Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Afinal, qual é o perfil do profissional de enfermagem?

Escolher qual profissão seguir é um grande desafio para muitas pessoas. Nessa hora surgem muitas dúvidas e inseguranças. Porém, para outras pessoas essa escolha é clara, pois elas acabam se identificando com os valores da futura profissão, como é o caso de quem opta pela área de saúde, como o profissional de enfermagem e medicina, que têm um grande compromisso pela preservação da vida.

O curso de enfermagem é uma excelente escolha por permitir que você tenha um leque de opções para trabalhar. Mas, antes de bater o martelo, conheça o perfil do profissional de enfermagem e saiba se você se enquadra nesta profissão. Acompanhe!


Ser dedicado e paciente

O enfermeiro está diante de diversas situações em seu dia-a-dia de trabalho, principalmente quando precisar lidar com pacientes, que manifestarão diferentes reações como nervosismo, dores, receio de tomar remédios e injeções, pacientes com doenças mentais, físicas e, até mesmo, casos de falecimentos.

Nessas horas é preciso manter a calma e prestar um atendimento de qualidade, respeitando as diferenças e limitações dos pacientes. Além disso, o enfermeiro deve ser atencioso e bastante cauteloso, pois precisará, em alguns casos, cuidar de pacientes com saúde bastante delicada, prestando um atendimento de forma mais humanizada.


Trabalhar bem em equipe

O profissional da área de saúde deve saber e gostar de trabalhar em equipe, visto que é algo indispensável para o desempenho do time. Na equipe, cada um possui uma função importante e precisam estar em sintonia para que tudo dê certo. Além disso, o enfermeiro deve estar atento à sua volta, prestando auxílio a outros colegas, sempre que necessário.


Manter sempre o foco

É imprescindível que o profissional da área de saúde esteja sempre atento tanto às suas ações quanto às ações de seus colegas, visto que sua rotina envolve cuidados com o paciente, administração de medicações e plantões médicos, em que o profissional pode, em alguns casos, ficar 24 h sem dormir, sendo necessário manter-se ativo, sem distrações em um momento importante, principalmente em ambiente hospitalar.


Saber lidar com pessoas

A missão do profissional de enfermagem é, sobretudo, cuidar de pessoas. O que acontece dentro disso é destrinchado entre diversas tarefas, entre elas, manter um bom relacionamento interpessoal, ter empatia, se expressando com clareza e cautela, uma vez que precisará conversar com médicos, pacientes e familiares, sendo sensato e respeitando as diferenças e momentos delicados.


Ter autocontrole

Essa é uma das profissões que exigem muito autocontrole para lidar com momentos difíceis, sendo bastante cauteloso para que estes não sejam transportados para sua vida pessoal.

No decorrer da rotina, o enfermeiro irá se deparar com situações difíceis, sendo imprescindível ter controle emocional, não deixando se abater pelo estado dos pacientes. Há também a necessidade de estar em contato com a família desses pacientes, muitas vezes abalados emocionalmente, nervosos e ávidos por notícias a respeito do ente querido.

Dificilmente alguém que tenha sensibilidade emocional ou dificuldade em lidar com essas situações, se irritando facilmente ou perdendo o controle, se enquadrará no perfil de um profissional de enfermagem ou da área de saúde.


Manter-se atualizado

Além de ter feito uma boa faculdade, todo bom profissional precisa estar atento para as novidades do mercado e saber em primeira mão as tendências e recomendações para sua profissão.

Os enfermeiros também precisam sempre buscar por qualificações e informações que somem em suas carreiras, como estar atualizado acerca de procedimentos e recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, além de fazer cursos de especialização, acompanhar notícias e ir a congressos relacionados com a área.


Essas ações te ajudarão a se desempenhar melhor no ambiente de trabalho, ter embasamento em suas respostas, sejam elas para médicos ou pacientes, além de ter a possibilidade de ser melhor remunerado.

Agora que você já conhece sobre o perfil do profissional de enfermagem, acredita que essa área seja para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Você também vai gostar:

6 motivos para você estudar Gestão Financeira

há 3 anos

Alunos e Professores CENSUPEG estão entre os finalistas do Prêmio Dica...

há 1 ano

Descubra como a humanização se tornará um diferencial na era pós pande...

há 2 anos

Elimine todas as suas dúvidas sobre o que é ABA em TEA.

há 1 ano

Equipe CENSUPEG fica entre os 4 primeiros colocados no JEDI: O maior e...

há 5 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais