Educação Especial Inclusiva na Perspectiva da Neuropsicopedagogia

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  • Para concursos, ter uma Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva na Perspectiva da Neuropsicopedagogia coloca você a frente daqueles que só tem graduação.

  • Um profissional na área de Educação recebe até 30% a mais em seu salário quando tem uma especialização.

  • Além da sala de aula, com está Pós, você poderá trabalhar como 2º professor em prefeituras ou na rede estadual de ensino.

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

Nos tempos atuais, novas competências tem sido exigidas dos profissionais da área da educação. Dificuldades de aprendizagem, transtornos do neurodesenvolvimento, inclusão e acessibilidade são temas que acompanham os gestores educacionais, docentes e outros especialistas em suas rotinas, fazendo-os reconhecer que, para além das competências, é necessário um conhecimento aprofundado sobre a aprendizagem humana.

Todos, de forma geral, sentem-se desafiados a desenvolver novos olhares em relação a esta aprendizagem humana e, para isso, a Neuropsicopedagogia é um caminho singular une técnica, ciência e estudo aplicado. Vista como a mais nova ciência da atualidade, ela estuda a aprendizagem humana relacionada ao funcionamento do sistema nervoso em interface com as Neurociências aplicadas à Educação, Pedagogia e Psicologia Cognitiva.

Esses conhecimentos dos transtornos do neurodesenvolvimento e outras alterações neurológicas e condições comportamentais que impactam a aprendizagem, bem como a tópicos relacionados às práticas inovadoras em educação, agregados à Educação Especial Inclusiva, estão reunidos no curso de Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva na Perspectiva da Neuropsicopedagogia da Faculdade Censupeg, que vai oportunizar um salto qualitativo em sua carreira.

Aprenda novos caminhos para sua prática profissional, aprofundando seus conhecimentos em um curso alinhado com as demandas das crianças e adolescentes dos novos tempos e que se encontram em contextos sociais como escola, família, consultórios e na comunidade em geral. Nosso propósito é auxiliar nas questões educacionais através da ciência aplicada ao dia a dia da nossa sociedade. Compartilhe dele conosco.

Objetivo do Curso: 
Ampliar conhecimentos teóricos acerca da Educação Especial Inclusiva sob a perspectiva da Neuropsicopedagogia, com intuito de compreender as demandas inerentes a estas áreas nos diferentes segmentos da saúde e educação.

Público-alvo:
Acadêmicos concluintes e egressos das Licenciaturas da Faculdade Censupeg e qualquer pessoa interessada no tema.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
Turma disponível para ingresso:
   - Início:  26 de Novembro de 2024, encontros às terças-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
  • Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.
  • Transtornos de personalidade. Crime e leitura Neuropsicologia. Sistema jurídico, medidas sócias educativas e neurociências. Prevenção. Tratamentos. Alterações da cognição social. Manifestações alteradas das emoções primarias e secundarias. Violência e abuso. Uso de substancias psicoativas.
  • Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
  • Compreende estudos e discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
  • Conceitua a Neuropsicopedagogia segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
  • Estuda os aspectos históricos, conceituais e educacionais dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. Analisa as considerações teóricas e políticas propostas pelo MEC e políticas públicas, bem como as características gerais, incluindo as bases neurobiológicas das pessoas com altas habilidades/superdotação, desenvolvimento socioemocional e práticas educacionais de inclusão.
  • Discute a história da educação de surdos, a legislação e políticas de inclusão e os modelos educacionais para este público, considerando a educação bilingue. Estuda a anatomia e fisiologia do aparelho auditivo, as causas da perda da audição, os processos de ensino e aprendizagem do deficiente auditivo ou surdo.
  • Estuda o sistema visual, sua estrutura, funcionamento, seu papel no desenvolvimento cognitivo e as implicações que alterações nesse sistema podem desencadear nesse processo. Discute formas de intervenção, adaptações curriculares e acessibilização necessárias ao êxito do processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual.
  • Discute as fases do crescimento, o desenvolvimento físico e motor e os fatores que os influenciam, abordando a importância de identificação precoce das dificuldades e deficiências motora e física. Estuda a ocorrência as múltiplas deficiências e as formas de atuar junto delas. Em ambos os quadros, aborda questões de acessibilidade, inclusão e adaptação curricular e do espaço físico.
  • Discute os critérios para o diagnóstico da deficiência intelectual segundo o DSM-V, as estratégias de ensino-aprendizagem, as diferentes concepções de deficiência intelectual; características, atividades específicas no desenvolvimento das habilidades, teorias e fundamentos que determinam as deficiências. Aborda as questões de acessibilidade, inclusão e adaptação curricular.
  • Apresenta uma visão geral do TDAH, seus sinais e sintomas, como ocorre o diagnóstico a partir da avaliação clínica. Discute o tratamento para TDAH, sua ligação com outras dificuldades de aprendizagem, bem como a relação das pessoas que o possuem com o ambiente escolar.
  • Aborda as características do Transtorno do Espectro Autista segundo o DSM-V, critérios para diagnóstico, níveis de gravidade, qualidade de vida, comorbidades e impactos cognitivos.
  • Discute os transtornos da comunicação e os critérios diagnósticos do transtorno específico da aprendizagem nas dificuldades relacionadas à leitura e expressão escrita, segundo o DSM-V.
  • Introduz os conceitos gerais sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (desde a fisiopatologia, passando pela avaliação, tratamentos e evidências atuais) para profissionais de educação e saúde; a relação entre o TDC e dificuldades de aprendizagem.
  • Caracteriza a epilepsia segundo o DSM-V, abordando o conceito, sintomas, tipos e classificação, diagnóstico, tratamento e a qualidade de vida. Discute as comorbidades e possíveis impactos cognitivos e socioemocionais.
  • Espaço para estudo, discussões e práticas de pesquisas ligados a experiências científicas e organizado pelo nosso Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.

Coordenador Técnico, Neurocientista e Líder do LIENPp (Laboratório de Inovações e Estudos Neuropsicopedagógicos)


Prof. Dr. Fabrício Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.