Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Transferência de curso: o que devo considerar?

Uma dúvida que sempre assola a mente dos universitários é se estão no curso certo. Por mais que o estudante tenha feito teste vocacional, que os amigos e familiares tenham incentivado, que suas habilidades e competências combinem com o curso escolhido, a dúvida persiste.

Optar por uma carreira profissional requer abrir mão de algumas coisas e tomar certas decisões para as quais muitos ainda não estão preparados.

Só que como saber se você deve fazer transferência de curso ou não? Quais os fatores que devem ser analisados para que não haja um arrependimento futuro? As respostas para essas indagações e outras informações você vai conferir agora. Acompanhe!


Pense bem antes de tomar uma decisão

Você precisa analisar quais são os fatores que estão ocorrendo na sua vida e que fazem com que haja dúvida sobre o curso escolhido.

O trabalho, os filhos, a forma como se sente nas aulas, as pessoas que estudam com você, a universidade, os recursos que são disponibilizados, a logística da faculdade para sua casa e vários outros pontos devem ser colocados em pauta.

Essa é uma análise bem profunda, pois uma decisão errada pode custar boas oportunidades no futuro. A primeira coisa que você deve pensar é saber lidar com sua inteligência emocional e não desistir dos estudos.


Analise os pontos positivos e negativos

Como tudo na vida, nossas decisões passam pelo crivo do que é positivo ou negativo, e, assim, é possível determinar o que será melhor naquele momento.

Você deve refletir quais são os pontos que contribuirão para seu crescimento profissional e suas ambições pessoais e pretensões em termos de salário. Esse balanço deve ser feito tanto com relação ao curso atual quanto ao curso para o qual você pretende trocar.


Analise a viabilidade de fazer uma mudança interna antes de pensar numa transferência externa.

Veja o que a faculdade pode fazer por você nessa questão: muitos alunos pensam que o problema é necessariamente o curso, no entanto, quando são transferidos para outro campus ou período, percebem que não estavam em um caminho tão adverso.


Pesquise sobre o curso para o qual pretende mudar

Faça uma pesquisa completa sobre o outro curso e pergunte-se o que espera dessa nova fase de sua vida. Pesquise a grade curricular, porque se uma disciplina te incomoda muito no curso atual e você tiver que estudá-la de novo após a transferência, isso pode acarretar uma antipatia logo de início.

Além disso, você sabe que trabalhar e estudar não é fácil, não é mesmo? Mas é preciso manter o foco e saber exatamente aquilo que se quer, especialmente se você decidir mudar de área. Para ter uma profissão rentável, alguns riscos devem ser tomados, e um deles é mudar o curso de graduação escolhido quando necessário. Portanto, pesquise muito.

Outra questão a ser analisada é a nota do MEC sobre o curso. O índice indica a qualidade do programa e o que você pode esperar sobre a instituição de ensino.


Veja as possibilidades de carreira do novo curso

É sempre importante verificar quais são as habilidades exigidas no mercado de trabalho na hora de determinar se aquele curso é o certo para você ou não.

As possibilidades que o curso oferece em termos de mercado de trabalho são pontos indispensáveis na sua escolha. Tenha sempre um diferencial no currículo e procure sair da zona de conforto em busca dos seus objetivos.

Se você pretende empreender no futuro, um curso de administração ajudará muito. Caso sua vocação seja cuidar de pessoas, procure voltar suas atenções para cursos como enfermagem ou nutrição, por exemplo.


Sempre pesquise bastante, faça cursos extracurriculares, participe de palestras e aprenda outros idiomas, pois essas atitudes agregarão ainda mais experiências e competências que te ajudarão a obter uma boa vaga.

Buscar a realização profissional é uma das metas que a vida nos proporciona. Portanto, isso deve ser feito com responsabilidade e sempre com análise dos prós e contras para que não haja insatisfações futuras.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer na hora de pensar numa transferência de curso, deixe seu comentário no post e nos conte sobre suas ambições profissionais.

Você também vai gostar:

Estabilidade financeira: veja o que fazer para alcançá-la

há 3 anos

Encceja 2020 será adiado para abril de 2021

há 3 anos

6 desafios comuns do dia a dia da enfermagem

há 4 semanas

LIEENp – Uma ponte entre a ciência e a educação

há 1 ano

Faculdade CENSUPEG São Fidélis, fecha parceria com o Grande Oriente do...

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais