Gerontologia: Prevenção e Intervenção

Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Conquiste sua formação na Faculdade CENSUPEG, nota máxima (5) no MEC, reconhecida como a referência nos cursos de Pós-Graduação na área da Saúde.

  • Especialize-se na área de Gerontologia e esteja preparado para a crescente demanda de atendimentos de pessoas idosas que representam mais de 15 porcento da população do Brasil.

  • Aprenda estratégias de prevenção, atuação e intervenção em pessoas idosas a partir dos conceitos da Gerontologia.

  • Desenvolva um novo olhar de atenção à saúde física e mental da pessoa idosa.

  • Aulas ao Vivo toda semana com as maiores referências na área do Brasil.

  • Corpo docente composto por mestres, doutores e pós-doutores com larga experiência profissional.

Protagonismo em Ação

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Apresentação

O envelhecimento da população vem ocorrendo de forma progressiva devido aos avanços na área de saúde, aumentando a demanda por profissionais qualificados para cuidar dos idosos. No entanto, ainda faltam políticas públicas eficazes e acesso a intervenções multiprofissionais para garantir a qualidade de vida dessa população.

Você se identifica ao atuar na área de gerontologia, e ao contribuir para a saúde e bem-estar dos idosos com uma formação sólida e reconhecida?

A Faculdade CENSUPEG oferece o curso de Pós-Graduação em Gerontologia: Prevenção e Intervenção, preparando profissionais para compreender e atuar no envelhecimento sob uma perspectiva psicossocial, biológica e social. Os egressos estarão capacitados para promover saúde, prevenir e tratar doenças, além de realizar cuidados paliativos.

O curso conta com um corpo docente altamente qualificado e uma metodologia de ensino inovadora que combina teoria e prática, garantindo uma formação completa e preparada para os desafios do mercado.

Faça a diferença na vida dos idosos. Inscreva-se agora no curso de Pós-Graduação em Gerontologia: Prevenção e Intervenção da Faculdade CENSUPEG e seja parte dessa transformação!

Objetivos do Curso:
* Aplicar técnicas e ferramentas diversas para identificar e avaliar perdas cognitivas, comportamentais e emocionais, intervindo nessas áreas e monitorando o estado de saúde mental e funcional dos idosos.
* Desenvolver planos de intervenção personalizados, integrando abordagens multiprofissionais para promover a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos.
* Implementar estratégias inovadoras de cuidados paliativos e reabilitação, com o objetivo de mitigar sintomas de doenças crônicas e melhorar a autonomia e independência dos pacientes idosos.

Público-Alvo:
Profissionais da Psicologia, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Musicoterapia, Fonoaudiologia, Fisioterapeuta, Enfermeiro e outros profissionais da área da saúde que tenham interesse em Gerontologia.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo por meio da plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com interação em tempo real. Além das aulas ao vivo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis as Unidades de Aprendizagem que fazem parte dessa formação e as atividades avaliativas.
- Encontros as terças-feiras das 18:45 às 22:45, no horário de Brasília.
- Início das aulas: 12 de novembro de 2024

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Gerontologia: definição e campos de atuação. ABG-Associação Brasileira de Gerontologia - https://www.abgeronto.org.br/. Gerontólogo – CBO 1312-20 - Atividades inerentes a ocupação/CBO: planejar, coordenar e avaliar ações de saúde; definir estratégias para unidades de saúde; administra recursos financeiros; gerenciar recursos humanos e coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais. Epidemiologia: definição, conceitos e ferramentas. Envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico, social. Envelhecimento intrínseco e extrínseco. Paradigmas gerontológicos correntes: envelhecimento bem-sucedido, saudável, ativo, produtivo, ideal. Pilares do envelhecimento saudável: boa nutrição, atividade física, manutenção do peso, atitude positiva, convívio social. Natureza interdisciplinar da avaliação e intervenção.
  • Conceitos básicos de Anatomia e Fisiologia Humana. Elementos descritivos e funcionais dos sistemas: esquelético, articular, muscular, sistema nervoso, circulatório, respiratório, digestório, genital masculino e feminino, endócrino, linfático. Alterações anátomofisiológicas resultantes do processo do envelhecimento. Fisiologia humana.
  • Fisiologia do envelhecimento: normal e patológico. Perdas cognitivas e sensoriais; perda auditiva (presbiacusia) e diminuição da visão (presbiopia). Processos patológicos. Demência senil, doenças neurológicas, neurodegenerativas e neuropsiquiátricas. Envelhecimento biológico, social e psicológico. Consequências sociais e psicológicas do envelhecimento. Dependência/autonomia; vulnerabilidade/fragilidade; velhice inicial/velhice avançada.
  • Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento. Normas de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso no Brasil. Políticas Públicas de atenção à Saúde ao idoso: marcos legais e regulatórios. Rede de proteção e atendimento. Legislação. Plano de ação para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Benefício de prestação continuada da Assistência Social. Direito Previdenciário e Assistência Social. Idoso no mercado de trabalho. Interdição do idoso.
  • Psicofarmacologia (neuroanatomia, neurotransmissão e receptores). Farmacocinética e farmacodinâmica. Classes de Psicofármacos. Psicofármacos utilizados nas doenças neurodegenerativas. Farmacodependência: tolerância e síndrome de abstinência. Psicofármacos e o paciente idoso.
  • Epidemiologia aplicada à Gerontologia. Processo saúde-doença: do sintoma à patologia. Interdisciplinaridade no cuidado em saúde mental. Instrumentos de avaliação do exame do estado mental. Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Rede de Atenção à saúde mental. Emergência e saúde mental. Conceito de ecossistema e sua relação com o binômio saúde-doença. Necessidades humanas básicas e qualidade de vida. Saúde preventiva e promoção de saúde. Ações terapêuticas comuns aos profissionais da Atenção Básica.
  • Fisiopatologia da dor. Dor crônica: natureza multifatorial. Impacto da dor crônica nos aspectos orgânicos e psicossociais do idoso. Instrumentos de avaliação. Intervenções nãofarmacológicas para o controle da dor (exercício físico, educação em dor, neuromodulação, Mindfulness, massagem).
  • Processamento musical: cérebro musical. Música e Plasticidade cerebral. Música e prazer: reflexo na saúde mental. Música e funções cognitivas. Harmonia musical com idosos. Benefícios da música para as pessoas idosas. Oficina musical: memórias musicais.
  • Bases anátomo-fisiológicas da linguagem. Bases neurológicas da linguagem. Distúrbios da linguagem oral e escrita no idoso. Distúrbios fonoaudiológicos com idosos nas doenças neurodegenerativas. Instrumentos não restritos de avaliação da linguagem oral e escrita em idosos. Fonoaudiologia na reabilitação da linguagem.
  • Home care: equipe multidisciplinar. Modalidades de home care: atenção domiciliar, atendimento domiciliar, internação domiciliar e visita domiciliar. Home care: SUS e ANS. Pacientes cobertos em atendimento home care: pacientes pós-cirúrgicos, cuidados paliativos, tratamento de doenças crônicas, reabilitação após acidente. Legislação aplicável.
  • Neuroplasticidade. Treino de habilidades cognitivas: atenção, memória, etc. Treino de habilidades sociais. Treino de habilidades para trabalhar as emoções.
  • Estrutura e natureza interdisciplinar. OMS e os 4 pilares do envelhecimento: cognitivo, social, físico, aprendizagem. Programa de envelhecimento saudável e os 5 pilares (boa nutrição, atividade física, manutenção do peso, atitude positiva e convívio social). Programa de prevenção de quedas. Programa de recreação e lazer. Programa de dança.
  • Terapia Cognitivo-Comportamental com Idosos: setting e estrutura da sessão. Psicoeducação. Saúde Mental e Cognição. Saúde, envelhecimento e funcionalidade. TCC para idosos: em grupo e individual. Natureza da avaliação cognitivo-comportamental em idosos: rastreio cognitivo. Instrumentos de avaliação dos Transtornos de Humor em idosos. Depressão e Ansiedade em idosos: tratamento e técnicas da TCC.
  • Modelo Multidimensional de Saúde no Idoso. Avaliação Multidimensional do idoso. Escala de Lawton-Brody. Índice de Katz. AVDF – atividade funcional: Questionário de Pfeffer. Índice de Vulnerabilidade clínico-funcional-20 (IVCF-20) em termos de Saúde Pública. Instrumento de reconhecimento do idoso de risco, o VES-13 (Vulnerable Elderly Survey-13). Triagem do comprometimento cognitivo: MMSE-2. Bateria Breve de Rastreio Cognitivo – Nitrini. MoCA - Versão Brasil. Avaliação Cognitiva de Addenbrooke. Escala geriátrica de depressão – GDS 15 e GDS 5. Mini avaliação nutricional (MAN). Escala Ambiental de Risco de Quedas.
  • Avaliação do estado nutricional do idoso. Hábitos e cuidados alimentares e nutricionais. Fatores que interferem na qualidade nutricional do idoso. Métodos de recomendações e avaliação nutricional para as pessoas idosas. Suplementação nutricional na promoção da saúde. Suplementação nutricional nas doenças neurodegenerativas. Interface nutrição e fonoaudiologia nas doenças neurodegenerativas. Terapia nutricional enteral e parenteral. Alimentação e medicamentos. Bromatologia e saúde. Dietoterapia.
  • Biotécnica em cuidados paliativos. Abordagem interdisciplinar: procedimentos e técnicas aplicadas aos cuidados paliativos. Necessidade de cuidados paliativos à pessoa idosa: doença crônica, doença terminal sem chance de cura, incapacidade mental e física. Ações desenvolvidas em cuidados paliativos: AVD, AVDF, déficit motor e visual, conflitos emocionais, cuidados com higiene pessoal, monitoramento de medicação, estimulação cognitiva, autocuidado em ambiente social e domiciliar, abordagem psicológica à família e/ou cuidadores, suporte social. Aspectos sociais da doença, cuidado e finitude. Assistência a fase 14 final da vida e luto. Exercícios de diferentes formas e abordagem prática: entrevista, acolhimento, visita familiar, grupos terapêuticos e informativos, abordagem familiar.
  • Fisiologia e aspectos estruturais do envelhecimento. Envelhecimento humano e suas relações com a atividade física. Protocolos para avaliação física de idosos. Prescrição de atividades e exercícios físicos ao idoso. Programas de atividade física na promoção de saúde dos idosos. Atividade física direcionada ao sistema cardiopulmonar, musculoesquelético e sensorial de idosos. Atividade física: osteoporose e artrite. Treinamento funcional para idosos. Treinamento de condicionamento aeróbico e anaeróbico para idosos.
  • Estimulação da linguagem por meio de trovas, quadrinhas e sonetos. Estimulação da linguagem por meio de músicas. Estimulação da linguagem por meio de jogos. Estimulação da linguagem por meio de atividades dirigidas. Softwares, jogos com baralhos linguísticos etc.
  • Atitudes do cuidador no manejo com os idosos: habilidades técnicas, éticas e morais. Habilidades emocionais que o cuidador precisa desenvolver no trato com os idosos para não adoecer. Psicoeducação sobre o quadro clínico do idoso quando o cuidador é família. Síndrome do cuidador (Burnout) como identificar e atuar.
  • Técnicas de terapia em grupo. Psicoeducação sobre os transtornos de humor. Psicoeducação sobre o envelhecimento saudável. Oficinas de autorretrato: recuperando memórias.
  • Estudo de caso. Plano de prevenção interdisciplinar: estrutura. Plano de intervenção interdisciplinar sobre prevenção e/ou intervenção à pessoa idosa.

Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG no Brasil


Profa. Dra. Rita Russo

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga, Pedagoga, Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.