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Transformando a educação: o papel das TICs na pedagogia moderna


Nos dias atuais, sabe-se da importância do estudante se manter focado para o sucesso da aprendizagem. A inserção de materiais pedagógicos variados nas práticas educativas trouxe uma outra dinâmica à sala de aula, permitindo uma participação maior dos alunos na construção de novos conhecimentos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa. Para oportunizar a aprendizagem a todos os estudantes, e promover a construção de conhecimentos de maneira contextualizada e significativa, o professor pode utilizar diferentes materiais pedagógicos. Esses materiais foram, ao longo da história, progressivamente incorporados às práticas educativas, ampliando as possibilidades de participação ativa dos educandos.

Neste sentido, é importante que o professor tenha um planejamento voltado para a aprendizagem. Vasconcellos (2010) destaca em seus estudos que o ato de planejar proporciona ao professor um momento de autoconhecimento, já que, quando pensado e refletido, pode possibilitar a transformação de sua prática pedagógica e mudar a realidade do cotidiano da sala de aula. 

Acompanhe abaixo algumas dicas sobre como planejar sua prática pedagógica e a dinâmica da sala de aula:

  • Incentive o estudante a pesquisar, não entregue algo pronto, desperte nele, o interesse de correr atrás do conhecimento, disponibilize apenas algumas fontes de consulta, principalmente onde as informações são confiáveis, informe blogs de especialistas, sites de ensino, enfim, lugares confiáveis.
  • A gamificação é outra maneira muito interessante para despertar a aprendizagem, tanto nas crianças, jovens e adultos, na qual sentem-se motivados com desafios, que façam trabalhar a mente, que traga o conhecimento de forma lúdica e divertida.
  • Laboratório de informática é outro atrativo muito interessante, tirar o estudante de dentro da sala de aula, gera uma conexão mais dinâmica com o conhecimento. No mundo digital, é interessante proporcionar para os estudantes momentos de troca de aprendizagem por meio de lugares onde podem criar mapas conceituais, slides, vídeos, apresentações que utilizem o computador. Como nem todos tem acesso em casa, a escola pode oferecer esse ambiente. Desta forma, os estudantes, podem aproveitar ao máximo esse espaço.
  • Os objetos de aprendizagem (OA) são recursos (digitais), que podem ser utilizados durante o aprendizado suportado por tecnologias. Em geral, são disponibilizados via internet, de forma que várias pessoas podem acessá-los simultaneamente. Os objetos de aprendizagem podem ser utilizados como experimentos ou simulações de situações reais ou fictícias, com a finalidade de explorar conteúdos e conceitos, e simular a teoria na prática.
  • Trabalhos em grupo, pode utilizar, além das redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, entre outras) a construção colaborativa de materiais, com o auxílio de ferramentas de compartilhamento de arquivos. O Google Drive é uma ótima opção e geralmente todos tem acesso, editores colaborativos de documentos que utilizam a tecnologia de armazenamento em nuvem.
  • Utilização de podcast, vídeos, para utilização de esclarecimento de dúvidas e até mesmo para construção de novos conhecimentos.

Para Vasconcellos (2010), o planejamento da aula deve compreender a consideração da realidade dos alunos e do contexto educacional no qual estão inseridos, além da finalidade que se tem ao abordar um determinado conteúdo e como será o plano de ação do professor.

No que se refere às tecnologias de informação e comunicação (TICs), elas podem estar presentes tanto na concepção, quanto na utilização dos seus recursos e ferramentas no processo educativo. Neste artigo, não temos a intenção de analisar exaustivamente todos os recursos, mas apresentar um panorama geral, de exemplos práticos inter-relacionando às TICs e às perspectivas para a aprendizagem.

As TICs têm sido também incorporadas às práticas educativas, servindo de suporte para a veiculação de materiais pedagógicos de apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Sua crescente incorporação nesses processos tem permitido a ampliação da oferta de materiais didáticos e pedagógicos nas diferentes etapas e modalidades de ensino, além do atendimento de demandas específicas e do desenvolvimento de produtos individualizados (BANDEIRA, 2009).

Para concluir, os professores precisam compreender a importância de repensar seu fazer pedagógico, utilizando recursos como um meio de inovar em suas práticas, motivando seus alunos a participarem de forma ativa e autônoma do processo de aprendizagem. É fundamental que os docentes estejam abertos e sejam flexíveis ao pensar na organização dos processos de ensino-aprendizagem para que possam proporcionar ao estudante um ambiente de ensino inovador e motivador. Para isso, é quase impossível pensar no ensino atual sem o uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs).

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • BANDEIRA, D. Materiais didáticos. Curitiba: IESD, 2009.
  • VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: projeto de Ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 21. ed. São Paulo: Libertad, 2010.

Autora:
Lidiane Soares
Coordenadora do Núcleo de Ensino


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PEDAGOGIA

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