Gestão e Design em Carnaval
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Principal curso no Brasil na área de Gestão e Design de carnaval.
-
Aulas presenciais com as maiores referências na área do Brasil.
-
Corpo docente composto exclusivamente por especialistas, mestres e doutores dinâmicos nas suas áreas e com larga experiência no carnaval das principais capitais do Brasil.
-
Matriz curricular inovadora, atualizada e dividida em quatro grupos: fundamentação histórica, técnicas, julgamento e gestão. Pensada por profissionais do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.
-
Aulas práticas dentro dos barracões, ateliês e centros culturais.
-
Embasamento para produção em outras manifestações artísticas e populares do Brasil.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
A pesquisa em Gestão e Designer
de Carnaval propicia, a partir de um projeto que se efetiva nas relações
entre duas ou mais disciplinas, eixos e técnicas o estudo relativo a produção e
planejamento do espetáculo carnaval.
O curso propõe o aprofundamento
na gestão, na produção, na história do carnaval e das escolas de samba
proporcionando uma visão sobre as funções pré-produção, produção e pós-produção
do espetáculo. O curso dividido em quatro grandes grupos, são eles: fundamentação
histórica, técnicas, julgamento e gestão compreende a elaboração desta grande
manifestação artística e popular brasileira dentro de uma perspectiva
histórica, técnica e experimental, onde privilegiar-se-á não só a prática, mas também
a análise crítica e científica de conceitos e diálogo sobre os objetivos da
gestão, do planejamento e da produção no
carnaval.
Tem como finalidade capacitar os
alunos para pensar e propor práticas carnavalescas que visem à ampla construção
de conhecimento. Habilitando-o em um profissional a criação, transmissão,
recepção, construção e desenvolvimento de projetos nos quais a aprendizagem
destas linguagens estejam atreladas a conquistas como valorização da produção
coletiva, o respeito pela diferença e a criação artística como direito de todo
indivíduo.
Além do conhecimento sobre as variáveis envolvidas nessa atividade, a apresentação de métodos e técnicas para manipulação e determinação dessas variáveis e, por fim, a análise de situações reais em planejamento e a discussão sobre as soluções adotadas nos barracões.
Objetivos:
*Proporcionar visualização criativa e sistemática dos processos de interação e criação do carnaval, tal como estudar como um todo as fases de projeto, gestão e produção do carnaval;
*Aprimorar o exercício em torno da criação artística, transmissão e recepção do carnaval, assim como dominar técnicas, métodos e materiais essenciais para os processos de criação e construção do carnaval enquanto espetáculo;
*Oferecer uma imersão nas potencialidades cênicas do carnaval, a partir de 4 grupos de disciplinas, proporcionando o estímulo e o entendimento das significações desse evento para com outras manifestações artísticas e culturais do nosso país.
Público-Alvo:
*Profissionais liberais portadores de diploma de graduação;
*Pesquisadores das áreas de Dança, Artes Cênicas, Arquitetura, História, Design, Moda, Cultura e áreas afins;
*Interessados em desenvolver aptidões sobre composições carnavalescas.
Formato do curso:
As Aulas acontecem aos sábados e Domingos, umas vez ao mês, das 8 às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Estudo e elaboração de projetos de figurinos/fantasias para espetáculos carnavalescos, levando em consideração etapas de leitura de texto ou estrutura narrativa, técnicas de decupagem de personagens e a contextualização histórica do figurino/fantasia para o carnaval.
- O processo criativo por meio de uma visão neurocientífica. As diferentes potencialidades do indivíduo, as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos envolvidos na questão da inteligência e criatividade. As principais características dos tipos talentosos, super habilidosos e geniais na história e no contexto contemporâneo, com ênfase no Carnaval.
- Discute aspectos contemporâneos da comunicação em sentido amplo no contexto carnavalesco. Apresenta noções de jornalismo, postura em entrevistas, técnicas de produção textual e possíveis crises de imagem ao longo do processo de elaboração do desfile. Trata ainda sobre a importância das redes sociais como recurso para movimentar o período pré-carnavalesco e a interação com a opinião pública.
- A importância da historiografia do carnaval e seus desdobramentos ao longo dos séculos fora e no Brasil, demonstrando com casos as questões sócio-políticas que fazem do carnaval um grande evento social. A formação das escolas de samba e suas especificidades de acordo com cada região. Os diferentes formatos de documentação de carnaval, respeitando as características dos criadores e agremiações.
- Introdução a história do vestuário com um panorama da pré-história à contemporaneidade. Associação do contexto histórico e a visualidade às questões da arte, do teatro, da moda e os paralelos entre as vestimentas. A história e a cultura através do estudo dos trajes e modos de vida ao longo dos séculos.
- A compreensão da importância psicológica, sociológica e dramática da caracterização aplicada ao modo de criar figurinos e fantasias para e no carnaval.
- A construção de estampas conforme os princípios de composição. Tratamentos, estética, textura, forma e harmonia das cores e simulação de técnicas de estamparia, no sistema artesanal. Introdução aos métodos básicos da estamparia por impressão artesanal. Desenvolvimento de amostras com possibilidades para uma produção de estampados.
- O estudo de estruturas têxteis e desenvolvimento de alternativas de aproveitamento e criação a partir dos processos de tecelagem, tingimento, estamparia e beneficiamentos diversos, elaborados através de pesquisa individual. Execução de maquetes têxtil, como alternativa de criação, destinadas aos figurinos teatrais e as fantasias para os desfiles de carnaval.
- Os conceitos e o objetivo do planejamento e controle da produção no carnaval em geral. Uma visão sobre a função pré-produção, produção, pós-produção, e o seu papel dentro da organização e o relacionamento dessa área com as demais. Conceitos relacionados às atividades de planejamento, controle da produção e o conhecimento sobre as variáveis envolvidas nessa atividade. A apresentação de métodos e técnicas para manipulação e determinação dessas variáveis e, por fim, a análise de situações reais em planejamento e a discussão sobre as soluções adotadas nos barracões.
- O aprendizado das práticas de maquiagem artística dirigida a diversos segmentos. Estudo da cor, forma e do personagem como elementos que compõe essa prática. A maquiagem artística do Carnaval e seus principais personagens: Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Destaques, Composições de Carros, Alas, Baianas e Bateria.
- A compreensão da exploração dos tipos de materiais expressivos, convencionais ou não, na criação artística de perucas para fantasias/figurinos de alas, composições e comissão de frente como adereços carnavalescos. Exercícios de percepção, imaginação e criação. Proposição de formas para desenvolvimento da observação de referências para a criação artística.
- A análise da modelagem aplicada ao desenvolvimento de fantasias/figurinos, através da ergonomia do corpo humano e variações dimensionais (vertical e horizontal), por meio de estruturas aramadas ou ferragens.
- O estudo, análise e reflexão sobre os principais conceitos de cenografia e espaço cênico. Compreensão de elementos cenográficos e sua aplicação aos espetáculos das escolas de samba. Elaboração de projetos de alegorias de escolas de samba, levando em consideração as etapas de croqui, desenho técnico e maquete.
- A definição dos aspectos físicos e perceptivos da luz e suas aplicações em projetos de iluminação para o carnaval. Observação e estudo dos efeitos luminosos. Projeto de iluminação. Variáveis de conforto e desempenho nos ambientes e sistemas integrados de iluminação aplicados ao carnaval.
- Conceito de estética enquanto princípio das criações plástico-visuais, contemplando o contexto do espetáculo para os desfiles das escolas de samba.
- Investigação sobre a origem e história do quesito Comissão de Frente. A função de Comissão de Frente nessa manifestação cultural, com um maior detalhamento sobre esse quesito tão importante e suas mudanças ao longo do tempo apresentadas pelas escolas de samba.
