processo de entrevista que apoie a todos, caso seja recrutador, ou que você pode usar para se preparar caso seja o entrevistado:

1 - O método STAR (situação, tarefa, ação, resultado) permite que os candidatos respondam às suas perguntas de maneira estruturada.

Quando um entrevistador faz uma pergunta comportamental sobre como foi seu desempenho em situações específicas, vale a pena utilizar o método STAR, que significa Situação, Tarefa, Ação e Resultado. É uma forma de estruturar suas respostas para que incluam as informações mais relevantes e de uma maneira convincente.

Para aproveitar de fato essa técnica, responda de forma sincera e direta, sem divagações. Concentre-se apenas nas informações mais relevantes para que suas respostas não sejam muito longas. Os entrevistadores solicitarão mais detalhes caso necessário.

Exemplo de pergunta:

Descreva uma situação em que você se viu sob muita pressão no trabalho. Como você lidou com a situação?

Situação

Quais foram as circunstâncias?

Qual era o desafio?

Ex.: No meu cargo anterior, um dos membros deixou a equipe durante um projeto importante. Sabíamos que não seria possível contratar e integrar um novo funcionário antes da entrega do projeto. Além disso, tratava-se de uma conta grande que não gostaríamos de perder.

Tarefa

Qual era o seu objetivo final?

Ex.: Fui encarregado de assumir também as responsabilidades daquele funcionário para garantir o sucesso do projeto.

Ação

Que medidas você tomou para resolver a situação?

Ex.: Conversei com meu chefe para priorizar novamente meus outros projetos e dedicar mais tempo a essa conta. Procurei ficar 100% disponível ao cliente, eliminando possíveis dúvidas mesmo fora do expediente para garantir sua satisfação.

Resultado

Qual foi o resultado obtido?

O que aprendeu?

Ex.: O projeto foi entregue dentro do prazo e sem comprometer a qualidade. O cliente ficou extremamente satisfeito e assinou um novo contrato de maior valor agregado.

2 – Dê tempo para as respostas

A base de uma boa comunicação é a conexão, tato o entrevistador com o candidato, quanto o candidato para com o entrevistador. Essa conexão deve ser clara e assertiva para que ambas as partes entendam o tom da entrevista, dessa forma atribuindo um tom de confiança e liberdade para o candidato ser o mais integro possível e isso estará diretamente ligado ao quanto tenso ele estará na entrevista.

Portanto, dê aos candidatos um tempo para que reflitam sobre a pergunta e não os interrompa enquanto estiverem falando, saber ouvir é um dom, no caso de uma entrevista é uma obrigação, é importante não somente saber ouvir, mas também conseguir registrar tanto as respostas quanto o posicionamento físico e postural do candidato, tudo isso faz parte da análise em um momento de recrutamento.

Anote o que você quer dizer para não esquecer do que é importante, é uma estratégia do recrutador e do entrevistador. O planejamento para uma vaga de emprego é sempre importante, no momento da entrevista, o preparo pode ser um fator crucial para a decisão da contratação.

3 – Peça detalhes

Ao fazer perguntas comportamentais, concentre-se no mundo real e não em exemplos hipotéticos. É importante a verificação da clareza da história e das competências dos candidatos quando estão tomando as determinadas ações que contam nas histórias, e mais importante ainda, é entender como ele enxerga determinada ação.

4 – Caso a resposta não parecer completa continue insistindo

Um grande equívoco em entrevistas é ter que fazer suposições por não ter clareza das informações, portanto, complemente as perguntas com mais perguntas para não sair com meias respostas. Todos os detalhes são importantes pois no momento de contabilizar e classificar as informações não se pode ter dúvidas.

5 – Faça perguntas inesperadas

Com perguntas inesperadas, você poderá saber o que os candidatos pensam quando não ensaiaram respostas. É a famosa pegadinha do processo, é a hora que eles precisam usar a criatividade, pensamento crítico, e várias outras habilidades que podem ser verificadas com uma pergunta inesperada.

Isso não significa que você deva desafiá-los demais, entretanto, é importante perguntar algo que eles provavelmente não previram para conhecer melhor sua maneira de pensar, sua habilidade de lidar com imprevistos e situações não planejadas. Aqui estão algumas perguntas não convencionais feitas pelos principais líderes empresariais e profissionais que trabalham com aquisição de talentos:

a) Porque eu deveria contratar você?

b) Como seu gerente descreveria você e seu melhor amigo?

c) É meio dia desse mesmo dia o ano que vem, o que você está fazendo?

d) É melhor encaminhar um projeto ou tarefa impecável fora do prazo ou um bom projeto no prazo?

e) Em uma escala de 1 a 10, o quanto você se consideraria fora do normal?

Essas questões darão muita clareza para o recrutador e para o entrevistado coso se prepare com elas para um bom processo seletivo.


                                - Prof. Fernando Novais

Você também vai gostar:

Censupeg na Finlândia – Ep. 6 – Empoderamento do Aluno

há 3 anos

Cultura de Inovação: 5 etapas essenciais para o seu desenvolvimento

há 1 ano

Como ter motivação para estudar mais?

há 3 anos

Obesidade: Uma preocupação muito além da estética.

há 2 anos

Quero estudar mas estou sem dinheiro. E agora?!

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais