Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: 5min e 51sec #Educação

Conheça os níveis de projetos de metodologias ativas.

Existem vários níveis de desenvolvimento de projetos de metodologias ativas e a maioria das organizações estão revendo suas metodologias de ensino e aprendizagem. Muitas ainda alicerçadas em métodos tradicionais, centrados na transmissão de informações pelo professor ou no caso de corporações pelo treinador ou coach.

As metodologias ativas com projetos são meios para iniciar o processo de evolução das instituições, desenvolvendo as atividades possíveis para conscientizar os estudantes ou profissionais e engajá-los com mais profundidade.

Dentre os níveis existentes, serão abordados 3:

1 – Projetos dentro das disciplinas

Nesse caso, os projetos podem ser desenvolvidos inicialmente dentro das disciplinas com variáveis de localização geográfica e momentos da aprendizagem, exemplo:

- Dentro e fora da sala de aula;

- No início, fim ou meio de um determinado tópico que está sendo abordado;

- Como uma aula invertida;

- Como um aprofundamento da aprendizagem;

- Como resultado de um planejamento quando dividido em etapas teórica e prática;

- Podem ser produzidos a partis de jogos como o Minecraft;

- Podem ser construídos por meio de narrativas, de histórias contadas pelos alunos (individuais ou em grupo), intermediadas por aplicativos e tecnologias digitais;

- Podem ser feitas através de dramatização ao vivo;

- Podem ser produzidos por produção de produtos reais, da ideação ao produto final em laboratórios digitais conhecendo a programação de forma lúdica com o Scratch por exemplo;

Observação: O aplicativo Scratch é um projeto de grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT – Massachusets Institute of Tecnology, onde foi desenvolvido por Mitchel Renisck. 


2 – Projetos integradores ou interdisciplinares

Uma etapa mais avançada da aprendizagem por projetos acontece quando as disciplinas se integram e professores precisam se unir para a aplicação de conhecimento interdisciplinar.

É uma iniciativa que pode partir dos professores ou da instituição. Ela traz como resultados a aprendizagem significativa pois além de possuir elementos de diversas disciplinas, normalmente também inclui situações da vida real.

Dessa forma surge o conceito de aprendizagem serviço. O conceito de aprendizagem serviço é uma abordagem onde os alunos não apenas conhecem a realidade, mas simultaneamente contribuem para melhorá-lo, ou seja, o aluno entende a aplicação do conhecimento para a solução de um problema real da comunidade.

Instituições mais atentas como Faculdade Censupeg, tem aplicado o projeto de vida nos alunos, o PIPA, onde os alunos são estimulados a interagirem com as comunidades de forma ativa e inovadora, como agentes de transformação social utilizando suporte e mentoria dos professores.


3 – Projetos transdisciplinares

A aprendizagem vai se desenvolvendo aos poucos gradativamente superando o modelo disciplinar e parte de problemas e projetos básicos para mais complexos e são elaborados em grupo ou individualmente.

Esse tipo de projeto é muito utilizado em cursos na área da saúde. É um modelo de abordagem com um crescimento contínuo na educação mundial, sendo considerado o modelo mais eficiente, interessante, promissor e inevitável de aprender em um mundo VUCA como o da atualidade.


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Autor:
Prof. Fernando Novais

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