Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Qual a importância de fazer uma faculdade?

Essa é uma das principais dúvidas que os estudantes têm quando concluem o ensino médio. E a resposta é mais simples do que parece. Afinal, podemos enumerar diversos benefícios que a faculdade pode trazer para a sua vida e para a sua carreira profissional.

Neste artigo, você descobrirá cada uma delas. Preparado? Vamos lá!


Sair da zona de conforto

Engana-se quem pensa que a faculdade se resume somente ao seu desempenho durante o curso. Pelo contrário, quando o aluno leva essa oportunidade a sério, a experiência traz também um imenso crescimento pessoal. Com os desafios diários da faculdade, você terá uma visão mais ampla do mundo.

Essas transformações ocorrem porque você aprenderá coisas novas, terá contato com novas pessoas e presenciará realidades que, provavelmente, não eram comuns em sua rotina.


Entender o mercado em que pretende atuar

É na faculdade que o aluno dá o primeiro passo para construir uma carreira profissional brilhante e alcançar as metas que deseja atingir futuramente. Nesse ambiente, você tem uma visão ampla do mercado em que pretende entrar e conhece áreas que, até o presente momento, eram novidades para você.

Com essas informações, será possível construir um currículo mais direcionado. Além de se tornar um profissional mais preparado.


Estudar o que gosta

Não há nada mais desmotivador do que estudar uma disciplina que não gostamos, não é mesmo? Você se lembra no ensino médio quando a professora enchia o quadro com fórmulas de matemática ou com as famosas regras de português e suas exceções? Quem não gostava do conteúdo, torcia para a aula acabar. Na faculdade, a história é completamente diferente.

Aqui, você estudará aquelas disciplinas que terão alguma influência em sua carreira e apresentará trabalhos que podem servir como base para um projeto que desenvolverá no futuro. Portanto, compare as opções e faça a melhor escolha.


Mais qualidade de vida

A maioria dos estudantes entra na faculdade em busca de mais qualidade de vida, uma vez que um profissional com graduação tem empregos melhores e boas remunerações. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um funcionário com curso superior ganha em média 220% a mais do que um trabalhador sem especialização.


Mais oportunidades de trabalho

Outro ponto importante para quem faz faculdade é a possibilidade de trabalhar em órgãos do governo. Atualmente, muitos concursos públicos exigem ensino superior para que o aluno concorra à vaga. Além da estabilidade profissional que esse tipo de trabalho oferece, ele tem salários bem altos e uma carga horária inferior à das empresas tradicionais.


Retorno garantido

Quando se ingressa em uma faculdade, o estudante precisa fazer um investimento em livros, xerox, transporte e alimentação. Mas não há dúvidas de que todos os benefícios citados acima superam os custos que você terá durante o período da graduação.

Após conhecer as vantagens de fazer uma faculdade, recomendamos que você leve esses pontos em consideração quando for escolher a sua graduação. Compare os benefícios e análise as melhores propostas.


Aliás, gostaria de descobrir mais informações sobre o ensino superior antes de tomar a sua decisão? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

Você também vai gostar:

Tutor ou Professor: qual a diferença?

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – mergulhe nessa jornada rumo aos segr...

há 3 anos

Equipe CENSUPEG fica entre os 4 primeiros colocados no JEDI: O maior e...

há 5 meses

Como se organizar para estudar com qualidade?

há 3 anos

Domine a arte da entrevista e conquiste o emprego dos seus sonhos

há 9 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais