Educação Especial Inclusiva na Perspectiva da Neuropsicopedagogia
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Saia na frente dos outros e inicie já a sua Pós-Graduação para se colocar imediatamente no mercado de trabalho.
-
Matricule-se como aluno especial com duas vantagens: valide todas as horas complementares para a sua graduação e faça aproveitamento de todas as disciplinas para a Pós-Graduação.
-
Para concursos, ter uma Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva na Perspectiva da Neuropsicopedagogia coloca você a frente daqueles que só tem graduação.
-
Um profissional na área de Educação recebe até 30% a mais em seu salário quando tem uma especialização.
-
Além da sala de aula, com está Pós, você poderá trabalhar como 2º professor em prefeituras ou na rede estadual de ensino.
-
Quer trabalhar em colégios particulares? Você sabia que foi o CENSUPEG que criou o curso de Neuropsicopedagogia no país, sendo hoje a maior autoridade nesta área? Você já estará bebendo direto da fonte!
-
Aulas ao Vivo com muitas Práticas Pedagógicas.
-
Aluno CENSUPEG: Inicie sua Pós-Graduação com parcelas de R$ 49,00, entre em contato com o Consultor de Carreira da sua região para receber informações.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
No momento não temos turmas com matrículas abertas, mas você pode preencher o formulário clicando no menu Inscreva-se, que assim que tivermos uma nova turma iremos te avisar e você ainda garante um desconto especial.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
- Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.
- Transtornos de personalidade. Crime e leitura Neuropsicologia. Sistema jurídico, medidas sócias educativas e neurociências. Prevenção. Tratamentos. Alterações da cognição social. Manifestações alteradas das emoções primarias e secundarias. Violência e abuso. Uso de substancias psicoativas.
- Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
- Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
- Conceitua a Neuropsicopedagogia segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
- Estuda os aspectos históricos, conceituais e educacionais dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. Analisa as considerações teóricas e políticas propostas pelo MEC e políticas públicas, bem como as características gerais, incluindo as bases neurobiológicas das pessoas com altas habilidades/superdotação, desenvolvimento socioemocional e práticas educacionais de inclusão.
- Discute a história da educação de surdos, a legislação e políticas de inclusão e os modelos educacionais para este público, considerando a educação bilingue. Estuda a anatomia e fisiologia do aparelho auditivo, as causas da perda da audição, os processos de ensino e aprendizagem do deficiente auditivo ou surdo.
- Estuda o sistema visual, sua estrutura, funcionamento, seu papel no desenvolvimento cognitivo e as implicações que alterações nesse sistema podem desencadear nesse processo. Discute formas de intervenção, adaptações curriculares e acessibilização necessárias ao êxito do processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual.
- Discute as fases do crescimento, o desenvolvimento físico e motor e os fatores que os influenciam, abordando a importância de identificação precoce das dificuldades e deficiências motora e física. Estuda a ocorrência as múltiplas deficiências e as formas de atuar junto delas. Em ambos os quadros, aborda questões de acessibilidade, inclusão e adaptação curricular e do espaço físico.
- Discute os critérios para o diagnóstico da deficiência intelectual segundo o DSM-V, as estratégias de ensino-aprendizagem, as diferentes concepções de deficiência intelectual; características, atividades específicas no desenvolvimento das habilidades, teorias e fundamentos que determinam as deficiências. Aborda as questões de acessibilidade, inclusão e adaptação curricular.
- Apresenta uma visão geral do TDAH, seus sinais e sintomas, como ocorre o diagnóstico a partir da avaliação clínica. Discute o tratamento para TDAH, sua ligação com outras dificuldades de aprendizagem, bem como a relação das pessoas que o possuem com o ambiente escolar.
- Aborda as características do Transtorno do Espectro Autista segundo o DSM-V, critérios para diagnóstico, níveis de gravidade, qualidade de vida, comorbidades e impactos cognitivos.
- Discute os transtornos da comunicação e os critérios diagnósticos do transtorno específico da aprendizagem nas dificuldades relacionadas à leitura e expressão escrita, segundo o DSM-V.
- Introduz os conceitos gerais sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (desde a fisiopatologia, passando pela avaliação, tratamentos e evidências atuais) para profissionais de educação e saúde; a relação entre o TDC e dificuldades de aprendizagem.
- Caracteriza a epilepsia segundo o DSM-V, abordando o conceito, sintomas, tipos e classificação, diagnóstico, tratamento e a qualidade de vida. Discute as comorbidades e possíveis impactos cognitivos e socioemocionais.
- Espaço para estudo, discussões e práticas de pesquisas ligados a experiências científicas e organizado pelo nosso Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.
Coordenador Técnico, Neurocientista e Líder do LIENPp (Laboratório de Inovações e Estudos Neuropsicopedagógicos)

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.