Dança Educacional

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de Pós-graduação em Dança Educacional proporciona aos profissionais envolvidos com a dança, referenciais teóricos e práticos que possibilitem o aprofundamento de seus conhecimentos na área, envolvendo aspectos educativos, formativos, coreográficos e culturais, fomentando a pesquisa e a experimentação científica e pedagógica, além de desenvolver a percepção das inter-relações da dança com as dimensões da saúde física e mental, do lazer, da história, educação e da cultura dos povos.

A Pós-graduação em Dança Educacional do Censupeg promove a inserção da Dança enquanto área de conhecimento específico no fluxo dos saberes novo e já consolidado que se articula para subsidiar os estudos e compreensões sobre os processos de cognição, comunicação e evolução, e subsidia a prática profissional acadêmica, artística e/ou técnica na área de dança com instrumental teórico e aparato pedagógico, atualizados e apropriados às especificidades da dança, promovendo a necessária aproximação entre universidade e sociedade.

Objetivos do curso:
Proporcionar aos profissionais envolvidos com a dança, referenciais teóricos e práticos que possibilitem o aprofundamento de seus conhecimentos na área, envolvendo aspectos educativos, formativos, coreográficos e culturais, fomentando a pesquisa e a experimentação científica e pedagógica;

Desenvolver a percepção das inter-relações da dança com as dimensões da saúde física e mental, do lazer, da história, educação e da cultura dos povos;

Promover a inserção da Dança enquanto área de conhecimento específico no fluxo dos saberes novo e já consolidado que se articula para subsidiar os estudos e compreensões sobre os processos de cognição, comunicação e evolução;

Subsidiar a prática profissional acadêmica, artística e/ou técnica na área de dança com instrumental teórico e aparato pedagógico, atualizados e apropriados às especificidades da dança, promovendo a necessária aproximação entre universidade e sociedade.

