Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Aulas presenciais com as maiores referências na área.
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.
-
Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O
curso de especialização docente em Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação une os aspectos propriamente
educativos da gestão de um estabelecimento de ensino com as competências
gerenciais proporcionadas pelas vertentes da administração.
Objetivos:
* Qualificar profissionais da educação que atuam em centros de educação infantil e escolas de educação básica, visando o redimensionamento dos fazeres inerente a organização do trabalho pedagógico e do processo ensino-aprendizagem com base nos processos de participação e de construção da autonomia.
* Aperfeiçoar e atualizar a prática pedagógica dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área de gestão escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação), além de capacitar para o ensino superior.
Público-alvo:
Graduados em cursos de Educação: profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); administradores, supervisores e orientadores escolares.
Formato do Curso:
As aulas acontecem em dois encontros por mês: sexta-feira das 19h as 22h e sábado das 8h as 20h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- O papel do gestor educacional e o sucesso de uma instituição de ensino para a garantia de uma educação de qualidade. As competências necessárias para ser um bom líder. A liderança inspiradora para a equipe de professores. O perfil do gestor educacional e as habilidades para a atualidade.
- Concepções de educação, infância, adolescência e jovem; Concepção de percurso Formativo; Atividades principais do desenvolvimento humano; Cuidar e educar; Culturas infantis e culturas juvenis; Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e a Teoria histórico-cultural; Contribuições das áreas do conhecimento para a educação básica e a formação integral.
- Escola como instituição pública; Exercícios de controle social; calendário escolar; registros pedagógicos e acadêmicos; Gestão Pública e Administração Escolar. Revisão crítica das teorias de gestão e administração educacional. Conceitos contemporâneos sobre democratização e autonomia, organização do trabalho escolar, gestão pedagógica e papel do diretor de escola como líder educacional.
- A escola como organização educativa e suas dimensões política, técnica, humana e cultural no ensino fundamental, bem como sua relação com os demais níveis de ensino (busca de integração). Função e identidade do coordenador pedagógico. A importância do autoconhecimento no trabalho de Coordenação Pedagógica. Espaços de atuação da Coordenação Pedagógica dentro da escola. Os professores e o Coordenador pedagógico. Postura Interdisciplinar. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. O Projeto Pedagógico da Escola: Concepção e Organização. Intencionalidades. Políticas do trabalho em relação ao Projeto Pedagógico na escola. Promoção de ações que contemplem o espaço da escola como campo de atuação em prol da melhoria da qualidade do ensino e para a formação de uma cidadania efetivamente democrática. Avaliação como elemento norteador de mudanças.
- A disciplina fundamenta, reflete e analisa a gestão educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da L.D.B., enfatizando o papel da gestão democrática nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no nível escolar. Focaliza a importância da participação e das ações coletivas nas equipes pedagógicas, entendendo-se como equipe pedagógica todos aqueles que atuam em favor da gestão democrática. O sistema de Organização e Gestão da Escola. A escola como organização aprendente. Experiências brasileiras significativas.
- Tópicos essenciais na estrutura administrativa da escola; legislação trabalhista com vistas à realização das atividades de planejamento, organização, direção e controle do pessoal, legislação dos estágios; a organização escolar e a administração dos recursos materiais e financeiros.
- A gestão escolar e os cuidados com crianças e adolescentes na vida escolar. A atuação do gestor junto com Conselho Tutelar. A relação entre a Escola e órgão responsável por executar as leis do ECA. O trabalho e as responsabilidades do gestor para garantir do direito do estudante.
- Competência Interpessoal, relações intra e interpessoais relações justas, éticas, clima de respeito, comprometimento, autoridade e autoritarismo, poder legítimo.
- Financiamento da educação no Brasil; A gestão financeira na escola. Influências da gestão financeira no processo pedagógico. Discussão de medidas descentralizadoras dos recursos financeiros. Conhecimentos teórico-práticos relativos a planejamento pedagógico-financeiro, utilização dos recursos, prestação de contas. Análise dos impactos do planejamento financeiro no projeto pedagógico considerando a democratização do acesso, a efetividade social da educação e a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Cuidados de manutenção e conservação do patrimônio escolar. Habilidades essenciais e desenvolvimento do perfil de funcionários e educandos.
- Fundamentos da Orientação Escolar. Legislação Educacional. Gestão Pedagógica e Administrativa da Educação. Planejamento, Avaliação e Papel do Orientador Escolar. Fundamentos da Supervisão Escolar. Legislação Educacional. Gestão Pedagógica e Administrativa da Educação. Planejamento, Avaliação e Papel do Supervisor Escolar.
- Estuda o Sistema de Ensino brasileiro: tipos de sistema, composição, estrutura organizacional e competências dos principais órgãos administrativos e normativos. A Educação Básica na nova LDB - caracterização geral: composição, finalidades, organização, carga horária, composição curricular, verificação do rendimento escolar, recuperação de estudos e frequência. A Educação Básica no horizonte do Plano Nacional de Educação: principais diretrizes e metas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Avaliação institucional em educação: o que é e por que fazer? Breve retomada histórica da avaliação institucional no Brasil. Avaliação institucional como procedimento de avaliação interna (autoavaliação) e externa (políticas públicas de avaliação). Análise de modelos avaliativos aplicados à Educação Básica e à Educação Superior no país.
- O catálogo de Programas do Governo Federal e suas ações nos municípios. Modalidades, Parcerias e administração. Programas de Desenvolvimentos Ministeriais. Fontes de financiamento e prestação de contas. Origem e desenvolvimento do Estado, formas de regulação social. Compreendendo a proposta atual da legislação sobre Política Social. Normas e Instrumentos para contratação e isenções fiscais.
- Planejamento, execução e avaliação dos Projetos. O Planejamento do trabalho didático- pedagógico por projetos como forma de organização dos conhecimentos escolares. Projeto de Trabalho – Plano de Estudos e Aprendizagem. Construção dos Projetos de Trabalho que se adaptem à realidade, contextualizados. O novo e o antigo; instituições e grupos; grupo e seus papéis, medo da perda e do ataque, resolução de conflitos, matriz de identidade. Elementos dispositivos de acordo com Picho-Riviére. Escola grupo e Democracia.
- A Escola como direito; Escola inserida num sistema de ensino e num determinado território; órgãos de decisão colegiada; Planejamento participativo. A Gestão Escolar e as dimensões do planejamento. Fundamentos para o planejamento da ação do Gestor Educacional.; Estatuto da criança e do adolescente; proporcionar uma visão geral do processo de Gestão Escolar, estudando conceitos práticos, teóricos e as ferramentas de gestão, visando capacitar os gestores como líderes educadores, voltados para o desenvolvimento de pessoas.
- Política e legislação educacional brasileira para o nível básico: revisão contextualizada da atual legislação registada na Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional da Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Sexualidades: (pré)conceitos. Orientação sexual. Introdução aos estudos queer. Feminismo e Homossexualidade no Brasil e mundo. Transversalidade, Educação e Orientação sexual. Repressão e Liberação sexuais. Teorias psicossociais da sexualidade. Temas polêmicos e a atuação do/a educador/a. Família e escola no enfrentamento de conflitos. Bullying. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.
- Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
Obs.: É perfeitamente possível
haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso.
(*) Estas disciplinas
acontecem pautada na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas
no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Acadêmico.