- Entendimento e compreensão das funções, embora conhecidos e muito admirados, da Porta-bandeira e o Mestre-sala, e a coreografia por eles desenvolvida. Discussão de pesquisas bibliográficas na modesta literatura existente, e das entrevistas sobre questões relacionadas com a tradição, circularidade cultural e influências que, de alguma forma, participam da formação do casal ano após ano.
- Estudo dos dois quesitos de grande relevância nos desfiles de carnaval: harmonia e evolução. A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação, sendo esse um elemento também considerado para a avaliação da harmonia. A evolução marcada pela criatividade, empolgação e vibração dos componentes da escola e possíveis fatores que prejudicam a visão panorâmica de quem assiste ao espetáculo.
- A sistematização dos conceitos vivenciados formal e informalmente no estudo musical do quesito bateria, por meio da organização de conteúdos. O aprimoramento das habilidades motoras e perceptivo sensoriais. Os valores estéticos e estilísticos, bem como suas correlações históricas e sociais. Treinamento da percepção rítmica, melódica e harmônica entre instrumentos e sambas enredos.
- A existência de estudiosos que consideram a dramatização de cortejo carnavalesco elementos fundamentais que passaram a constituir os desfiles das escolas de samba, nos antigos ranchos e nas grandes sociedades. O carnaval de 1939 da Portela como primeira referência de dramatização completa em desfiles de escolas de samba. O histórico dos enredos e sambas em termos de conteúdo, significados e regulamentos.
- O conceito de ética e a ética dos valores. Fundamentos éticos nas relações pessoais e profissionais. Doutrinas éticas fundamentais. Consciência, virtude e vontade ética. Conhecimento geral do Manual do Julgador, construção de defesas, justificativas e os termos utilizados. O papel do julgador e profissional responsável pelas defesas e justificativas.
- O estudo e a visão global, crítica e humanística, de forma a atuar em prol do desenvolvimento geral, criação e desfile das escolas de samba.
- As intervenções do Estado e os impactos nas escolas de samba. Criação de políticas públicas como modificadores dos modelos carnavalescos. Políticas culturais e novos formatos das escolas de samba. Escolas de samba como organização administrativa e criativa – a indústria cultural. Carnavalescos como mediadores culturais. Cadeia produtiva e economia do carnaval e as leis de incentivo.
Observação: É perfeitamente possível haver alterações nesta Matriz Curricular, visando a otimização do Curso.
Supervisora Técnica
Bióloga e especialista em Neurociências, Comportamento e Psicopatologia pela PUC-PR/ARTMED, com formação em Psicobiologia e Neuropsicanálise Clínica pela UFMU. Especialista em Análise do Comportamento e Transtornos do Espectro Autista (TEA) pela CBI of Miami. Especialista em Psicomotricidade Clínica, Neuropsicopedagogia Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial e Inclusiva, História e Cultura Afro-brasileira e Gestão e Design de Carnaval pela Faculdade CENSUPEG. Desde 2018 tem se destacado na implementação e gestão dos cursos de carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo. Atua como gestora e docente dos cursos de Pós-Graduação em Gestão e Design em Carnaval. Dedica-se à inclusão social, racial e cultural de pessoas com deficiência.
Professora
Doutora (2019) e Mestre (2014) em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Especialista e Licenciada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica -IFES (Campos Colatina) (2021). Graduada em Artes Cênicas com Habilitação em Indumentária pela UFRJ (2011), e graduada no curso de Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai-Cetiqt (2012). Atualmente é professora do Curso Técnico Pós-médio de Produção de Moda da FAETEC-RJ (2011-atual). E orientadora de conservação preventiva têxtil e de vestes do Acervo Escultórico do Convento da Penha, Vila Velha-ES (2023-2024). Atuou como professora substituta das disciplinas de Indumentária na UFRRJ no Curso de Belas Artes (2017-2018) e (2012-2013). Premiada no edital cultura presente nas redes II, pela SECEC-RJ, com o projeto Drops de Figurino, uma série de vídeos para o Youtube sobre o cotidiano do figurino teatral (2022). Pesquisadora integrante do Projeto de extensão Terminologia do vestuário (EBA/UFRJ) (2018-2019), que resultou na publicação Terminologia e catalogação vestuário: percursos interdisciplinares (2023). Assistente de pesquisa do projeto Olly e Werner Reinheimer: moda, arte e política em que realizou a produção técnica de catalogação, organização, indexação e guarda de têxteis e vestuários do Acervo Olly e Werner Reinheimer (2016-2019). Bolsista de Iniciação Artística e Cultural no Centro de Referência Têxtil/ Vestuário (catalogação, indexação, aceite, guarda e limpeza de trajes e acessórios) (2008-2010). Pesquisadora no Diário de Inspirações INVERNO 2012 do SEBRAE no Instituto de Design do SENAI-CETIQT (pesquisa de inspirações, comportamento, consumo). (2011). Figurinista na CAL, Casa de Artes de Laranjeiras / RJ (projeto, confecção e produção de figurinos para espetáculos teatrais). (De 2008 a 2010). Estuda as aproximações entre as produções artísticas/culturais e a moda, por meio da cultura material e visual, com destaque para a investigação dos trajes mediante a sua materialidade e suas perspectivas históricas e museológicas.
Professor
Paulistano, iniciou sua carreira desde cedo e aos 11 anos de idade executou seu primeiro figurino para uma cliente. Está presente no ramo da moda e figurinos há mais de 25 anos. Um dos figurinistas mais procurado nos quesitos que compõem as notas de julgamento do carnaval, confeccionando fantasias de mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, destaques de alegorias e as inúmeras musas e rainhas de bateria, atendendo escolas paulistanas e cariocas. Reconhecido por suas produções exclusivas e que abrilhantam eventos de grandes repercussões como: abertura e encerramento da Copa da Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA 2014, Miss Universo, Monange Fashion Dream, Paradas de Natal e Páscoa para Shoppings em todo Brasil, confeccionou figurinos para o espetáculo Crazy For You e assinou como figurinista de espetáculos como Natal Luz de Gramado, A Bela e a Fera - O Espetáculo Musical, Em busca do Balão Mágico, o Guarda Costas, Conserto Para Dois, espetáculo de Claudia Raia e Jarbas Homem de Melo e atualmente estreando com o espetáculo A Fabulosa Fábrica de Música no Rio de Janeiro. Presente internacionalmente em eventos como Brazilian Ball no Canadá, Miss Beleza Negra na Itália, Miss International Queen na Tailândia, Miss Trans Star International na Espanha, e em festivais de música como Rock n Rio e The Week Parties. Convidado também para ministrar cursos e palestras sobre figurinos em Zimbábue, na África à convite do governo local. Em tempos, desenvolveu peças para comerciais de e programas de TV, editoriais de moda e ações publicitárias para empresas como: The Masked Singer Brasil, Mais Você, Cirque du Soleil, Chilli Beans, Dolce Gabbana, Burn Energy Drink, preservativos Prudence, Eh! Cosmetics, Manto Produções e entre outros. Além de experiências que fazem hoje o seu atelier ser visto também como referência a outros profissionais da aérea.
Professora
Mestra em Comunicação Social (PPGMC/UFF), Professora, Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Atua com imprensa no Carnaval do Rio há mais de 15 anos, passando por diversas mídias e assessorias. Também realiza projetos que relacionam as escolas de samba com as mais diversas áreas do conhecimento. Com experiência nas áreas de Gestão, Comunicação, Educação e Cultura, e ênfase no trabalho docente e na prática jornalística, possui suas atividades voltadas para a pesquisa e atuação nos espaços do Samba, do Carnaval e das manifestações populares, na relação entre Mídia, Cotidiano e Cidade.
Professor
Doutor e Mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor dos livros "Carnaval e Boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos", Editora Carnavalize, 2022, e Vestidos para Brilhar: uma Epopeia dos Grandes Destaques do Carnaval Carioca, Selo Carnavalize, 2018, e coautor de As Matriarcas da Avenida: Quatro Grande Escolas que Revolucionaram o Maior Show da Terra (Org. Fábio Fabato), Novaterra, 2016. Atua como pesquisador de enredos para a Unidos do Viradouro, escola campeã do Carnaval 2024.
Professora
Mulher preta, nascida em Niterói, é professora de percussão, ritmista, musicista e Youtuber. No carnaval, começou na Unidos do Viradouro onde aprendeu tamborim e outros instrumentos. Além de ritmista, foi a primeira mulher a fazer parte de uma comissão de bateria na Sapucaí pela Viradouro em 2015 e foi diretora de tamborim da agremiação em 2016. Hoje é diretora de tamborim da Unidos de Vila Isabel. Se formou na Escola de Música Villa Lobos e em Gestão de Carnaval pela Faculdade Estácio de Sá. Foi Mestra de Bateria de um Bloco Carnavalesco formado só por Mulheres, o Saias na Folia, formando, encorajando e mostrando as ritmistas que o lugar da mulher é onde ela quiser. Iniciou em 2015 um canal no youtube com vídeo aulas de tamborim e outros instrumentos de bateria, que hoje ultrapassa a marca de 70mil inscritos de diversos países, conseguindo assim, disseminar a cultura do samba pelo mundo afora. O canal também se tornou um espaço de debates e divulgação dos trabalhos dos colaboradores do seguimento. Levou seu conhecimento sobre bateria de escola de samba para diversos países como: Alemanha, Holanda, Espanha, Inglaterra, Irlanda do Norte e Estados Unidos. Fundadora e integrante da Banda Um Amô junto com outras musicistas, o grupo tem como objetivo mostrar a versatilidade dos instrumentos de uma bateria, além de reforçar o empoderamento feminino. Fundou a primeira Escola de Tamborim 100% online, possibilitando alunos de diversas partes do mundo a aprenderem a arte de tocar o instrumento, fomentando a paixão pela nossa cultura.
Professor
Diretor, ator e coreógrafo profissional. Cursou Artes Cênicas na Uni Rio e dança pelo Centro de Artes Nós da Dança. Coreógrafo de eventos de grandes empresas, entre elas Natura; Loreal; Jeunesse; Farm, C&A. Gestor de projeto de Sustentabilidade da Kaptur SP. Ator do Centro Teatral e Etcetal, uma das mais importantes cias de teatro físico do país com a qual já foi agraciado com mais de 40 indicações e prêmios de melhor atuação em festivais nacionais e internacionais, incluindo o prêmio São Paulo , o prêmio Zilka Salaberry, e em 2023 o prêmio Fabio Porchat de Humor. Proprietário do Conservatório Brasileiro de Dança, uma das mais importante escolas de dança do país. Na Tv Globo foi responsável pela direção de movimentos da última temporada de "A Grande Família" e assistente cênico de Beth Oliose no programa Criança Esperança. Diretor dos espetáculos: Xire Orixa; O último Unicórnio e Terror é coisa de criança - todos da Ore Cia Artística. Diretor do espetáculo "Lá na Gafieira "- da Giros Cia. Diretor do espetáculo solo "Emaranhados " de Amarillis Irani. Diretor do espetáculo de estreia da Circo em Nós, coletivo formado pelo Edital de Fomento ao circo da Secretaria de Cultura do Município do RJ. Coreografo e diretor artístico de muitas agremiações cariocas tais como Portela, Viradouro, Estácio de Sá, União da Ilha, Paraiso do Tuiuti, Vila Isabel dentre outras. Em 2024 renova contrato para a comissão de frente da União da Ilha do Governador. E na Unidos do Viradouro onde ficará responsável por toda direção cênica e coreográfica da escola.
Professor
Doutor e mestre em Artes (UERJ), professor e pesquisador especialista em carnaval, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Possui vasta experiência como julgador dos desfiles das escolas de samba e na cobertura jornalística da festa, além de já ter exercido as funções de carnavalesco e enredista de escolas de samba. Atua como parecerista e curador de projetos culturais, incluindo eventos como o Congresso Brasileiro da Cultura e o Fórum Cultura + Diversidade.
Professor
Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ e Mestre em Historia del Drama pela Universidad de Alcalá de Henares. Graduado em Artes Cênicas - Cenografia pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Especialista em Direito Público pela Escola Superior de Advocacia/Fundação Oswaldo Aranha (UNIFOA). Graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Pesquisador organizador do Núcleo de Estudos de Carnavais e Festas NEsCaFe (UFRJ/CNPQ). Foi Professor Colaborador da Pós-Graduação em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida (2016 a 2020) e Professor Substituto nos cursos de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes UFRJ (2021 a 2023). Cenógrafo e figurinista, ganhador do Prêmio Arlequim de Melhor Cenário do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro (2010). Carnavalesco nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com passagens pela Acadêmicos do Engenho da Rainha e Caprichosos de Pilares, ganhador do Prêmio Machine de Melhor Carnavalesco da Intendente Magalhães (2020). Autor do livro Modernidades Carnavalesas: O embate entre o tradicional e o moderno nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro, publicado pela Ed. Coletivo Cinefórum (2024).
Professora
Mestre em Artes pela Uerj e graduada em Licenciatura Plena em Educação física pela UFRJ. Coordenadora do Projeto Minueto do Samba para casais de mestre-sala e porta-bandeira. Coreografou os casais de mestre-sala e porta-bandeira das seguintes agremiações: segundo casal Unidos de Padre Miguel (2014 a 2017), primeiros casais das escolas: Acadêmicos da Rocinha (2017 e 2018), Renascer de Jacarepaguá (2012, 2013, 2018 e 2019) São Clemente (2018)e Acadêmicos do Cubango e Renascer de Jacarepaguá (2019). Atuou como porta-bandeira no Arranco do Engenho de Dentro (2004 a 2006) e Boêmios de Inhaúma (2006). Atuou como jurada do quesito mestre-sala e porta-bandeira nos carnavais de Guaratinguetá, São Paulo, Três Rios e Uruguaiana. Avaliadora do quesito mestre-sala e porta-bandeira na AESMRIO de 2011 a 2016. Integrou a companhia de dança folclórica Cia do Rio - UFRJ de 2002 a 2012. Integrou o grupo de danças folclóricas da extinta Universidade Gama Filho de 1997 a 2000. Auxiliou na coreografia dos Jogos Panamericanos 2007 e na Copa de 2014 coreografando casais de mestre-sala e porta-bandeira. Coreografou o grupo de abertura da Quadrilha do Sampaio de 2004 a 2011.
Professor
PAULISTANO, CARNAVALESCO E DIRETOR ARTÍSTICO, graduado em Economia (Universidade Mackenzie) e em graduando em História (Universidade Paulista). Cursos livres de História da Arte, Desenho Artístico, Desenho Arquitetônico e Produção Cultural. Autoria dos enredos de carnaval (enredista) do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2005 a 2016). Diretor Cultural responsável pelo resgate e manutenção dos valores históricos do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2006 a 2016). Responsável pela pesquisa, argumentação, criação textual, concepção visual e direção artística (carnavalesco) dos desfiles de carnaval do G.R.C.E.S. Mocidade Alegre (2009 a 2016), do G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria (2017), do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida (2018 e 2019) e do G.R.C.S.E.S. Águia de Ouro (2020 e 2021). Vencedor do Troféu Nota 10 do Diário de São Paulo na categoria Melhor Carnavalesco (2011, 2012 e 2013). Realizou a Direção Artística do Projeto Canto Livro de Literatura e Música, sobre a valorização da leitura e do saber através da musicalidade (2013 a 2017). Fez a curadoria da exposição Será Que El_ É? do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, sobre gêneros no Carnaval e a questão da orientação sexual na folia brasileira (2017). Ministra palestras sobre Carnaval em diversas Secretarias de Cultura do Estado de São Paulo e realiza workshops sobre a cultura do samba e do carnaval (2010 a 2020).
Professor
É mestre em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário La Salle - Niterói (2010). Desde o carnaval de 2020, assina como carnavalesco, em parceria com Leonardo Bora, o projeto artístico do GRES Acadêmicos do Grande Rio. Além disso, trabalhou como assistente para diversos carnavalescos em escolas do Rio de Janeiro e São Paulo, como Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela, Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Grande Rio, Gaviões da Fiel, Unidos de Vila Maria, Vai-Vai, dentre outras. Como carnavalesco, atuou nas escolas Mocidade Unidade do Santa Marta, Acadêmicos do Sossego e Acadêmicos do Cubango, sagrando-se três vezes campeão dos carnavais da Intendente Magalhães (Santa Marta 2013 e 2014; Sossego 2016), duas vezes ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Escola da Série A (Cubango 2018 e 2019) e uma vez ganhador do Estandarte de Ouro de Melhor Escola do Grupo Especial (Grande Rio 2020). Durante o mestrado estudou as relações entre cultura popular, arte contemporânea e carnaval através do processo criativo do desfile de 2019 da Acadêmicos do Cubango. No Observatório de Carnaval - OBCAR/UFRJ está credenciado nas linhas de a) artes da cena, artes visuais, arte da narrativa e história da arte e b) texto, imagem, discurso e arte da narrativa.
Professora
Especialização em História Moderna pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduação em Moda pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ) e em Licenciatura em História pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Atuou como professora convidada na Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ) entre 2007 e 2017, e como professora substituta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nos períodos de 2019 a 2021, 2014 a 2016 e 2006 a 2008. Trabalhou com maquiagem artística e caracterização no carnaval do Rio de Janeiro desde 2007, colaborando com diversas escolas de samba, como: Comissão de Frente da Unidos da Tijuca (2022); alas da Mocidade Independente de Padre Miguel (2020); Mestre-Sala e Porta-Bandeira dos Acadêmicos do Salgueiro (2020); alas da comunidade e criação de perucas e adereços para a alegoria do Paraíso do Tuiuti (2019); caracterização do personagem "Vampiro Neoliberalista" e do Carro Abre-Alas do Paraíso do Tuiuti (2018 e 2017, respectivamente); Segundo Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira dos Acadêmicos do Salgueiro (2017). No teatro, foi responsável por adereços e maquiagem artística em produções como "Repertório Shakespeare - Macbeth e Medida por Medida" (2016), "Gênesis - O Mix da Criação" (2016), "A Onça e o Bode" (2016), e a peça "O Auto da Compadecida" (2012). Trabalhou em diversas comissões de frente no carnaval, incluindo União da Ilha do Governador (2016), Estácio de Sá (2013 e 2014), Inocentes de Belford Roxo (2013), Império da Tijuca (2010), União da Ilha (2009), e Império Serrano (2007). Também atuou em peças teatrais como "Urucubaca" (2010) e "As Centenárias" (2007). Entre os prêmios recebidos no carnaval carioca, destacam-se: Troféu Plumas & Paetês de Melhor Maquiadora Artística em homenagem a Monarco (2016), Elza Soares (2015), e Chiquinha Gonzaga (2013).