Censupeg há 3 meses
Tempo de leitura: 05min e 20sec #Carreira

Robert De Niro vai te mostrar como ter sucesso na vida profissional


Escolher uma profissão é um dos momentos mais significativos da vida do indivíduo e pode vir acompanhado de muita angústia, dúvidas e incertezas. Assim como a necessidade de mudança de profissão, emprego, dificuldades no trabalho e os processos emocionais envolvidos nesse contexto são temas que geram reflexão. Afinal, o trabalho é algo central na vida, visto que passamos boa parte de nossa existência imersos nesse ambiente.

E como um dos recursos possíveis para auxiliar nessas reflexões, a arte entra como uma peça-chave fundamental. Portanto, o cinema, ao contar histórias, pode explorar essas questões, além de ser uma fonte de aprendizado e inspiração.

Neste texto, selecionamos cuidadosamente uma sugestão de filme que aborda o tema da empregabilidade, mudança de profissão e os desafios enfrentados no percurso, afinal, a arte imita a vida, não é mesmo?

"Um Senhor Estagiário" (2015) é um filme de Drama/Comédia dirigido por Nancy Meyers que discute questões importantes sobre transições de carreira, envelhecimento, autoconhecimento e habilidades emocionais necessárias para o dia a dia do trabalho. O filme também destaca que nunca é tarde para agarrar oportunidades e que uma carreira profissional não precisa ser estática no tempo; a pessoa possui o direito e dever de se experimentar nesse amplo mundo de oportunidades.

Ben Whittaker, personagem principal, aposentado e viúvo de 70 anos, decide candidatar-se a um cargo de estágio sênior em uma empresa de moda liderada por Jules, uma jovem empreendedora. Ben se torna um conselheiro e mentor especial para a gestão, sendo peça central da equipe, mostrando a importância da comunicação, da empatia e da resiliência nas relações profissionais, assim como sua experiência de vida.

No entanto, o filme também retrata as dificuldades enfrentadas por Ben, a convivência entre diferentes gerações, a pressão e os afetamentos emocionais ligados ao trabalho, assim como a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional para a saúde mental. A comunicação assertiva, empatia, respeito, a capacidade de trabalhar em equipe e a adaptabilidade são outras habilidades importantes destacadas no filme.

Além de trazer insights sobre autoconhecimento e habilidades emocionais, o filme mostra que a idade não é um impedimento para aprender coisas novas e que a sabedoria adquirida ao longo da vida pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Afinal de contas, a vida também forma e é produtora de saber.

Autora:
Andreana de Borba
Núcleo de Oportunidades e Carreira ConectAtivos da Faculdade CENSUPEG.


Curso Censupeg

BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Você também vai gostar:

Neuropsicopedagogo Integra Equipe TEAcolhe.

há 2 anos

Vida universitária: como aproveitar a faculdade ao máximo?

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – Ep. 2 – Metodologias Ativas na Finlâ...

há 3 anos

9 Dicas para se dar bem em um curso EaD

há 3 anos

Autismo em Ascensão: O Desafio e a Urgência de Capacitar Profissionais...

há 10 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais