Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Descubra quais são as vantagens do Tecnólogo

Descubra as vantagens de ser tecnólogo em tempos em que as coisas acontecem em frações de segundos, ou seja, quanto mais informações você tiver para decidir a carreira a seguir, mais rápida e precisa será sua escolha. E se o seu negócio é obter resultados rapidamente, vale a pena entender como funcionam os cursos de Tecnólogos e conhecer as vantagens que eles oferecem.

A primeira desmistificação e equívoco que acontece é a compreensão do que é o Tecnólogo, é um curso totalmente diferente do curso técnico, por se tratar de curso superior e oferecer diploma de graduação em ensino superior.

Oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, esses cursos são bem aceitos pelo mercado de trabalho, e, devido a sua especificidade, algumas empresas dão preferência a profissionais com essa formação por possuir uma variedade diferenciada, ele possui competências e habilidades específicas.

Você entenderá os motivos dessa procura durante a leitura.


A quem interessam os cursos de Tecnólogo ou Tecnologia?

As características desses cursos se encaixam perfeitamente com estudantes recém-formados no Ensino Médio, que tenham necessidade de obter renda rapidamente.

Aqueles que precisam conseguir um emprego logo depois de saírem da escola encontram nessa formação uma excelente solução com reconhecimento mercadológico e possibilidade de construir uma carreira promissora.

Estudantes que priorizam resultados e têm objetivos de vida e carreira bem definidos também encontram nos cursos de Tecnólogo uma formação prazerosa, que ensina de forma prática os fundamentos da carreira escolhida, preparando o aluno para planejar e alcançar seus objetivos.

Vamos detalhar melhor as vantagens dessa modalidade em relação a outras opções de formação. Separamos para você as 4 vantagens com maior destaque.


1. Curta duração

Em um mundo onde tudo acontece rapidamente, temos pressa em realizar e fazer acontecer. Quanto mais objetivos conseguirmos ser, menos tempo investiremos e melhores serão os resultados.

Com duração entre 2 e 3 anos, o aluno recebe preparação específica para o mercado de trabalho e começa a construir sua carreira, diferentemente do curso de graduação, que leva entre 4 e 5 anos para a formação e oferece uma abrangência maior nas matérias.

Fato é que, por se tratar de um período mais curto, os cursos de Tecnologia atuam com as competências diretas especificadas pelo MEC, deixando-as disciplinas mais objetivas e específicas.

A curta duração motiva e condiciona o aluno a aproveitar os conteúdos ensinados e a manter um estado de alerta que facilite a assimilação e permita a aplicação do conteúdo no dia a dia.


2. Custo baixo

Outra vantagem muito importante é o valor mensal — e o custo total — do curso tecnólogo. O valor é menor do que aqueles cobrados mensalmente em cursos superiores de maior duração, e, por consequência, o custo total é muito menor, pois o tempo de duração influencia nesse cálculo.

Como um curso de Bacharelado dura entre 4 e 5 anos e o valor mensal normalmente é acima de R$500,00 segundo a consultoria HOPER, a soma dos valores pagos fica muito superior ao curso tecnólogo. Economizar é fundamental para sua saúde financeira, e essa prática o ajudará a se tornar um gestor que busca otimizar recursos e tempo.

Outro custo a ser considerado é o de material de estudo. Por ser um curso menos extenso, as despesas mensais com material, cópias, apostilas e outros itens também serão menores.

E para finalizar, você gasta menos com transporte e alimentação. Além de alcançar seus objetivos em um tempo mais curto, gasta menos dinheiro por mês e no período de duração do curso!


3. Capacita para a pós-graduação

Já foi falado antes que o diploma de Tecnólogo é um diploma de curso superior, certo? Por esse motivo, ao se formar em um curso de Tecnólogo, o profissional pode optar por partir para uma pós-graduação de imediato, ou se preferir, pensar e pesquisar melhor para tomar essa decisão, alguns optam por fazer uma segunda graduação já que a duração é curta.

A verdade é que tanto um bacharel quanto o tecnólogo permitem o ingresso em cursos de pós-graduação, seja em especialização, mestrado ou doutorado.

Portanto, se seu sonho é ensinar e seguir a carreira acadêmica, vá em frente. Já se o seu objetivo é se tornar um executivo realizador e de sucesso, o curso tecnólogo também se aplica a você.

Mas ainda tem outra vantagem. Como o tecnólogo tem duração mais curta, o aluno se forma mais rapidamente e se insere no contexto da pós-graduação antes de seus colegas que optaram por um curso de bacharel de maior duração.


4. Atende ao mercado com objetividade

Mas não pense que o curso tecnólogo é fácil. Pelo contrário! Aprender as matérias em 2 ou 3 anos exigirá de você empenho e dedicação. Basta exemplificar que um dia de falta em um período de 4 ou 5 anos representa muito menos do que esse mesmo dia de falta em um período de 2 ou 3 anos.

Portanto, você terá menos tempo para absorver conteúdo, e, se tiver saído recentemente do ensino médio, será preciso um esforço extra para a adaptação à metodologia de ensino e aprendizagem.

Isso porque o curso tecnólogo oferece metodologia de ensino muito mais objetiva, para formar profissionais objetivos, pois é o que o mercado espera e procura!

Sendo assim, como você terá menos tempo para assimilar e se formar como profissional da área que escolher, sua dedicação e esforço deverão ser mais concentrados e o espaço para errar ficará ainda menor.


O curso tecnólogo tem o objetivo de formar profissionais com alta tecnicidade, que trabalham motivados para gerar resultados de maneira rápida e eficaz.

O próprio curso, pela característica de objetividade, transmite essa mensagem de alcançar resultados em mais curto espaço de tempo, com alto nível de profissionalismo e qualidade do trabalho.

Uma das carreiras que oferecem plenas condições ao curso de tecnólogo é a carreira em Recursos Humanos. Acaba sendo a vantagem do tecnólogo, o tecnólogo em RH por exemplo, é muito procurado por empresas que valorizam profissionais voltados para resultados, com ênfase em otimização de tempo e recursos.

Como o mercado de trabalho — em decorrência da crise — vem demonstrando alta oferta de talentos disponíveis nos últimos anos, esses profissionais têm sido valorizados pela capacidade de reconhecer características específicas, assim como outras qualidades com potencial de desenvolvimento.

O profissional objetivo atua em um campo com menor margem de erro. Essa característica o leva a planejar bem, considerar variáveis e eventuais imprevistos e tomar decisões sob pressão com alta precisão.

Portanto, como você é focado, quer resultados rápidos e não tem tempo a perder, que tal conhecer mais sobre as opções de carreira dos cursos tecnólogo? Assine a nossa newsletter para isso!

Você também vai gostar:

Faculdade CENSUPEG no 2º Congresso Aeromédico Brasileiro.

há 2 anos

Como o curso de RH pode mudar a sua vida

há 3 anos

Qual a importância de fazer uma faculdade?

há 3 anos

Como ter motivação para estudar mais?

há 3 anos

Faculdade Censupeg assina o “Manifesto de Promoção da Atividade Física...

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais