Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Reskilling: o que é isso afinal?

Prof. Fernando Novais da Silva

Reskilling ou requalificação é a bola da vez. Há um equívoco comum de que todos precisaremos desenvolver habilidades altamente tecnológicas ou científicas para ter sucesso. 

No entanto, embora seja necessário que as pessoas trabalhem com tecnologia, também estamos vendo uma necessidade crescente de desenvolver habilidades especializadas para a forma como interagem umas com as outras. Isso inclui criatividade, colaboração e relacionamento interpessoal, além de habilidades relacionadas a funções especializadas em vendas, recursos humanos, assistência e educação.

Muitos desses empregos de rápido crescimento estão atualmente com falta de fornecimento. Isso oferece uma oportunidade para a maioria das pessoas em funções de maior risco. No entanto, com 70% desses trabalhadores precisando encontrar novas oportunidades fora do setor atual, essas transições também exigem melhores redes de segurança e compromissos mais fortes do setor privado.

Além de soluções políticas inovadoras e esforços das empresas para se capacitarem e formarem seus próprios profissionais, é primordial que haja colaboração entre os setores público e privado para avançar em uma nova agenda que capacite as pessoas com os recursos e ferramentas necessários para melhorar suas vidas.

Esse enfoque nas forças de trabalho para novos empregos e à prova de futuro para os empregos do futuro será fundamental para melhorar a mobilidade social, um fator chave na redução da desigualdade. Uma melhoria de apenas 10% na mobilidade social global aumentaria o crescimento econômico em quase 5% na próxima década, segundo um novo relatório .

Observando esse movimento juntamente com o aumento considerável das matrículas nos cursos a distância, está claro que o novo normal é estudar constantemente, ter 3 ou 4 formações e se adequar às exigências do mercado e sempre tendo algo a mais para entregar.

O fato de não sabermos ao certo quais serão as novas demandas e profissões, faz com que os cruzamentos de formações auxiliem na formação de profissionais híbridos, com competências de áreas distintas que se complementam em determinadas operações complexas.

Recentemente em um coworking, me deparei com uma advogada, psicóloga que estava lançando um aplicativo de nutrição para ansiosos.

Quando a palavra resskilling é colocada em pauta, ela vem juntamente com a habilidade de aprender a aprender, flexibilidade cognitiva, mundo VUCA, Longlife Learning e diversos outros termos da atualidade que os estudantes precisam estar acompanhando.

Se os jovens não se movimentarem constantemente, não mais de forma cartesiana, mas de forma complementar, a atual crise de habilidades apenas agravará a crescente divisão entre ricos e pobres do mundo. 

Nesse mundo, será impossível alcançar a paz, a sustentabilidade ambiental ou a prosperidade se não for pela educação, basta ver a Finlândia que se reergueu com o alicerce da educação lá em cima, não medindo esforços para o autodesenvolvimento através da competência de seu povo.

Chegou a hora de uma revolução de requalificação. O mundo precisa de mais universitários em constante desenvolvimento.

Você também vai gostar:

Descubra os desafios e perspectivas do envolvimento social na vida aca...

há 1 ano

Censupeg na Finlândia – Ep. 5 – Trust The Process na Pele!

há 3 anos

Conheça 4 áreas de atuação da profissão de nutrição

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – Ep. 6 – Empoderamento do Aluno

há 3 anos

Faculdade CENSUPEG lança o 1° APP para Neuropsicopedagogos no Brasil

há 4 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais