Educação 5.0: Metodologias Ativas, Tecnologias Disruptivas e Inovação Acadêmica no Ensino Superior
Pós-Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Aprenda e aplique as melhores metodologias de aprendizagem do mundo
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Prepare-se para uma experiência disruptiva sobre o conceito de aprendizagem
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Inspirado nas melhores Universidades Finlandesas e Americanas
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Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Como profissionais da Educação, somos desafiados a aprender outras formas de se conectar com as novas possibilidades de ensinar e aprender que o mundo real exige da Universidade. Neste curso, você vai aprender como usar novos objetos de aprendizagem, como fazer a sala de aula invertida, o que é aprendizagem ativa, como organizar um currículo por competências, modelos híbridos, a inserção de elementos digitais, a gamificação, a cultura maker e experimentar o autêntico protagonismo do Estudante, além de tantos outros elementos que permeiam a Educação 5.0.
A solução é se aprimorar, é aprender sobre inovação acadêmica, tecnologias disruptivas e todas as suas variáveis. Por isso, buscamos as maiores referências nacionais e internacionais e preparamos um curso dinâmico, interativo e atento as melhores metodologias, tecnologias e concepções curriculares praticadas nas Universidades mais inovadoras do mundo entre elas Harvard (Instituição mais antiga dos EUA e uma das mais prestigiadas do mundo).
Objetivos do curso
Possibilitar autênticas experiências de aprendizagem, que permitam aos profissionais do ensino universitário conectar com as novas possibilidades de ensinar e aprender, desenvolvidas pelas melhores universidades do mundo.
* Aprofundar os conhecimentos sobre aprendizagem por competências, inovação acadêmica no Ensino Superior e o as Soft Skills do Educador Contemporâneo.
* Ampliar o conhecimento sobre as metodologias ativas de aprendizagem através das técnicas e recursos metodológicos mais inovadores da atualidade, capacitando profissionais do ensino para a Educação 5.0.
Público-alvo
Professores, Tutores, Coordenadores, Diretores, Gestores, Supervisores do Ensino Superior, Cursos Técnicos e Profissionalizantes. Formato do curso: Conteúdo 100% on-line.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Educação 5.0: o cenário das transformações na educação. O impacto do digital nas transformações no curto e no médio prazo. Inovação disruptiva e modelos disruptivos na educação. Modelos de transformação progressiva: metodologias ativas, modelos híbridos (Blended learning) e online. Ampliando a visão das metodologias ativas: Aprendizagem significativa (Authentic learning); Sala de aula invertida (Flipped classroom). Como acelerar as transformações na educação. A transformação começa pelas pessoas.
- Peer Instruction: histórico, como elaborar e aplicar um teste conceitual, formas de feedback e interação com os alunos e formas de quebrar a resistência dos alunos. Método Trezentos: visão geral, formação de grupos, definição de funções, elaboração de metas, avaliação, resultados.
- Conceitua a Neuropsicopedagogia como ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicada à Educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva e que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional, de acordo com o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp. Apresentam-se as bases teóricas e a aplicabilidade dela nos processos formativos em instituições de ensino, inovando na implementação teórica e metodológica da Educação 5.0.
- Exploração de diferentes perspectivas de qualificação da educação por meio das tecnologias digitais e em rede. Apresentação das características de cada geração de estudantes, suas formas de aprender e as alternativas tecnológicas adequadas para cada uma. Abordagens de tecnologias de suporte a processos educativos presenciais e on-line para a qualificação de processos educativos híbridos. Exploração de tecnologias mobilizadoras de competências (LMS e redes sociais), tecnologias de aferição de competências (socrative, mentimeter, kahoot, poll), tecnologias de representação do conhecimento (Podcats, Infográficos, E-books) e tecnologias de desenvolvimento cognitivo profundo (programação de computadores e robótica).
- O uso inteligente de dados para criar uma cultura de investigação colaborativa e melhorar a aprendizagem e o ensino. Preparar, investigar e agir. A atitude docente e o compromisso compartilhado com a ação, avaliação e ajustes; a colaboração intencional; e o foco implacável em evidências.
- Conhecimento dos desafios e oportunidades da transformação digital da aprendizagem em um contexto de complexidade e mudanças no cenário educacional. Inovações e tecnologias na aprendizagem. EtTech. Novos Modelos em Educação. Papel da mudança de cultura e mentalidade para uma educação digital. Avaliação de sucesso em tecnologias de aprendizagem.
- O Propósito de Ser Educador. Competência, os 4 pilares da Educação propostos pela UNESCO. As 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável estabelecidas pela ONU: Do conceito à construção de propostas formativas para o Século XXI. Os tipos de competências cognitivas, intra e interpessoais. Educação digital, tecnologias e inclusão social: Três dimensões fundamentais para pensar a educação no contexto do Século XXI. Proposta institucional e a formação do professor universitário: O desenvolvimento de competências docentes para o novo papel do educador contemporâneo.
- Aprendizagens em um ambiente de ensino que permite a expressão da criatividade, por meio de projetos interdisciplinares. Empreendimento de soluções que empreguem elementos da cultura maker na prática profissional, avaliando o potencial da programação, prototipagem e criação.
Supervisor Técnico
Fellow pela Universidade de Harvard (LASPAU), onde estudou Metodologias Ativas de Aprendizagem (Active Learning), Ensino Híbrido (Blended Learning) e Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). É Diretor do Grupo A Educação, responsável por projetos de consultoria no Brasil e na América Latina. Foi Diretor de Inovação e Internacionalização do Grupo Ânima Educação. Foi Diretor Acadêmico e de EaD do Grupo Alis Educacional. Foi Diretor Acadêmico, Diretor de Pós-graduação, Diretor de EaD e Diretor de Negócios da Kroton Educacional. É professor das Universidades Corporativas do SEMESP e da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). Faz parte do Conselho Editorial do Portal Desafios da Educação. Fez parte do Comitê de Especialistas do Horizon Project - New Media Consortium e faz parte do Comitê Gestor do Consórcio STHEM Brasil, que capacita professores para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. É articulista da Revista Linha Direta. Participou de programas de intercâmbio acadêmico em Stanford, Harvard, MIT, Arizona State University, New York State University, National University of Sinapore e Indian Institute of Technology.
Professor
Doutor pela USP, é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos, personalização e tecnologias digitais. Foi professor na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro (1989). Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus), Metodologias Ativas de Bolso (Editora do Brasil) e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso) Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus). Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.
Professora
É professora da HGSE (Escola de Educação da Universidade de Harvard) e diretora do programa de Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Universidade de Harvard. É Diretora do Data Wise Project, também da HGSE. Sua paixão está em apoiar os educadores a trabalharem juntos de forma eficaz para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ela lidera institutos, cursos online e um programa de certificação em pesquisa colaborativa de dados. Kathryn Boudett é co-editora do livro Data Wise: um guia passo a passo para usar os resultados da avaliação para melhorar o ensino e a aprendizagem (2013); Data Wise em ação: histórias de escolas usando dados para melhorar o ensino e a aprendizagem (2007); Elementos-chave da prática de observação: Guia e DVD de um facilitador com base em dados (2010), e Meeting Wise: Aproveitando ao máximo o tempo de colaboração para educadores (2014) (todos publicados pela Harvard Education Press). É graduada em economia pela universidade de Yale e Ph.D em Políticas Públicas pela Harvard. É autora do livro Data Wise: Guia para o uso de evidências na educação, publicado em 2020 pela Editora Penso.
Professor
Pós-Doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Doutor em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Cultura Digital e coordenador das seis primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo, membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Sócio-fundador da T&F Educational e CEO de Pesquisa e Criatividade do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil.
Professor
Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu 11 (onze) Prêmios Nacionais de Instituições como MEC, CAPES, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ABMES e Santander Universidades. Suas metodologias ativas e colaborativas são reconhecidas nacionalmente e utilizadas por milhares de professores de todos os níveis educacionais em todo o País. É Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. É professor Adjunto da UnB (Universidade de Brasília) dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama, do Mestrado profissional em Matemática e do Programa de pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de Design Educacional.
Professor
CEO da Future Education, primeira empresa brasileira com atuação internacional focada em transformação digital da aprendizagem e líder em EdTechs.
Professora
É vice-presidente (desde 2016) do Consórcio STHEM BRASIL - Laspau | HARVARD, que trouxe para o Brasil a formação de docentes em metodologias ativas, processos de aprendizagem ativa e inovação acadêmica. Atua na área de Educação com foco em metodologias e tecnologias inovadoras para o processo de inovação acadêmica. Pós-Doutora e também realizou Doutorado Sanduíche na Università La Sapienza di Roma - Itália. É Sócia-fundadora da Educativa: Inovações Educacionais onde atua como consultora e do B-LAB Learning Space (b-lab.us), onde é CEO de Relacionamento e Expansão. O B-LAB é um laboratório de aprendizagem criativa que contempla o conceito de Maker Space e STHEM, trazendo temáticas de ciência, tecnologia, humanidades, engenharia e matemática por meio do uso de metodologias ativas que potencializam a resolução de problemas.
