Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Conheça 4 tipos de aplicativos essenciais para universitários

Nos dias de hoje, sabemos que não tem mais como desvincular os estudos do uso das novas tecnologias — tais como os aparelhos celulares. Isso porque, cada vez mais, os estudantes estão conectados.

Tendo isso em mente, por que não atribuir aos celulares mais uma útil função? Por que não torná-lo um instrumento de auxílio nos estudos?

Pensando nisso, preparamos esse texto para você universitário, que precisa utilizar a tecnologia a seu favor. Fique conosco e confira quais são os aplicativos essenciais para essa fase da vida!


1. Para organizar os estudos

Sabemos que a organização e a gestão correta do tempo são as chaves para um cotidiano de estudos saudável e produtivo. Sendo assim, utilizar aplicativos que permitem que você maneje com facilidade a sua grade de horários, os prazos de trabalhos e conteúdos que devem ser estudados é uma boa pedida!

A seguir separamos alguns:

  • Timetable (Android);
  • My Class Schedule (Android);
  • Class Timetable (iOS);
  • Studious (Android e iOS).

O Studious, por exemplo, permite criar lembretes a respeito das tarefas que você precisa realizar, fazendo com que você não perca nenhum prazo. Além disso, ele também organiza os horários das aulas, os prazos dos trabalhos e até mesmo os conteúdos que precisam ser estudados e/ou revisados. Dessa forma você consegue gerir melhor sua rotina e otimizar o seu tempo.


2. Para estudar e revisar conteúdos

Não é nenhuma novidade que, para fixar o conteúdo de fato, é preciso estar constantemente o revisando.

Assim, utilizar aplicativos que o ajudem a revisar os conteúdos de que necessita e, ainda fazer isso de maneira divertida, é interessante para os estudantes de todas as áreas. Vejamos alguns exemplos:

  • EverNote Peek (iOS);
  • Revision App (iOS);
  • Exam Countdown (iOS);
  • ExamTime (Android);
  • StudyBlue (Android e iOS).

Para os usuários de iOS, temos mais opções: o EverNote Peek, por exemplo, usa as anotações realizadas no EverNote para fazer quizzes super divertidos. Já o Exam Countdown, por sua vez, realiza uma contagem regressiva para a chegada das provas e exames.

Para quem usa Android tem o ExamTime, o qual permite a criação de diversas interfaces que vão fazer da revisão uma atividade divertida: mapas mentais, flash cards, tabelas, anotações, quizzes e muitos outros.


3. Para preparar-se para os exames

Para quem deseja descobrir uma maneira diferente de se preparar para os exames, também há uma diversidade de opções. Há aplicativos que preparam para exames específicos, tais como o ENEM, vestibular, GMAT, GRE, ACT e SAT. Vejamos alguns deles:

  • BenchPrep (Android e iOS);
  • Play2Prep (Android e iOS);
  • GMAT Timer (Android e iOS).

O BenchPrep é o pioneiro na preparação para o ACT, já o Play2Prep explora o conteúdo que estão no SAT e no ACT. O GMAT Timer, por sua vez, é excelente para treinar a diminuição do tempo para cada uma das seções do exame GMAT.


4. Para armazenar conteúdos

Qualquer universitário sabe que tem que lidar com uma série de arquivos: listas, trabalhos, arquivos em PDF para leitura, entre muitos outros. Tendo isso em mente, desfrutar de um local de armazenamento é de suma importância — e melhor ainda caso isso seja feito nas nuvens!

Nesse sentido, a melhor opção é o Dropbox, que é disponível para Android e iOS e oferece uma boa quantidade de espaço totalmente gratuito.


Além dos aplicativos para universitários

Além dos aplicativos propriamente ditos, os estudantes sempre poderão lançar mão das funções e das ferramentas dos próprios celulares para auxiliar em seu cotidiano na universidade. Vejamos alguns exemplos:

  • Gravação de aulas: usar o gravador de áudio do celular para gravar aulas importantes pode ser bem interessante para quem gosta de revisar a aula novamente;
  • Fotografias: nem sempre é fácil acompanhar o professor, assim, tirar fotos da lousa ou dos slides para depois revisar e estudar, também é uma boa ideia;
  • Organização: elementos como cronômetro, relógio e despertador também podem ser usados para colocar a rotina em ordem.


Como vimos, os aplicativos estão aí para ajudar a tornar o cotidiano mais dinâmico, organizado e flexível para, assim, conseguir viver melhor!

Gostou das dicas? Já conhecia esses aplicativos para universitários ou tem mais algum para indicar? Então não deixe de comentar!

Você também vai gostar:

Time de Futebol Feminino Patrocinado pela CENSUPEG conquista 4 grandes...

há 2 anos

Como estratégias tradicionais podem servir para o aprendizado ativo em...

há 1 ano

Colação de Grau das Acadêmicas da Faculdade Censupeg de Santa Cruz do...

há 2 anos

LIEENp ganha destaque no Brain Connection 2022

há 1 ano

Música e Aprendizagem: Práticas para a sala de aula

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais