Censupeg há 9 meses
Tempo de leitura: 06 min e 06 sec #Carreira

Domine a arte da entrevista e conquiste o emprego dos seus sonhos


A busca por um estágio ou emprego pode ser um momento de nervosismo e ansiedade para muitos, especialmente no processo de entrevista. Até mesmo para profissionais que possuem anos de experiências. Afinal, estamos falando sobre novos ciclos, novas possibilidades, uma aposta! 

É nesse momento que, geralmente, você precisa “vender“ sua imagem profissional. Você conseguiu a oportunidade dos sonhos, e agora? Sabemos que para os selecionadores, esta é a hora em que os detalhes da personalidade do sujeito vêm à tona, o que faz dessa fase a mais temida e, muitas vezes, acaba prejudicando sua performance.  

Mas não se preocupe! Neste artigo, compartilharemos pequenos gestos que podem ajudar a avaliar o seu comportamento durante uma entrevista de emprego.  

Para avaliar esses aspectos pessoais, os entrevistadores estão sempre em busca de novas formas de análise, como o conhecido “Teste do Café”. Você já ouviu falar? Esse teste surgiu em uma empresa australiana e ocorre em algum momento da entrevista, em que um colaborador oferece um café ao candidato e ao entrevistador.  

Observa-se como o candidato reage diante dessa oferta, seu comportamento em relação à xícara suja que fica, se ele simplesmente a deixa sobre a mesa, presumindo que algum profissional específico irá limpá-la. Nesse caso, ele será automaticamente desclassificado. No entanto, se ele toma seu café, pergunta sobre o que fazer com a xícara, onde levá-la, se deve deixá-la ou até mesmo se a limpa, o candidato avança no teste.  

Por meio disto, a empresa analisa traços de comportamentos que podem ser benéficos para o cotidiano da equipe, excluindo características “indesejáveis” como arrogância, individualismo, soberba e a maneira como o candidato trata profissionalmente e se relaciona com outros trabalhadores de diferentes cargos e salários distintos, incluindo a equipe de limpeza.  

O teste do café é uma etapa inicial para o avanço do processo seletivo, servindo para “filtrar” e eliminar os candidatos que não vão de encontro aos valores da empresa, levando em consideração comportamentos indesejados para a equipe. Nesse sentido, mesmo pessoas com excelentes currículos podem ser reprovadas nesta etapa. Atualmente, no mercado de trabalho, as habilidades e competências relacionais e emocionais são tão valiosas quanto as competências técnicas.  

De acordo com a empresa Xero Austrália, 5% dos candidatos são reprovados no teste do café. Segundo Trent Innes, diretor da empresa, esse teste revela mais sobre as atitudes dos candidatos do que qualquer outra pergunta que seja feita durante o processo de entrevista. Ele afirma que: "Uma pessoa pode desenvolver habilidades, pode ganhar conhecimento e experiência, mas no final tudo se resume à atitude. A atitude que tentamos encontrar está no conceito de levar o próprio copo de café". 

Como disse o compositor Gilberto Gil: “Tomar café eu vou, café não costuma faiá!”. E vocês? Passariam no teste do café? 

Autora: 
Andreana de Borba 
ConectAtivos – Núcleo de Oportunidades e Carreira 

Curso Censupeg

ADMINISTRAÇÃO

Você também vai gostar:

A Educação inclusiva: promovendo diversidade e igualdade

há 5 meses

A relação da Pedagogia com a Neurociência

há 8 meses

Como as metodologias podem beneficiar prática pedagógicas

há 2 anos

Um Grande Projeto e uma Pequena IES: Desafios da Gestão

há 3 anos

Transferência de curso: o que devo considerar?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais