Explorar a criatividade para criar narrativas que estabeleçam vínculos entre as marcas e seu público é uma estratégia essencial de branding, destacada em campanhas publicitárias de referência internacional. No entanto, conquistar o reconhecimento do júri na maior premiação global da publicidade, além de competências técnicas, requer a artimanha de unir criatividade com a identidade da marca, gerando narrativas únicas capazes de envolver o público.
Antes de continuar, vamos esclarecer o que é branding, pois talvez você nunca tenha escutado falar sobre esse termo.
Branding, traduzido do inglês como "marca", refere-se ao processo de construção e gerenciamento da identidade de uma marca. Isso inclui todas as atividades e estratégias destinadas a criar uma percepção positiva e reconhecível da marca na mente dos consumidores. O objetivo principal do branding é estabelecer uma conexão emocional e uma identificação com a marca por parte do público, diferenciando-a da concorrência e influenciando as decisões de compra. Para ilustrar, o branding da Faculdade CENSUPEG, por exemplo, é centrado em elementos como simplicidade, humanização, excelência acadêmica, compromisso com o ensino de qualidade, inovação educacional, apoio aos acadêmicos, integridade e responsabilidade social. O Grupo CENSUPEG é reconhecido como a maior e melhor instituição de ensino na área da Neuropsicopedagogia do Brasil.
Agora que entendemos o conceito de branding, vamos explorar como ele se manifesta no incrível Festival de Criatividade de Cannes e como as agências brasileiras se destacam nesse cenário tão competitivo.
Este é um convite de leitura especial para você, mesmo que não esteja familiarizado com o mundo da comunicação. Queremos levá-lo para uma viagem ao incrível Cannes Lions, onde a emoção e a inspiração se misturam. Aqui, vamos analisar juntos as campanhas brasileiras mais premiadas no maior festival de criatividade do mundo ao longo dos últimos anos e ficar por dentro das expectativas para 2024.
O Festival de Criatividade de Cannes: O que é?
O Festival de Cannes ou Cannes Lions é um dos maiores eventos do mundo, onde a criatividade é celebrada com o propósito de impulsionar o progresso. Neste evento, a indústria de publicidade e comunicação se reúne para homenagear os melhores trabalhos do mundo. Insights de líderes icônicos, ideias de empresas inovadoras e inspiração de todas as esferas da comunidade de marketing criativo se encontram no Festival, proporcionando uma semana de networking de classe mundial, aprendizado e criatividade.
Imagine um cenário onde profissionais talentosos de todo o mundo se reúnem para exibir suas obras, sujeitas à avaliação rigorosa de júris especializados. Este é o tipo de ambiente que inspira grandes conexões e oportunidades de networking singulares, não é mesmo? É importante ressaltar que o Brasil ocupa uma posição de destaque nesse evento, figurando consistentemente entre os três primeiros países em inscrições e premiações, ao lado dos Estados Unidos e do Reino Unido.
A cada ano, a indústria da comunicação brasileira reafirma seu potencial global, introduzindo ideias inovadoras e 100% revolucionárias.
Dentre diversos trabalhos, prêmios e destaques, separamos 3 empresas com campanhas brasileiras mais aclamadas nos últimos 10 anos, segundo dados do portal Meio e Mensagem.
Confira abaixo:
(Campanha realizada pela Ogilvy para a marca Dove, da Unilever.)
“Retratos da Real Beleza" recebeu premiações nas edições de 2013 e 2014. Com sensibilidade, a campanha provocou reflexões sobre a autoestima feminina, revelando que, em muitos casos, as mulheres enxergam a si mesmas através de uma lente pouco gentil.
(Da Ogilvy para o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer – GRAACC)
No total, a campanha garantiu 12 prêmios Leão. A estratégia da marca envolveu a transformação de mais de 40 personagens de desenhos animados, integrando a característica de cabelos raspados em episódios regulares dos programas. Esta iniciativa teve um impacto particularmente significativo para crianças e adolescentes com câncer, oferecendo-lhes uma representação autêntica ao verem ícones com uma aparência semelhante à sua.
(Campanha da FCB Brasil para Nivea Sun Kids)
No total, foram 6 prêmios conquistados. Com uma abordagem inovadora e tecnológica, a iniciativa visa aprimorar a segurança das crianças na praia por meio de um rastreador disponibilizado nos anúncios da marca em revistas. Estes anúncios se transformam em uma pulseira com um localizador conectado a um aplicativo específico desenvolvido para essa finalidade.
Em resumo, o Festival de Criatividade de Cannes vai muito além de celebrar a inovação na publicidade. Aqui, na Faculdade CENSUPEG, acompanhamos o evento como um momento de conexão global, aprendizado e inspiração para profissionais de todo o mundo de diversas áreas. À medida que nos aproximamos do Cannes Lions 2024, é emocionante imaginar as novas narrativas criativas que surgirão e o impacto positivo que terão no mundo da publicidade e, principalmente, na sociedade como um todo. Estamos contando os dias para ver como as agências brasileiras continuarão a brilhar neste palco global, inspirando-nos com sua criatividade, inovação e compromisso com a excelência.
Deseja saber mais sobre o Festival de Criatividade de Cannes?
Acesse: https://www.canneslions.com/festival
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que volte mais vezes por aqui, até breve!
Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing