Fisiologia do Exercício Avançado

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

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Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício Avançado tem como objetivo preparar profissionais para prescrever exercício físico de forma segura e consciente, pautados nos conceitos da fisiologia do exercício, seja ele aeróbico ou treinamento de força.

Objetivos do Curso
* Proporcionar o conhecimento sobre a fisiologia do exercício de forma avançada, com um olhar que entregue resultado ao cliente;
* Construir referências que evidenciam a importância da fisiologia do exercício de forma prática e totalmente baseada em evidências atuais;
* Propiciar conhecimento que possibilite um trabalho com diferentes populações, ampliando o escopo de atuação do profissional da área.

Público-alvo
Bacharéis ou licenciados em Educação Física, profissionais da área da saúde, entre outros que tenham interesse.

Modalidade: Presencial.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceitos da fisiologia da atividade física. Metabolismo energético e transferência de energia no exercício. Consumo de energia durante o repouso e no exercício físico. Adaptações cardiorrespiratórias e neuromusculares no exercício físico. Respostas agudas e crônicas do sistema cardiorrespiratório e neuromuscular ao exercício físico em diferentes intensidades. Resposta ao exercício em ambientes diversos.
  • Introdução ao estudo das linhas de atuação da biomecânica. Adaptação e evolução do sistema locomotor. Conceitos de cinemática, cinética e dinâmica. Biomecânica óssea e muscular e articular. Análises qualitativas e quantitativas do movimento humano.
  • Introdução as reações metabólicas do organismo estando parado e frente as adversidades impostas pelo exercício físico, analisando conceitos fisiológicos e bioquímicos de forma teórica e prática.
  • Introdução à nutrição no esporte. Metabolismo energético no exercício físico. Avaliação da composição corporal de atletas. Importância dos macronutrientes na atividade física. Planejamento dietético para praticantes de exercício físico. Nutrição pré, durante e pós exercício. Hidratação. Recursos ergogênicos nutricionais.
  • Apresenta como deve ocorrer a abordagem inicial com o aluno, sobre identificação de alterações de fatores de risco coronariano e estilo de vida. Aborda as questões relacionadas à mudança do estilo de vida e a prática de hábitos saudáveis relacionados à promoção da saúde e bem-estar. Orienta a aplicação de escalas de triagem para nortear a avaliação física do aluno.
  • Definição do treinamento de força e seu conceito histórico de forma a compreender a prática de musculação a luz da ciência e totalmente embasada, deixando apto o profissional a prescrever treinamento de forma eficaz, eficiente e com segurança.
  • Orientação dos métodos de treinamento de força e os seus objetivos na prática de musculação, buscando apresentar ferramentas para os profissionais que desejam atuar de forma a quebrar o platô de treinamento.
  • Introdução ao sistema cardiovascular e respiratório. Propriedades intrínsecas das células miocárdicas. Atividade elétrica miocárdica. Ciclo cardíaco. Débito cardíaco e retorno venoso. Circulação arterial e venosa. Hemodinâmica. Regulação da pressão arterial. Mecânica da respiração. Quociente Respiratório. Volumes e capacidades pulmonares. Transporte de gases no sangue. Consumo máximo de Oxigênio. Diferença Arteriovenosa.
  • Estrutura morfofuncional do sistema endócrino, caracterizações dos hormônios, seus receptores, suas ações sobre os diversos órgãos-alvo e sua regulação. Funções do controle homeostático. Interações entre as ações dos diversos hormônios e suas relações com outros sistemas de controle.
  • Conceitos de saúde, performance e qualidade de vida. Fundamentos do sistema imunológico: células, funções, fagocitose e inflamação. Imunidade inata e adquirida. Antígenos e anticorpos. Alergia. Aspectos do sistema linfático. Efeitos agudos e crônicos do exercício na resposta imune. Suplementos nutricionais e função do sistema imune. Exercício e prevenção de doenças. Exercício em condições especiais de saúde.
  • Anatomia e fisiologia do sistema nervoso. Sistema nervoso e os órgãos dos sentidos. Reflexos. Córtex cerebral. Sistema nervoso autônomo. Anatomia e fisiologia do sistema muscular. Placa motora. Contração muscular. Propriedades bioquímicas e mecânicas entre os tipos de fibras musculares. Fuso Muscular. Órgão Tendinoso de Golgi. Envelhecimento do sistema neuromuscular. Sarcopenia. Células Satélite.
  • Definição do treinamento de resistência para atividades de longa duração (Endurance). Adaptações Hormonais e Fisiológicas na corrida de rua. Métodos de treinamento. Nutrição aplicada às corridas de rua. Treinamentos concorrentes, pliometria, resistência de força e seus efeitos na economia da corrida. Periodização do treinamento.
  • Sobrepeso, gordura e obesidade. Fatores que influenciam a obesidade. Obesidade e qualidade de vida. Síndrome metabólica. Abordagens capazes de alterar o equilíbrio energético de forma a induzir perda de peso. Dieta, exercício e emagrecimento. Desidratação.
  • Ajustes fisiológicos com o treinamento de força. Ganhos neurais e musculares. Força e flexibilidade. Variáveis do treinamento com sobrecargas. Exercícios de Musculação. Métodos de treinamento com pesos. Prescrição de treinamento com sobrecargas para ganhos de força, potência, hipertrofia, e resistência muscular.
  • Conceitos e estrutura do treinamento desportivo. Princípios de treinamento. Meios e métodos de treinamento. Caracterização das capacidades físicas. Caracterização das modalidades esportivas. Exercício em ambiente aquático. Etapas de preparação desportiva. Periodização. Treinamento na infância e adolescência. Treinamento na altitude (Hi-Lo). Overtraining. Montagem de programas de treinamento desportivo.
  • Introdução e estudo das linhas de atuação da biomecânica. Adaptação e evolução do sistema locomotor. Conceitos de cinemática, cinética e dinâmica. Biomecânica óssea, muscular e articular. Análises qualitativas e quantitativas do movimento humano.
  • Fundamentos e estruturação do treinamento personalizado físico e funcional para indivíduos especiais. Programa de atividades adaptadas para grupos diferenciados considerando: obesos, cardíacos, gestantes, asmáticos, deficientes, transtornos mentais, entre outros. Indicações, contraindicações e aplicação médica. Implementação de equipamentos e espaço físico.
  • Conjunto de atividades físicas a partir do fundamento das mais diversas modalidades de luta, tais como: Muay Thai, Boxe e Jiu-jítsu. Principais benefícios das artes marciais.
  • Prescrição do treinamento HIIT - High-Intensity Interval Training, ou seja, Treino Intervalado de Alta Intensidade para diferentes grupos populacionais e objetivos de treinamento através de protocolos validados cientificamente.


Supervisor Técnico


Prof. MSc. Juliano Silveira Guimarães

Mestre em Ciências do Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade Censupeg. Pesquisador na área do exercício físico. Palestrante e conferencista. Ministra cursos de formação e capacitação para educadores físicos. Atua na área da Educação Física como Personal Trainer.


Professor


Luciano Daniel Silva

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1997-2004). Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (2004-2006). Pós-Graduação Lato-Sensu em Treinamento Esportivo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007-2009). Mestrado em Ciências da Saúde (Fisiologia e Bioquímica do Exercício) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007-2009). Professor convidado em cursos de Pós-Graduação (Especialização). Professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdades Esucri (2009-2022) nas disciplinas: Estágio Profissional I; Fisiologia do Exercício; Fisiologia Humana; Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais; Personal Trainer; Ensino da Flexibilidade e Avaliação e Prescrição de Exercícios. Professor do curso de Nutrição da Faculdades Esucri (2018-2022) na disciplina de Biologia Celular; Professor do curso de Psicologia da Faculdades Esucri (2018-2022) nas disciplinas de Biologia Celular e Fisiologia Humana; Professor substituto de Educação Física no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) (2018-2019). Trabalha na área de Personal Training (2004-2022); preparação física de atletas de atletismo, voleibol e vôlei de praia. Preparador físico Equipe voleibol adulto feminino de Chapecó/SC (2022 - atualmente); Professor Projeto Correndo para Vencer do Instituto Edson Luciano Ribeiro - INELUR (2022 - atualmente); Foi atleta de atletismo de 1989 a 2012; Sócio/Diretor Técnico da KIRON ASSESSORIA ESPORTIVA - Araranguá-SC. (2013-2017).


Professor


Bruno Luiz da Silva Pieri

Nutricionista formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC - 2010). Pós-Graduado em Nutrição Esportiva (UNIDERP - 2012), Fisiologia Humana (Estácio - 2015) e Bioquímica do Exercício (Estácio - 2015). Mestre (2013) e Doutor (2017) em Ciências da Saúde na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), aonde atua atualmente como professor nos cursos de Nutrição e Fisioterapia. Tem experiência na área de fisiologia e bioquímica (com ênfase em bioquímica nutricional e esportiva).


Professora


Ana Maria Jesuino Volpato

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC-2007), doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2011) e pós-doutorado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC-2013). É professora no curso de Educação Física na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atua nas disciplinas de anatomofisiologia, desenvolvimento e aprendizagem, academia I e II, treinamento funcional e prescrição de exercícios para grupos especiais. É gestora na empresa GoLifestyle desde 2021.


Professor


Luiz Fernando Basilio Timotheo de Oliveira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie(2011).