Professora
CEO de Metodologia e Gestão do B-LAB Learning Space. Administradora e Mestre em Administração, realizou o programa de formação em Educação "21st Century Educators from Finland, Active Learning Methods in Theory and in Practice", oferecido pela TAMK University, na Finlândia. Google Educator. Professora Universitária e Gestora na área de educação há 13 anos.
Professora
Pesquisadora em Harvard University - Consórcio LASPAU-STHEM; Doutora pela UNESP, dirige a Inovatio Educação; formada em PBL e Engajamento do Estudante por Olin College, Boston, EUA; formada em Empreendedorismo Educacional por Babson College, Boston, EUA; Formação em Metodologias Ativas em Harvard e MIT; Consultora em aprendizagem ativa em diversos projetos no Brasil.
Professora
Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga, Pedagoga, Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.
Professor
Projetou e coordenou o IHE (Innovation in Higher Education) em parceria com a Georgetown College (Lexington - USA), voltado para inovações em serviços educacionais. Liderou diversas missões internacionais para o desenvolvimento de parcerias entre universidades brasileiras e estrangeiras. Trabalhou com gestão de universidades em todo Brasil, Espanha, Estados Unidos e Angola. É Mestre em Administração com linha de pesquisa: Inovação. Diretor Executivo da Carta Consulta, autor do livro A Arte de Gerir IES (2016). Lidera o Núcleo de Estudos Aplicados em Recruitment do MBA - Administração Acadêmica e Universitária, onde é Coordenador e Professor. Pesquisa, publica e lidera projetos voltados para melhorar os serviços educacionais em diversas instituições de ensino. Criador do Modelo CDRD para evitar a evasão. Atua como Professor Convidado em diversos programas de pós-graduação (mestrado e especialização), cursos de aperfeiçoamento na área de gestão de organizações educacionais, nas modalidades presencial e EaD. Atua na educação a distância há 20 anos, como pesquisador, projetista, professor, desenvolvedor de conteúdos, metodologias e tecnologias para a modalidade.
Professor
Visiting-scholar na Harvard Graduate School of Education e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É Gerente de Processos Organizacionais no Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, onde atua junto às coordenações pedagógicas e à direção analisando indicadores de desempenho para o setor pedagógico, realizando mapeamento de processos educacionais com a utilização de ferramentas de banco de dados e participação na formação dos professores da escola como professor-facilitador em Gestão de Projetos e Processos, Pensamento Sistêmico e Análise de Dados. É co-fundador e diretor da Autonomia Soluções em Educação, atuando principalmente junto a instituições de ensino de Educação Básica, elaborando projetos para desenvolver a autonomia dos estudantes no campo do aprendizado. Além desse serviço, a empresa desenvolve produtos, como Livros, CDs de músicas e Cursos EAD como maneira de permitir a continuidade dos trabalhos que realiza pelos agentes interessados. Tem experiência na área de Educação, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Pensamento Sistêmico em instituições de ensino, tendo direcionado seu trabalho para o estudo e aplicação de modelos de reforma curricular com foco na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para a formação de professores e o uso de dados para direcionar a aprendizagem dos estudantes.
Professor
Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Professor da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, Membro do conselho Técnico da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, Palestrante em diversos estados brasileiros com os temas de Neurociências e Educação, Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, Neuropsicofarmacologia, Neurodesenvolvimento e Janelas de Oportunidade.
Professor
Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). Educador pelo programa 21st Century Educators from Finland, Active Learning Methods in Theory and in Practice, oferecido pela TAMK University, na Finlândia. Coordenação e direção de projetos relacionados a Educação a Distância e Inovação acadêmica (projetos acadêmicos e estratégicos). É Líder de Formação de Professores do Grupo Censupeg. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Graduação e Pós-graduação. Congressista no CIAED, 2019, Temática: Aplicação de metodologias ativas em ambientes 100% online. Atuou com a direção das unidades de Faculdade Censupeg em São Fidélis, RJ e Joinville, SC.
Professor
Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.