Censupeg há 5 meses
Tempo de leitura: 13min e 07 sec #Notícias

Equipe CENSUPEG fica entre os 4 primeiros colocados no JEDI: O maior evento de inovação de Santa Catarina


A inovação é nossa paixão, Censupeguianos a criar sem hesitar!

Na última semana de outubro, a Faculdade CENSUPEG teve a honra de participar da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação, conhecida como JEDI, um dos maiores eventos na área de inovação em Santa Catarina. Este evento proporcionou, pelo segundo ano consecutivo, uma experiência enriquecedora, de grandes aprendizados para todos os participantes, que embarcaram em um ambiente recheado de criatividade e inovação, enfrentando desafios e colocando, literalmente, a mão na massa.

A Jornada foi estruturada em workshops e pitchs de apresentações de projetos que solucionam problemas reais da sociedade, com o propósito de oferecer uma aprendizagem prática e contínua. O evento teve início com uma recepção inspiradora no Ágora Tech Park, onde os organizadores da Join.Valle apresentaram os mantenedores, patrocinadores e mentores que desempenharam papéis essenciais durante as participações no JEDI. Na abertura do evento, tivemos a oportunidade de ouvir belíssimas palavras de nossa Diretora de Unidade de Joinville, Deise Reinert, e no encerramento, uma participação marcante de Andreia Schley, Diretora de Inovação Acadêmica.

Ao longo da semana, os participantes trabalharam à todo vapor para validar seus MVPs (Mínimo Produto Viável) e compreender a essência do problema, incluindo a condução para entrevistas presenciais com a persona de cada projeto. Além dos inspiradores workshops e palestras, cada equipe contou com o apoio fundamental dos mentores do JEDI, que forneceram dicas e orientações para aprimorar seus projetos. Em apoio ao evento como um tudo e à vários projetos inovadores, as equipes puderam contar com os feedbacks construtivos do Gestor de Inovação da Faculdade CENSUPEG, Fernando Novais da Silva, e do Diretor de Tecnologia e Inovação da Faculdade CENSUPEG, Marcelo Gonzaga. Eles mantiveram as equipes motivadas e focadas no desafio.

Como em qualquer competição, podemos afirmar que o JEDI se assemelha a um jogo de avaliação e validação dos problemas de cada projeto. Os participantes tinham conhecimento de que em algum ponto poderiam ser eliminados, mas se tudo corresse bem, teriam a oportunidade de avançar. O que é certo é que a mera possibilidade de eliminação, em um determinado momento, gerava empolgação entre os participantes, e a atmosfera era ainda mais envolvente.

No total, participaram 12 equipes, das quais 4 se dedicaram ao intraempreendedorismo e 8 se concentraram no empreendedorismo. Apenas 4 projetos foram aprovados, entre eles o projeto dos profissionais da Faculdade CENSUPEG. Estamos orgulhosos de nossa equipe, composta pelos profissionais Ana Carolina Schimidt, Fransuelen Menezes, Jonatan Meneghetti, Raul Henrique de Abreu e Vinicius Carlos Siqueira, por se destacarem como finalistas com o projeto "TDAH Filter". Este projeto já recebeu o reconhecimento do Selo Empreendedor Social em 2023 e teve sua origem na disciplina PIPA - Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, realizada pelos acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Logística e Engenharia de Software da Faculdade CENSUPEG. O "TDAH Filter" concentrou-se na criação de uma plataforma que avaliava o grau de risco do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em alunos do ensino fundamental, permitindo intervenções adequadas por parte das escolas e famílias.

Desejamos, também, muito sucesso à equipe vencedora do evento, a Sabiah, que desenvolveu um aplicativo inovador voltado para médicos. Este aplicativo aprimora o atendimento e a integração de dados, resultando em um maior número de atendimentos bem-sucedidos. Além do reconhecimento, a equipe vencedora recebeu um prêmio em dinheiro e uma bolsa de estudos integral oferecida pela Faculdade CENSUPEG para cada integrante do grupo, juntamente com outros prêmios fornecidos pelos patrocinadores do projeto.

Esse momento ocorreu após a parte mais aguardada do evento, na qual cada equipe teve a oportunidade de realizar uma apresentação final. Os grupos tinham apenas 3 minutos para apresentarem suas ideias de forma envolvente e "vender seu peixe", seguidos de quatro minutos para responderem às perguntas dos jurados.

Além das premiações, todos os participantes ressaltaram a incrível experiência de aprendizado proporcionada pelo evento. Depoimentos de participantes Censupeguianos destacaram o impacto transformador do evento, a expansão de suas redes de contatos e o valioso conhecimento adquirido.

Vinicius expressou: "Participar do evento de inovação foi uma experiência incrível e enriquecedora. A oportunidade de mergulhar em um ambiente repleto de mentes criativas e inovadoras, trocar ideias com os mentores foi verdadeiramente inspirador. Saí do JEDI com uma bagagem de conhecimento valiosa e uma rede de contatos ampliada, pronto para aplicar o que aprendi. Foi uma experiência transformadora que certamente marcará meu percurso profissional."

Raul compartilhou: "Para mim, a experiência foi insana, muito desafiadora, e sem sombra de dúvidas será essencial para minha vida profissional e pessoal."

Ana Carolina resumiu: "O JEDI realmente foi uma jornada que, apesar de curta, foi muito intensa, repleta de aprendizados, compartilhamentos, desafios, trabalho em equipe, parceria e companheirismo! Com certeza reforçou laços e mostrou como, em equipe, conseguimos de fato vestir a camisa pela causa!"

Fransuelen comunicou: "Minha participação na Jornada JEDI foi incrivelmente valiosa. Tive a oportunidade de aprender mais sobre esse universo inovador, conhecer pessoas e projetos incríveis. Para aqueles que ainda não participaram, a experiência é única, e eu recomendo totalmente."

Jonatan relatou: "Participar da JEDI não se resume à criação de uma empresa; envolve desafiar a si mesmo e embarcar em uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional, ao mesmo tempo que promove a inovação. O trabalho em equipe é, sem dúvida, o principal impulsionador desse desenvolvimento. Isso às vezes requer dar um passo atrás, ouvir os mentores, mas manter o foco no objetivo."

Para concluir, convidamos você a se envolver na rima que abre esta notícia: "A inovação é nossa paixão, Censupeguianos a criar sem hesitar". Da mesma forma que deixou uma marca no coração e na mente daqueles que estiveram presentes, queremos inspirar você, nosso leitor, a fortalecer o valor da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento em sua própria área de atuação. Na Faculdade CENSUPEG, estamos prontos para acompanhar o impacto de suas ideias inovadoras à medida que continuam a crescer e se desenvolver no mundo dos negócios.

Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing


Curso Censupeg

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Você também vai gostar:

Método de entrevista do LinkedIn

há 2 anos

Como se tornar um líder diferenciado?

há 2 anos

Vai escolher a faculdade? Veja 5 vantagens de estudar próximo de casa

há 3 anos

Professora CENSUPEG lança movimento “Juntando os Cacos".

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais