Licenciatura em Educação Física

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.

  • Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.

  • Laboratório virtual com tecnologia de última geração, tudo para você aprender cada detalhe do corpo humano em uma experiência imersiva com muita realidade aumentada e virtual.

  • Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.

  • Sempre um professor referência junto de você, aqui você nunca está sozinho.

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso.

  • Em toda aula, você terá o

  • Só aqui você terá os PIPAs – Projetos Inovadores Profissionais de Aprendizagem, nos quais você aprende a trabalhar por projetos e a desenvolver as competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, conforme indicado pelo Fórum Econômico Mundial.

  • No Programa ConectAtivos, você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo.

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Você sente que sua formação em Educação Física não está atendendo às demandas do mercado de trabalho e não está ajudando você a se destacar profissionalmente? Deseja se tornar um profissional competente, capaz de compreender e abordar questões científicas, técnicas, sociais e econômicas, e de inspirar pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo ao seu redor?

O Curso Superior de Licenciatura em Educação Física na modalidade EAD da Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo formar profissionais capacitados para construir e reconstruir conhecimentos, ampliar sua visão humanística e cultural, e apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada. Este curso prepara você para lidar com situações diversas e emergentes, transformando esses desafios em condutas pessoais que potencializam o protagonismo profissional.

Para além das intenções profissionalizantes evidentes, o curso é voltado à formação de excelência de profissionais especializados no manuseio do repertório técnico-científico requisitado pela profissão de professor. Os profissionais formados terão sólido conhecimento sobre as dinâmicas e os mecanismos de funcionamento das instituições de ensino da sociedade.

Assim, pretende-se assegurar ao profissional graduado no curso de Educação Física uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e domínio de conceitos e da área de conhecimento e intervenção profissional. O curso abrange a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, ginástica, jogo, esporte, lutas e dança. Tudo isso visando atender às necessidades sociais nos campos da saúde, educação, formação, cultura, alto rendimento esportivo e lazer.

Imagine se tornar um profissional capaz de transformar vidas e inspirar mudanças, com uma formação que não só atende às demandas atuais do mercado de trabalho, mas também prepara você para desafios futuros. Não perca a oportunidade de se destacar!

Inscreva-se agora no Curso Superior de Licenciatura em Educação Física da Faculdade CENSUPEG e comece a construir um futuro brilhante na área da Educação Física. Garanta já a sua vaga e transforme sua carreira!

Grau Acadêmico:
Licenciatura

Mercado de Trabalho:
Docência, Ensino e Pesquisa e Centros Esportivos.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Você vai Aprender

  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Planejar, executar e analisar pesquisas, promovendo inovação no campo da Educação Física, aplicando técnicas de pesquisa e conhecimentos de estatística com postura ética e desenvolvendo soluções criativas baseadas em evidências científicas.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar conceitos éticos na prática profissional, refletindo sobre responsabilidade social e ambiental, desenvolvendo consciência crítica sobre desigualdades sociais, direitos humanos e sustentabilidade, promovendo práticas éticas e sustentáveis que contribuem para o bem-estar coletivo e a preservação ambiental.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Aplicar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, realizando a avaliação da cena e da vítima, executando o suporte básico de vida (SBV), manejando lesões e ferimentos, identificando condições de emergência, e garantindo a segurança do ambiente, enquanto se respeitam aspectos legais e éticos do atendimento pré-hospitalar.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da biologia humana nas práticas relacionadas à saúde, diagnóstico e intervenções biológicas, integrando conhecimentos sobre estrutura e função celular, mecanismos de hereditariedade e dinâmicas celulares na prática profissional.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Aplicar os conhecimentos de anatomia humana na prática profissional, identificando estruturas anatômicas e correlacionando-as com aspectos funcionais e práticos em situações clínicas e esportivas.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Compreender os fundamentos da fisiologia humana e aplicá-los no desenvolvimento de programas de saúde e performance física, analisando as respostas fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico e o impacto dos nutrientes e do metabolismo no desempenho físico.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral de indivíduos em todas as fases da vida, aplicando conhecimentos sobre as concepções e abordagens pedagógicas da Educação Física e das teorias do desenvolvimento humano, considerando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais de cada etapa do desenvolvimento, da infância à velhice, e adaptando estratégias para atender às necessidades específicas de diferentes grupos.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar avaliações funcionais e desenvolver programas de reabilitação e performance física, aplicando princípios de cineantropometria e cinesiologia na análise do movimento humano, com base na biomecânica e nos movimentos articulares e musculares.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Realizar o planejamento e condução de aulas de esportes coletivos e individuais, aplicando metodologias eficazes de ensino com base nos princípios pedagógicos e técnicos, promovendo o desenvolvimento técnico e tático de forma inclusiva e segura.
  • Carga Horária: 150 horas | Ementa: Garantir a inclusão de pessoas com deficiências físicas, motoras, intelectuais e sensoriais nas práticas de Educação Física, desenvolvendo estratégias adaptadas que assegurem a participação plena e respeitem as características e necessidades individuais em atividades esportivas.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover a equidade e a garantia dos direitos humanos por meio do reconhecimento e valorização das múltiplas experiências e identidades humanas, considerando a complexidade humana, abordando a diversidade de gênero, sexualidade, raça e aspectos culturais, sociais e biológicos, para construir uma educação inclusiva e justa.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Planejar, organizar e gerir processos educativos no ambiente escolar, aplicando práticas pedagógicas inovadoras, integrando tecnologias de informação e comunicação (TICs) e desenvolvendo projetos educativos que favoreçam uma aprendizagem significativa.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Exercício, homeostase e metabolismo; Proteínas; Água; Vitaminas; Lipídeos; Transferência de Energia anaeróbica; Transferência de Energia Aeróbica; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema respiratório; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema digestório; Efeitos da atividade motora no sistema neuromuscular; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular; Ação muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, conforme as diretrizes da política de atividades complementares, contribuindo para a integralização curricular e agregando valor à formação profissional.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Desenvolver e aplicar métodos didáticos inovadores e metodologias ativas no ensino da Educação Física, estimulando a aprendizagem ativa, o desenvolvimento de habilidades sociais e a integração de conhecimentos em um contexto multidisciplinar.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover a saúde e a qualidade de vida no contexto escolar, utilizando a Educação Física como meio para conscientizar os acadêmicos sobre hábitos saudáveis, abordando temas como saúde mental, nutrição e atividade física de forma interdisciplinar.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Organizar e gerir processos pedagógicos nas escolas, elaborando e aplicando planos, projetos e documentos orientadores como o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e o Projeto Político Pedagógico, otimizando os recursos e o planejamento do ambiente escolar para aprimorar a gestão educacional.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Planejar aulas de Educação Física que integrem conteúdos de outras disciplinas, aplicando conceitos de interdisciplinaridade e metadisciplinaridade, promovendo projetos educacionais que envolvam a comunidade escolar e valorizem a diversidade cultural.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover o neurodesenvolvimento e a aprendizagem das crianças na escola por meio de práticas lúdicas, utilizando o brincar e a exploração criativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, criando um ambiente prazeroso e propício ao amadurecimento.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Documentos norteadores da estrutura e organização da escola. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Proposta Pedagógica. Espaços escolares com seus profissionais e respectivas funções. Planejamento no cotidiano da gestão escolar. Recursos utilizados para gerir e planejar o desempenho do ambiente escolar.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Planejar aulas de Educação Física que integrem conteúdos de outras disciplinas, aplicando conceitos de interdisciplinaridade e metadisciplinaridade, promovendo projetos educacionais que envolvam a comunidade escolar e valorizem a diversidade cultural.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Promover o neurodesenvolvimento e a aprendizagem das crianças na escola por meio de práticas lúdicas, utilizando o brincar e a exploração criativa para apoiar o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, criando um ambiente prazeroso e propício ao amadurecimento.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Planejar e desenvolver atividades de ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aplicando uma análise crítica da realidade escolar e do currículo, coletando dados institucionais e da comunidade, e refletindo sobre a prática docente por meio de observações, elaboração de projetos de ensino e construção de portfólio, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Desenvolver e implementar projetos de ensino para os Anos Finais do Ensino Fundamental, observando a prática docente e a dinâmica da escola e da comunidade, analisando o currículo e a realidade escolar, e registrando a experiência de estágio em um portfólio para a reflexão sobre a prática profissional, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Adaptar práticas pedagógicas a diferentes espaços educacionais, aplicando estratégias de ensino e avaliação que considerem a diversidade e as realidades sociais dos estudantes, e planejando atividades com foco no desenvolvimento integral e nas competências da BNCC, garantindo a aprendizagem ativa e inovadora, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Elaborar e executar projetos de ensino para o Ensino Médio, analisando o contexto escolar e comunitário, acompanhando atividades pedagógicas e refletindo sobre a prática docente por meio da construção de portfólio e participação em atividades escolares e encontros de estagiários, integrando e aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação, análise crítica e apresentação para a produção do Trabalho de Conclusão de Curso, utilizando práticas científicas inovadoras, como métodos de pesquisa multidisciplinares, abordagens de design thinking, utilização de tecnologias digitais para coleta e análise de dados, e a aplicação de técnicas de comunicação visual para a apresentação de resultados, promovendo a reflexão crítica e a contribuição para o avanço do conhecimento na área do curso.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Desenvolver práticas pedagógicas para a educação de jovens e adultos, aplicando as orientações curriculares de EJA e andragogia, compreendendo as especificidades do ensino para esse público, incluindo modalidades a distância e semipresencial, e abordando temas como desigualdade social e o mundo do trabalho para promover a cidadania e a produção do saber escolar.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Assumir o protagonismo da sua carreira profissional demonstrando capacidade de expressar emoções, construir relacionamentos saudáveis nos ambientes sociais e profissionais, refletido na qualidade de suas relações interpessoais. 
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Interpretar e aplicar a legislação e as políticas públicas de educação inclusiva, compreendendo a evolução histórica do direito à inclusão e as diretrizes legais vigentes no Brasil, garantindo o acesso à educação para pessoas com deficiência por meio de práticas de atendimento educacional especializado e uso de tecnologias assistivas.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Ética docente na relação com a escola e o aluno. Atividade de docência: observação da escola e da comunidade. Coleta de dados institucionais e da comunidade. Acompanhamento de atividades de ensino. Análise da realidade escolar e do currículo. Elaboração e desenvolvimento de projeto de ensino em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Participação em atividades escolares de caráter geral, reuniões de acompanhamento e avaliação e pontos de encontro de estagiários. Portfólio: elaboração de documento e socialização da ex
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Promover a inclusão e acessibilidade da comunidade surda através do domínio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), compreendendo sua importância histórica, cultural e educacional, além de implementar propostas educacionais e sociais que atendam às necessidades e direitos das pessoas surdas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Implementar e gerenciar programas de saúde e segurança no trabalho, com base nos fundamentos de segurança, normas regulamentadoras e práticas de ergonomia, para prevenir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a síndrome de Burnout, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de colaborar com a atuação da CIPA e SESMT na gestão dos riscos ocupacionais.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Planejar, organizar e coordenar o planejamento estratégico, com foco na inovação e no desenvolvimento das organizações, considerando as demandas e oportunidades do mercado.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Analisar e promover a educação multicultural, com foco na compreensão das questões étnico-raciais e na formação sociocultural do Brasil, combatendo o racismo e a discriminação, e integrando princípios éticos e diretrizes legais para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.

*A matriz curricular pode passar por atualizações sem aviso prévio, visando o aprimoramento contínuo do curso e a adequação às normas educacionais vigentes.

Coordenador Técnico


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.