Censupeg há 10 meses
Tempo de leitura: 06min e 17sec #Educação

Autismo em Ascensão: O Desafio e a Urgência de Capacitar Profissionais para Transformar Vidas


Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo na prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com os últimos dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o último estudo publicado em 2023, estima-se que 1 em cada 36 indivíduos seja diagnosticado com TEA. Neste artigo, discutiremos o que é o TEA, os fatores que contribuem para o aumento de prevalência e a importância de investir na capacitação profissional para melhor atender a essa população, destacando a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como uma das ciências mais benéficas para pessoas com TEA. 

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e a maneira como uma pessoa se comunica, interage e compreende o mundo. O TEA apresenta-se de forma diferente em cada indivíduo, podendo variar desde prejuízos adaptativos leves até severos em áreas como comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. 

O aumento na prevalência do autismo é um fenômeno que tem sido amplamente estudado e discutido. Algumas hipóteses para explicar esse crescimento incluem: 

  • Melhora no diagnóstico: O aprimoramento dos critérios diagnósticos e maior conscientização sobre o TEA têm contribuído para o aumento da identificação de casos. 
  • Fatores ambientais: Vários fatores estão em estudo acerca dos efeitos da exposição da gestante à fatores ambientais como toxinas e poluentes, mas comprovados, existem a utilização do ácido valproico, além também da idade paterna.  
  • Aumento de Centros especializados: Hoje, várias cidades contam com clínicas especializadas na intervenção e diagnóstico do TEA. 
  • Conscientização dos Técnicos e Sociedade: A disseminação da informação tem contribuído muito para a identificação dos sinais e sintomas do TEA ainda na primeira infância, sendo que no Brasil, a idade média de diagnóstico está em 4 anos e 11 meses. 
  • Fatores genéticos: A pesquisa tem mostrado que a genética desempenha um papel importante no desenvolvimento do TEA, e a maior compreensão dessa conexão pode ajudar a identificar casos que antes passavam despercebidos. 

Dada a crescente prevalência do autismo, é fundamental investir na capacitação profissional para garantir que as pessoas com TEA recebam o apoio adequado. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma abordagem baseada em evidências que tem se mostrado eficaz na promoção de habilidades sociais, de comunicação e de aprendizagem em pessoas com TEA. Portanto, é essencial investir na formação e capacitação de profissionais especializados em ABA para que possam atuar de maneira eficiente no tratamento e acompanhamento desses indivíduos. 

Você sabia que a Faculdade CENSUPEG é uma das instituições que mais forma Analistas do Comportamento no Brasil? Diversas modalidades do curso de Pós-Graduação estão disponíveis para ingresso imediato, inicie sua jornada como Analista de Comportamento, acesse: https://www.censupeg.com.br/aba

Autor:  
Leandro A. Morais  
Coordenador Técnico do Curso de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA - Transtorno do Espectro Autista.  

Curso Censupeg

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) PARA TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Você também vai gostar:

Como a Análise do Comportamento Aplicada pode transformar a realidade...

há 11 meses

Dinamize suas aulas com ferramentas de aprendizagem remota!

há 2 anos

Como os professores desenvolvem as competências dos alunos?

há 1 ano

Faculdade CENSUPEG no Núcleo de Educação da ACIJ.

há 2 anos

Você já viu uma formatura Drive-Thru?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais