Responsabilidade social

O Grupo Educacional Censupeg, desde seu início, é permeado por suas responsabilidades educacionais, éticas e sociais, com a promoção de ações que amenizam os impactos negativos do consumo, que afetam as questões ambientais e as relações humanas. Com uma marca humanizada e humanizadora, faz questão de assumir compromissos, que dentre seus princípios norteadores, está a promoção de valores de sustentabilidade e solidariedade.

Para tanto, a faculdade, por meio dos seus protagonistas (alunos, colaboradores e fornecedores) preconiza algo da esfera das relações, que é a sensibilidade de compreensão das diversas necessidades das realidades humanas, individuais e coletivas, tendo a capacidade de oferecer escuta e diálogo, tanto na entrada de um território, quanto no desenvolvimento dele.

Procuramos, de uma forma sistêmica e multidirecional, planejar e implementar projetos filantrópicos ou institucionais com o cunho de responsabilidade social, buscando atender o compromisso de satisfação mútua, pautados na nossa relação com as regiões ou comunidades em que estamos inseridos. Trata-se de uma posição de engajamento social das particularidades de territorialização, que está para além do poder transformador que é o de possibilitar uma educação de qualidade, mas também, de um sentimento de reciprocidade ao espaço que nos inserimos. Acreditamos, assim, que ao prestar serviços educacionais, temos compromisso estabelecer projetos que garantam responsabilidade social, com ações, potencialmente afirmativas, de inclusão e de reparação com o meio.

Ao longo de nossa trajetória, inúmeras histórias foram contadas, também registradas e certamente serão descritas, cada qual com suas diferenças, mas de uma perspectiva semelhante quanto às suas intencionalidades de ação, que se dão por uma devolutiva social, e que, consequentemente, fomentam uma sociedade menos desigual e deteriorada.

Somos uma instituição preocupada com o nível global de consciência artificializada para assuntos que envolvem a empatia, o cuidado, a solidariedade e, principalmente, na esfera da responsabilidade social, que é ser uma IES. Diante disso, mantém-se, dentro da organização, colaboradores empenhados com o fazer social, os quais agrupam-se em um conjunto denominado de “Grupo de Sustentabilidade”. O grupo foi criado a partir de uma comissão interna, aberta, que conta com a participação de funcionários que se candidatam voluntariamente e estendem esta possibilidade para os acadêmicos. Trata-se de perfis movidos pelos anseios de contribuir com a sucessiva responsabilidade social. Suas funções se estendem para além das suas dinâmicas com seus departamentos e cursos e, dentre seus desafios, de forma criativa, está o de mobilizar esforços para a atenção à sensibilidade de sermos da área de educação, e o quanto a sustentabilidade deve ser um valor cotidiano na rotina de cada um que integra esta instituição.