Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pós-Graduação EAD
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O curso de pós-graduação educação para a infância: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental forma profissionais que compreendem a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 0 a 10 anos de idade. Ao concluir o curso, os profissionais estarão aptos a atuar de forma especializada com a educação infantil e com os anos iniciais do ensino fundamental.
Objetivos:
Especializar profissionais para a docência da infância, por meio de uma formação reflexiva e crítica sobre a infância na contemporaneidade, tendo como destaque o aprofundamento dos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
- Proporcionar conhecimentos atualizados sobre a educação para a infância, levando em conta as novas tendências educacionais.
- Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular.
- Apresentar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, que atendam às características e às necessidades educacionais das crianças nos dias atuais.
- Aprofundar os estudos acerca do processo avaliativo educacional de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
- Reconhecer a importância da continuidade da educação infantil para o ensino fundamental.
Público-Alvo:
Graduados em pedagogia e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre a educação para a infância.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Relação entre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. Desenvolvimento biopsicossocial, cognitivo e motor desde o nascimento até os 11 anos de idade. Desenvolvimento humano como um processo integral de todas as estruturas do conhecimento. Aprendizagem e relações sociais. Aprendizado como um processo contínuo.
- Aprendizagem humana. Principais correntes teóricas e principais pesquisadores da psicologia da educação (inatismo, empirismo e construtivismo). Teorias da aprendizagem e processos de ensino e aprendizagem. Aprendizagem social sob a lente da teoria social cognitiva.
- O lúdico e a brincadeira. Conceitos de ludicidade e brincar. Relações entre o lúdico e a vida adulta. Brincadeiras como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Ludicidade e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.
- Estrutura da BNCC e sua relação com a formação dos currículos. Organização das etapas de um currículo a partir da BNCC. Elaboração de um currículo para a educação infantil, na contemporaneidade, a partir da BNCC. Debate sobre um currículo nacional no campo da política educacional curricular. Pontos positivos e negativos da implementação de um currículo nacional. Trajetória da política educacional até os dias atuais.
- Brincadeira como uma das mais potentes linguagens da criança. Importância da brincadeira no desenvolvimento integral das crianças. Brincar como fundamental no desenvolvimento das relações interpessoais. A importância do brincar na educação infantil. Brinquedos mais utilizados com crianças de 0 a 5 anos de idade.
- Políticas públicas relacionadas à educação inclusiva na educação infantil. Necessidade de uma relação dialética entre a pedagogia e as políticas de inclusão. Importância da interação entre a escola e a família. Participação da família na educação inclusiva. Critérios de escolha da escola pela família. Elaboração de uma proposta de educação inclusiva para aluno com deficiência. Vários aspectos que caracterizam a proposta de educação inclusiva. Características das crianças superdotadas e suas necessidades educacionais especiais.
- Escrita e a oralidade. Análise da oralidade em textos literários. Relação da linguagem com seu contexto de produção. Papel dos adultos no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Práticas que desenvolvem a linguagem oral, leitura e escrita de crianças da educação infantil. Prática oral da linguagem como instrumento de transformação e desenvolvimento da consciência. Uso do texto e da leitura nas suas diferentes funções e contextos. Significado da escrita e da leitura nas suas múltiplas funções.
- Movimentos e a expressão corporal na educação infantil por meio da brincadeira das crianças. Corpo como importante ferramenta nas brincadeiras e aprendizagem da criança. Emoções expressas nas brincadeiras por meio das expressões corporais. Ludicidade nas diferentes manifestações artísticas das crianças. Produções artísticas aos diferentes contextos de produção. A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Campos de experiência em arte para a educação infantil e as dimensões em arte no ensino fundamental. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, competências e habilidades para o ensino das artes na infância.
- Utilização de marcas próprias das crianças em textos matemáticos e os significados que atribuem a elas. Importância de se explorar as ferramentas simbólicas da matemática por meio do brincar. Marcas informais para a matemática escrita padrão. Objetivos da educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Conteúdos fundamentais para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Principais orientações didáticas para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
- Autoestima, autoconceito e interação como aspectos de promoção da aprendizagem. Práticas pedagógicas promotoras da autoestima, do autoconceito e da interação das crianças. Aprendizagem significativa e a globalização. Marco legal, objetivos e organização do ensino fundamental de 9 anos. Principais características do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diferentes tipos de planejamento. Funções do planejamento na educação infantil.
- Documentação pedagógica na educação infantil. Importância das observações, da escuta e dos registros do professor para a qualificação do trabalho na educação infantil. Diversas possibilidades de registros que o professor pode utilizar para compor a documentação pedagógica. Avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Avaliação da alfabetização como um instrumento fundamental na qualificação desse processo. Avaliação e prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento. Métodos de avaliação em diferentes contextos.
- Continuidade da educação infantil para o ensino fundamental. Práticas pedagógicas no ensino fundamental que asseguram as principais características da infância. Articulação das práticas pedagógicas entre docentes da educação infantil e do ensino fundamental. Por que a criança que sai da educação infantil é a mesma que ingressa no ensino fundamental. Garantia dos direitos fundamentais da infância que devem ser preservados no processo alfabetizador. Importância da continuidade do brincar nos primeiros anos do ensino fundamental.