Você pretende entrar na faculdade em breve, mas precisa de um empurrão para começar a se mexer? Então, você não está sozinho nessa! Falta de motivação para estudar é um dos principais desafios de quem pensa em ingressar na graduação ou qualquer outro curso.
Entretanto, para atingir o objetivo, é imprescindível se preparar para as provas e vestibulares, já que a concorrência está cada vez mais acirrada. E saiba que, estudar com motivação faz você aprender e assimilar o conteúdo muito melhor.
Para te ajudar nessa tarefa, elaboramos algumas dicas para te motivar e fazer os seus estudos fluírem desde já. Confira e prepare os livros!
1. Estabeleça um objetivo
Quando traçamos objetivos, nós trabalhamos e fazemos tudo com mais foco e determinação. Isso vale para praticamente todos os aspectos da nossa vida — trabalho, estudo e até mesmo relacionamentos.
Então, antes de começar a estudar, pense exatamente no que você quer. Passar em um concurso? Entrar na faculdade? Quando? Por quanto tempo você precisa estudar? Essas perguntas certamente te ajudarão a definir o seu objetivo.
2. Pense na recompensa
Quando o nosso cérebro se movimenta pensando que teremos uma recompensa, tudo funciona melhor. Um bom exemplo é o nosso trabalho: nós exercemos as atividades que nos competem porque sabemos que no fim do mês vai cair dinheiro na conta. Caso contrário, quase ninguém aceitaria trabalhar de graça, não é mesmo?
Com os estudos, não deve ser diferente. Pense que todo o esforço e as horas de dedicação farão você passar na faculdade ou no concurso que tanto quer, o que será um grande passo para obter sucesso ou crescer profissionalmente no futuro.
3. Estipule metas e divida as tarefas
Não adianta sair estudando tudo e achar que você precisa ler livros volumosos, daqueles de mais de 1.000 páginas. Isso só vai te desmotivar, postergar os estudos e te deixar parado no mesmo lugar.
Antes de tudo, estipule metas. Defina quais são os conteúdos mais importantes e que merecem a sua atenção. Estabeleça um prazo para explorar e estudar cada um deles.
Procure também separar os conteúdos por categorias, matérias e ordem de dificuldade. Além de se tornar uma pessoa mais organizada, você perceberá que estudar não é uma tarefa tão complicada e maçante como todos pensam.
4. Pense nos estudos como uma atividade prazerosa
Quando praticamos atividades prazerosas, nós ativamos um neurotransmissor chamado Dopamina que, além de nos proporcionar a sensação de bem-estar, traz inúmeros benefícios para o corpo. Mas o que ele tem a ver com a motivação para estudar?
A resposta é simples: se você transformar os estudos em uma atividade prazerosa, a motivação vai tomar conta dos seus dias.
E existem várias maneiras de tornar esse momento mais leve: ouvir sua playlist favorita, intercalar leituras de livros com filmes sobre o tema, visitar museus, exposições e teatros e por aí vai. Estudar pode trazer vantagens que vão muito além do puro conhecimento.
5. Tenha qualidade de vida para obter motivação para estudar
Se você quer começar a estudar, outros fatores precisam ser trabalhados para melhorar o seu foco, apetite pelos livros e determinação. Em outras palavras, é necessário desenvolver hábitos de vida saudáveis e que estimulem a saúde do corpo e do cérebro.
Além da Dopamina, nós liberamos diversas outras substâncias benéficas quando fazemos exercícios físicos, quando temos uma alimentação balanceada e quando sabemos equilibrar os estudos com trabalho, relacionamentos e diversão. Motivação para estudar depende de inúmeros aspectos e, sem dúvidas, ter uma vida saudável é um deles.
Então, gostou das nossas dicas? Seguindo uma ou mais delas você com certeza terá a disposição que tanto precisa para alavancar os estudos e finalmente entrar na faculdade. Só depende de você!
Agora que você já tem motivação para estudar mais, temos excelentes cursos para você se qualificar e obter sucesso em sua vida profissional. Aproveite e faça a sua revolução! Acesse: https://censupeg.com.br/revolucione/