Engenharia de Software com Métodos Ágeis
Pós-Graduação EAD
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O desenvolvimento de sistemas computacionais é tema de importância reconhecida para as mais diversas áreas de aplicação. O que são metodologias ágeis e como aplicá-las no contexto da engenharia de software são alguns dos assuntos que compõem este curso. O conteúdo é apresentado com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, aliado a experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que utilizará essas tecnologias para atender rapidamente às mudanças nos requisitos de negócios das organizações.
Objetivos:
Especializar profissionais para que estejam preparados para atuar no desenvolvimento de software com métodos ágeis, com o embasamento teórico e prático necessário.
- Oportunizar um aprendizado a respeito da engenharia de software, seus principais fundamentos e requisitos.
- Estruturar conceitualmente as metodologias tradicionais e ágeis de projetos de software, de forma clara e objetiva.
- Apresentar um panorama das metodologias tradicionais e ágeis, esclarecendo suas diferenças e apresentando suas possibilidades integração.
- Proporcionar novos conhecimentos quanto às práticas de desenvolvimento ágil.
- Compreender os principais métodos ágeis de projeto e desenvolvimento de software, como XP e Scrum.
Público-Alvo:
Profissionais com graduação completa em cursos de computação e tecnologia da informação, com ênfase em desenvolvimento de softwares e que desejem formação na área de engenharia de software com métodos ágeis. Essa formação tem objetivo de capacitar profissionais que buscam vagas de trabalho em indústrias, empresas e organizações, de todos os ramos, que tenham necessidade de informatizar seus sistemas e aplicações de forma rápida e eficiente.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Conceitos de engenharia de software. As fases do ciclo de vida de software: análise e definição dos requisitos, projeto de sistemas e de software, implementação, integração e teste de sistemas, operação e manutenção. Modelos de ciclos de vida de software: cascata, evolutivo, incremental, espiral. A importância da manutenção de software para a melhoria de funcionalidades já desenvolvidas e correção de erros de sistema.
- Lista de requisitos. Elicitação, especificação, validação e mudança de requisitos. Levantamento de requisitos como uma etapa primordial para o bom desenvolvimento do sistema. A fase de projeto (modelagem) de um sistema de informações e os modelos de contexto, de interação, estruturais e comportamentais.
- A evolução de prática de desenvolvimento de software. Conceitos de gerenciamento de projeto de software. As funções e características da manutenção e reengenharia de software.
- Os processos prescritivos. Os métodos tradicionais. As principais diferenças e similaridades entre os modelos tradicionais e os métodos ágeis de projeto de desenvolvimento de software.
- A aplicação dos métodos ágeis. Dynamic Systems Development Method (DSDM), SCRUM, Extreme Programming (XP). O manifesto ágil: declaração e princípios. Integração de práticas ágeis com metodologias tradicionais.
- O método extreme programming (XP) e suas principais aplicações em projetos de software com constantes mudanças. Test-driven development (TDD): verificação e validação por meio de um ciclo curto de repetições. Funcionalidades do DevOps e a aproximação entre usuários e administradores de sistemas.
- Histórias de usuários: o que eles fazem em linguagem cotidiana ou de negócio. As metodologias Kanban e Kaisen no desenvolvimento de software. O conceito e a forma de utilização do lean software development (LSD).
- Os conceitos e as funcionalidades do feature driven development (FDD). O modelo de desenvolvimento ágil de ideia do Google: Sprint. Métodos ágeis, design de interação e experiência do usuário (UX).
- A importância na usabilidade nos projetos que utilizam métodos ágeis. Linhas de produto aliadas aos métodos ágeis. Conceito de modelos de maturidade aplicados a métodos ágeis de desenvolvimento.
- Conceitos e funcionalidades principais do método Scrum: processo interativo e incremental. A equipe e a estrutura necessárias para colocar em prática projetos ágeis com Scrum. Características do Scrum: agilidade, adaptação, rapidez, flexibilidade e eficácia.
- A metodologia Scrum e o levantamento e análise de requisitos de software. Design thinking e o uso de Scrum. A influência do Scrum na modelagem de software.
- O método Scrum e sua relação com o planejamento e o gerenciamento do desenvolvimento de software. A liderança de equipes como ferramenta para colocar em prática projetos ágeis com Scrum.