Nos dias atuais, sabe-se da importância do estudante se manter focado para o sucesso da aprendizagem. A inserção de materiais pedagógicos variados nas práticas educativas trouxe uma outra dinâmica à sala de aula, permitindo uma participação maior dos alunos na construção de novos conhecimentos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa. Para oportunizar a aprendizagem a todos os estudantes, e promover a construção de conhecimentos de maneira contextualizada e significativa, o professor pode utilizar diferentes materiais pedagógicos. Esses materiais foram, ao longo da história, progressivamente incorporados às práticas educativas, ampliando as possibilidades de participação ativa dos educandos.
Neste sentido, é importante que o professor tenha um planejamento voltado para a aprendizagem. Vasconcellos (2010) destaca em seus estudos que o ato de planejar proporciona ao professor um momento de autoconhecimento, já que, quando pensado e refletido, pode possibilitar a transformação de sua prática pedagógica e mudar a realidade do cotidiano da sala de aula.
Acompanhe abaixo algumas dicas sobre como planejar sua prática pedagógica e a dinâmica da sala de aula:
Para Vasconcellos (2010), o planejamento da aula deve compreender a consideração da realidade dos alunos e do contexto educacional no qual estão inseridos, além da finalidade que se tem ao abordar um determinado conteúdo e como será o plano de ação do professor.
No que se refere às tecnologias de informação e comunicação (TICs), elas podem estar presentes tanto na concepção, quanto na utilização dos seus recursos e ferramentas no processo educativo. Neste artigo, não temos a intenção de analisar exaustivamente todos os recursos, mas apresentar um panorama geral, de exemplos práticos inter-relacionando às TICs e às perspectivas para a aprendizagem.
As TICs têm sido também incorporadas às práticas educativas, servindo de suporte para a veiculação de materiais pedagógicos de apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Sua crescente incorporação nesses processos tem permitido a ampliação da oferta de materiais didáticos e pedagógicos nas diferentes etapas e modalidades de ensino, além do atendimento de demandas específicas e do desenvolvimento de produtos individualizados (BANDEIRA, 2009).
Para concluir, os professores precisam compreender a importância de repensar seu fazer pedagógico, utilizando recursos como um meio de inovar em suas práticas, motivando seus alunos a participarem de forma ativa e autônoma do processo de aprendizagem. É fundamental que os docentes estejam abertos e sejam flexíveis ao pensar na organização dos processos de ensino-aprendizagem para que possam proporcionar ao estudante um ambiente de ensino inovador e motivador. Para isso, é quase impossível pensar no ensino atual sem o uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs).
Pronto para transformar sua jornada pedagógica e se destacar como um educador inovador? Descubra como a graduação em Pedagogia da Faculdade CENSUPEG pode capacitá-lo para integrar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sua prática! Inscreva-se agora e dê um passo à frente na educação do futuro. Acesse: https://censupeg.com.br/academy/home/course/pedagogia/85
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Autora:
Lidiane Soares
Coordenadora do Núcleo de Ensino