Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Como se planejar para fazer uma faculdade?

Nada mais será como antes! As decisões tomadas depois de terminado o Ensino Médio são pra vida toda e podem tanto contribuir como comprometer nosso futuro. Fazer uma faculdade? Um curso técnico? A distância ou presencial? São algumas das dúvidas de quem está nessa altura do campeonato.

Mas nada de desespero nem se descabelar por nada. Neste post vamos te ajudar a se planejar para fazer uma faculdade.


Escolha um curso de seu interesse

O primeiro passo para se tornar um estudante universitário é escolher qual curso você deseja fazer. Se você não sabe exatamente o que quer, faça alguns testes vocacionais disponíveis na internet, converse com amigos universitários e pesquise os conteúdos específicos dos cursos que você mais curte.

Ah, aquela velha história de que a gente tem que fazer o que gosta continua valendo, tá? Entre uma profissão que lhe dê apenas dinheiro e nenhuma felicidade, escolha aquela que, mesmo não te fazendo um milionário, te fará alguém muito feliz.


Decida entre vestibular ou ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a maior porta para o ingresso em uma faculdade ou universidade, seja pública ou privada. Entretanto, algumas instituições ainda usam um vestibular próprio como critério de seleção. Pesquise sobre as faculdades que oferecem o curso que você escolheu e veja se eles usam a nota do ENEM ou aplicam um teste específico.

Independentemente do que você escolher, estude. Estude muito! Faça simulados, questões de vestibulares e de edições passadas do ENEM. Monte grupos de amigos com o mesmo objetivo e trabalhe em grupo. A internet é uma ótima aliada dos estudantes e permite que várias pessoas estudem juntas sem saírem de suas casas.


Prepare o bolso: fazer uma faculdade é dureza!

Mesmo que você consiga uma bolsa que cubra 100% do valor de seu curso, a vida universitária tem mais despesas do que pode imaginar nossa vã filosofia. Listamos aqui apenas alguns gastos extras que não dá pra fugir.

  • Lanche;
  • Livros;
  • Xerox;
  • Transporte;
  • Jaleco (se escolher um curso na área da saúde, com certeza vai precisar de um);
  • Viagens;
  • Congressos (banners);
  • Tudo de desenho (caso você escolha Engenharia ou Arquitetura vai precisar).

Caso contrário,— se tiver que pagar pelo curso —, vá planejando como conseguir o necessário para bancar a mensalidade e os outros gastos. Procure saber, também, sobre a política de reajustes da faculdade e organize-se para não ter surpresas desagradáveis todo início de semestre.


Abra mão de algumas coisas

Outra coisa muito importante de se pensar quando decidimos fazer uma faculdade, seja ela de quatro ou cinco anos, a distância ou não, é que vamos ter que abrir mão de algumas coisas, como festas, viagens, longas noites de sono, tempo livre… Por isso, vá se preparando emocionalmente para dizer não quando os amigos chamarem para a balada ou para estudar quando a vontade era dormir.

Mas não pense que fazer uma faculdade é chato. Os seminários, congressos, palestras, viagens e festas que acontecem no mundo acadêmico suprem o que gente acaba deixando para trás.


Mantenha-se bem informado

Antes mesmo de começar o curso, pesquise sobre ele, os temas a serem estudados, estágios, oportunidades no mercado de trabalho, faculdades próximas de você pois terá que ir sempre a esse lugar, diariamente se o curso for presencial e semanalmente ou mensalmente na modalidade a distância.


Você pode começar assinando nossa newsletter e mantendo-se atualizado sobre temas de interesse de todo universitário!

Você também vai gostar:

Colação de Grau das Acadêmicas da Faculdade Censupeg de Santa Cruz do...

há 2 anos

Seja empregado e empreendedor

há 3 anos

Afinal, qual é o perfil do profissional de enfermagem?

há 3 anos

Confira o Podcast dos Alunos de Dança Educacional!

há 3 anos

Um dia inesquecível de socialização: conheça alguns dos projetos apres...

há 9 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais