Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 07min e 08sec #Educação

Quais são os melhores recursos para uma sala de aula ativa?


Deixar a aula prática se tornou uma meta para todos os professores que querem aplicar metodologias ativas de aprendizagem, mas o desafio mesmo é engajar o aluno, portanto é preciso fazer provocações para que ele entenda que a aula prática será melhor e mais interessante do que aquela tradicional.

Vamos, então, ao principal desafio? Como gerar esse engajamento?

O engajamento acontece desde o planejamento da aula. Primeiramente, na apresentação da aula ou, até mesmo, em uma aula anterior é importante que o professor desperte curiosidade na cabeça dos alunos, já antecipando elementos para a aula seguinte, como por exemplo dizendo: "A próxima aula será com atividades práticas, se preparem."

Outra abordagem é estabelecer uma atividade para fazer em casa, um texto ou vídeo como base para a aula seguinte, que deve ser curto, que não seja tão desafiador, mas que gere reflexões e oportunidade para discussões futuras.

Essa atmosfera de preparação faz parte do desenvolvimento de compromisso que o próprio aluno precisa ter para o desenvolvimento da atividade futura.

Para que os alunos entendam o que está em andamento durante a aula, é importante deixar claro que a aprendizagem na sala de aula não deve ser diferente de suas ações na vida real. Pensando nisso, escolhemos 5 condições básicas, que fazem sentido no nosso dia a dia Censupeguiano

  1. Aprendemos na prática; 
  2. Só a prática não é o bastante, precisamos refazer com atenção essa experiência; 
  3. Aprendemos por associação; 
  4. Aprendemos várias coisas ao mesmo tempo e não apenas uma coisa; 
  5. A aprendizagem deve ser integrada à vida e à nossa realidade. 

John Dewey, autor dessa teoria, defende que no contexto da educação o aluno deve vivenciar experiências que sejam autênticas e significativas, se não tiver relação para a aplicação na vida real perde o sentido e o valor.

Percebe-se então que, as atividades educacionais aplicadas a contextos reais ou hipotéticos com elementos de uma realidade específica que faça sentido para os alunos, lhes permitem vivenciar a aprendizagem por experiências como é o caso do aprender fazendo, do aprender na prática, do movimento, maker ou Learning-by-doing, todos esses termos são usados para falar de aprendizagem experiencial.

Dito isso, ative sua criatividade como professor. E, se você é aluno, se abra para novos conceitos, pesquise, conheça. Esta é a forma que nós, Censupeguianos, acreditamos ser possível para alcançar o sucesso profissional por meio da conquista do ensino superior. Podemos lhe assegurar de que você está no lugar certo. A Faculdade CENSUPEG possui um modelo de ensino inovador baseado na Aprendizagem 5.0 inspirado no modelo de educação da Finlândia. Seja um Profissional formado na Faculdade CENSUPEG e tenha o respaldo da instituição que é nota máxima no MEC. Conheça os cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, acesse: www.revolucioneseumundo.com.br

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Autor:
Fernando Novais da Silva
Gestor de Projetos da Faculdade CENSUPEG


Curso Censupeg

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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