Público-Alvo:
Profissionais graduados nas áreas de Artes, Humanas, Saúde e Biológicas. Pessoas que são amantes da arte de dançar e que desejam criar, desenvolver e coordenar ações e projetos de dança.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • A compreensão da linguagem da dança na escola. O corpo e o movimento por meio do dançar. A integração entre as pessoas e o desenvolvimento da motricidade, da criatividade e da expressão corporal. A ampliação do repertório motor. O desenvolvimento da auto expressão criativa através dos estudos de Rudolf Laban e técnicas específicas de expressão corporal. A linguagem da dança como um elemento auxiliar no processo de aprendizagem das crianças. Uma análise crítica em relação às formas de movimento e seu significado dentro de um contexto educativo sociocultural. A compreensão da fala corporal, movimentação e gestualidade como expressões do corpo. Além do detalhamento de subsídios práticos e teóricos para que o profissional reflita e utilize alguns elementos da linguagem da dança junto às crianças no ensino fundamental.
  • Dramaturgia: do espetáculo; de números; repertório de palhaços; textos teatrais escritos por circenses ou encenados em circo. Artes do corpo: performance circense; técnicas e habilidades circenses; dança. História e memória circenses: trajetórias de circos, famílias, artistas. Cenografia e arquitetura cênica: diferentes estruturas circenses ou espaços que acolhem apresentações circenses. Encenação: espetáculos circenses ou baseados em sua linguagem; montagens de textos de circo teatro; proposições de hibridização de linguagens que incluam a circense. Indumentária e caracterização: estudos de composição de figurinos, maquiagem, elementos postiços etc. Circo e ensino: relações entre circo e universidade; experimentos pedagógicos voltados para expressões artísticas circenses. O Circo e a sociedade: estudos para aspectos sociológicos da relação entre o Circo e seu entorno; estudos sobre o ensino do Circo como ferramenta de inclusão social.
  • O corpo e sua estrutura musculoesquelética. A relação entre os hemisférios corporais e sua ação no movimento da dança. Membros superiores/inferiores; tronco e coluna vertebral. As articulações e a relação aos movimentos de giros e impacto.
  • Práticas semióticas de ensino e aprendizagem de linguagem relativas ao estudo do gênero texto teatral em sala de aula, como ferramenta de exercício de habilidades linguísticas de interpretação, de leitura dramática, de produção textual, de expressão oral, de atenção conjunta e de estímulo à apreciação estética. Espaço para vivências, experiências e experimentações acerca dos jogos teatrais na escola como elementos de motivação para o ensino e a aprendizagem de língua e literatura pelo viés da dramaturgia negra.
  • Introdução e prática dos ritmos mais populares na dança de salão. Aquisição de ritmo, desenvolvimento do raciocínio e reflexos rápidos na execução dos passos, bem como o desenvolvimento da relação corporal a dois e o espaço ao redor. Relação de grupo e sua sociabilidade serão uma das tônicas dessa disciplina.
  • As novas possibilidades na criação em dança com aporte nas novas mídias e seus processos tecnológicos, permeando o corpo e sua relação com a arte e o conceito de avanços tecnológicos para a dança. Dialogando entre o espaço físico e o espaço virtual. O corpo físico e o corpo virtual. Possibilidades de criação entre corpo e tecnologia. Os recursos tecnológicos como possibilidade de criação em dança. Estudo de processos criativos e produtos artísticos que envolvem a dança e novas mídias.
  • Concepções, estilos e técnicas: contexto histórico e metodológico da dança na escola - análise e prática. Apreciações críticas da dança: introdução às linguagens estéticas. Práticas pedagógicas, sob orientação e supervisão docente, compreendendo atividades de observação dirigida ou experiências de ensino.
  • A dança e seus aspectos interdisciplinares. Conteúdos da dança e sua relação com a realidade escolar. Expressão e comunicação através da dança de forma pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção e a imaginação. A construção do corpo negro e sua resistência cultural. Grafite e outras técnicas visuais.
  • Cultura popular, introdução ao ensino das danças populares brasileiras e a metodologia do ensino das danças populares brasileiras. O estudo das danças tradicionais brasileiras que permitem a investigação corporal e coreográfico dessas danças, a análise do contexto cultural, onde são encontradas, bem como, a compreensão de seu imaginário, suas festas, vocabulários e apreensão de símbolos a fim de se tornarem elementos que potencializem as práticas artísticas e pedagógicas.
  • O desenvolvimento de um projeto de criação de evento que se compõe em pré-produção, produção e pós-produção e a sua articulação com as políticas públicas de incentivo à cultura para Eventos Educacionais e Educativos.
  • A Arte na BNCC tendo como pressupostos que a sensibilidade, a intuição, o pensamento e as subjetividades se manifestam como formas de expressão no processo de aprendizagem em arte e que os processos de criação são tão relevantes quanto os eventuais produtos. O desenvolvimento de habilidades e competências importantes para as práticas investigativas e para o percurso do fazer artístico, visando perceber o mundo em sua complexidade, contextualizando saberes e interagindo com a arte e a cultura, além de favorecer o respeito às diferenças e o diálogo intercultural.
  • Educação para saúde na escola. Técnicas de Arteterapia, Klauss Vianna, Biodança e outros métodos de melhoria e correção postural e corporal, abrangendo entendimento para a aplicação da dança nas diferentes situações dentro do sistema educacional.
  • Sistematização da construção do movimento em dança e metodologia de trabalho. Conceituação, improvisação e composição em dança. Estudos técnicos fundamentais da arte de coreografar. Prática e reflexão da composição coreográfica. Movimento humano, expressividade e técnica. Educação do corpo e consciência corporal na dança. Capacidade criativa e improvisação na dança. Linguagem e expressão do corpo dançante. Epistemologia da dança.
  • Pedagogia da diversidade. Histórico das necessidades especiais: visual, auditiva, física e mental. Histórico da dança-educação e seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Metodologia e o desenvolvimento prático e teórico na inserção da acessibilidade na cena artística. Política de atendimento as pessoas com deficiência. O fornecimento e problematização dos temas que envolvem as relações entre o campo da dança, da dança-educação e da acessibilidade cultural, onde para esse propósito, será discutido acerca do campo da dança como linguagem artística e as forças históricas e políticas que acompanharam a arte em sua trajetória no mundo ocidental.
  • Introdução aos princípios básicos do estudo do ritmo; movimento corporal e suas categorias de espaço, tempo, força e forma; conceito do ritmo e sua aplicabilidade em consonância com movimento corporal; composições rítmicas.
  • O Brincar como protagonismo do processo de criação, provocando a partir de jogos lúdicos movimentos alusivos ao processo de ensino-aprendizagem, por meio do brincar na cena. Dança Criativa.
  • Os processos identitários tratados a partir da fragmentação, do deslocamento e do descentramento do sujeito. O processo identitário como construção, híbrido, heterogêneo e constituído na e pela “alteridade”. A perspectiva pós-moderna e os estudos culturais: memória, identidades, globalização e multiculturalismo.
  • Estudos de processos artísticos e pedagógicos com ênfase na cultura da infância. Experimentação, investigação e desenvolvimento de procedimentos e estruturas metodológicas relativas ao ensino da dança para crianças em contextos educacionais.
  • Apresentação de práticas artísticas e pedagógicas. Produção e troca de conhecimento provindo do desenvolvimento de atividades e projetos elaborados/concluídos durante o curso e sua aplicação em algum espaço educacional.
  • Ciência e conhecimento científico. Pesquisa: considerações preliminares. Planejamento, pesquisa e projeto de pesquisa. Métodos científicos: qualitativo, quantitativo e misto. Métodos: indutivo, dedutivo e dialético. Leitura, análise e interpretação de textos. Fontes de dados e tipos de pesquisa. Gêneros discursivos acadêmicos e científicos. Técnicas de pesquisa. Revisão da Literatura. Ética na pesquisa. Internet: colaboração e autoria. Normas da ABNT.
  • O lugar do Sujeito que pesquisa. O planejamento e a reflexão do que sabemos e não sabemos. As tendências educacionais. A avaliação. O que é? Diretrizes contemporâneas. O olhar do professor sobre o processo de aprendizagem. A estrutura de um trabalho de graduação interdisciplinar, artigos científicos e relatórios, são constituídos de três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Observação: É possível haver alterações nesta Matriz Curricular, visando à otimização do curso.

(*) Essas disciplinas são ofertadas por meio da modalidade On-line com Aula ao Vivo, visando uma experiência de aprendizagem diferenciada.

(**) O Módulo Optativo estará disponível no Portal do Acadêmico, mediante aceite em Contrato de Prestação de Serviços, com valores adicionais.