Gestão e Design em Carnaval
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Principal curso no Brasil na área de Gestão e Design de carnaval.
-
Aulas presenciais com as maiores referências na área do Brasil.
-
Corpo docente composto exclusivamente por especialistas, mestres e doutores dinâmicos nas suas áreas e com larga experiência no carnaval das principais capitais do Brasil.
-
Matriz curricular inovadora, atualizada e dividida em quatro grupos: fundamentação histórica, técnicas, julgamento e gestão. Pensada por profissionais do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo.
-
Aulas práticas dentro dos barracões, ateliês e centros culturais.
-
Embasamento para produção em outras manifestações artísticas e populares do Brasil.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
A pesquisa em Gestão e Designer
de Carnaval propicia, a partir de um projeto que se efetiva nas relações
entre duas ou mais disciplinas, eixos e técnicas o estudo relativo a produção e
planejamento do espetáculo carnaval.
O curso propõe o aprofundamento
na gestão, na produção, na história do carnaval e das escolas de samba
proporcionando uma visão sobre as funções pré-produção, produção e pós-produção
do espetáculo. O curso dividido em quatro grandes grupos, são eles: fundamentação
histórica, técnicas, julgamento e gestão compreende a elaboração desta grande
manifestação artística e popular brasileira dentro de uma perspectiva
histórica, técnica e experimental, onde privilegiar-se-á não só a prática, mas também
a análise crítica e científica de conceitos e diálogo sobre os objetivos da
gestão, do planejamento e da produção no
carnaval.
Tem como finalidade capacitar os
alunos para pensar e propor práticas carnavalescas que visem à ampla construção
de conhecimento. Habilitando-o em um profissional a criação, transmissão,
recepção, construção e desenvolvimento de projetos nos quais a aprendizagem
destas linguagens estejam atreladas a conquistas como valorização da produção
coletiva, o respeito pela diferença e a criação artística como direito de todo
indivíduo.
Além do conhecimento sobre as variáveis envolvidas nessa atividade, a apresentação de métodos e técnicas para manipulação e determinação dessas variáveis e, por fim, a análise de situações reais em planejamento e a discussão sobre as soluções adotadas nos barracões.
Objetivos:
*Proporcionar visualização criativa e sistemática dos processos de interação e criação do carnaval, tal como estudar como um todo as fases de projeto, gestão e produção do carnaval;
*Aprimorar o exercício em torno da criação artística, transmissão e recepção do carnaval, assim como dominar técnicas, métodos e materiais essenciais para os processos de criação e construção do carnaval enquanto espetáculo;
*Oferecer uma imersão nas potencialidades cênicas do carnaval, a partir de 4 grupos de disciplinas, proporcionando o estímulo e o entendimento das significações desse evento para com outras manifestações artísticas e culturais do nosso país.
Público-Alvo:
*Profissionais liberais portadores de diploma de graduação;
*Pesquisadores das áreas de Dança, Artes Cênicas, Arquitetura, História, Design, Moda, Cultura e áreas afins;
*Interessados em desenvolver aptidões sobre composições carnavalescas.
Formato do curso:
As Aulas acontecem aos sábados e Domingos, umas vez ao mês, das 8 às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- Estudo e elaboração de projetos de figurinos/fantasias para espetáculos carnavalescos, levando em consideração etapas de leitura de texto ou estrutura narrativa, técnicas de decupagem de personagens e a contextualização histórica do figurino/fantasia para o carnaval.
- O processo criativo por meio de uma visão neurocientífica. As diferentes potencialidades do indivíduo, as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos envolvidos na questão da inteligência e criatividade. As principais características dos tipos talentosos, super habilidosos e geniais na história e no contexto contemporâneo, com ênfase no Carnaval.
- Discute aspectos contemporâneos da comunicação em sentido amplo no contexto carnavalesco. Apresenta noções de jornalismo, postura em entrevistas, técnicas de produção textual e possíveis crises de imagem ao longo do processo de elaboração do desfile. Trata ainda sobre a importância das redes sociais como recurso para movimentar o período pré-carnavalesco e a interação com a opinião pública.
- A importância da historiografia do carnaval e seus desdobramentos ao longo dos séculos fora e no Brasil, demonstrando com casos as questões sócio-políticas que fazem do carnaval um grande evento social. A formação das escolas de samba e suas especificidades de acordo com cada região. Os diferentes formatos de documentação de carnaval, respeitando as características dos criadores e agremiações.
- Introdução a história do vestuário com um panorama da pré-história à contemporaneidade. Associação do contexto histórico e a visualidade às questões da arte, do teatro, da moda e os paralelos entre as vestimentas. A história e a cultura através do estudo dos trajes e modos de vida ao longo dos séculos.
- A compreensão da importância psicológica, sociológica e dramática da caracterização aplicada ao modo de criar figurinos e fantasias para e no carnaval.
- A construção de estampas conforme os princípios de composição. Tratamentos, estética, textura, forma e harmonia das cores e simulação de técnicas de estamparia, no sistema artesanal. Introdução aos métodos básicos da estamparia por impressão artesanal. Desenvolvimento de amostras com possibilidades para uma produção de estampados.
- O estudo de estruturas têxteis e desenvolvimento de alternativas de aproveitamento e criação a partir dos processos de tecelagem, tingimento, estamparia e beneficiamentos diversos, elaborados através de pesquisa individual. Execução de maquetes têxtil, como alternativa de criação, destinadas aos figurinos teatrais e as fantasias para os desfiles de carnaval.
- Os conceitos e o objetivo do planejamento e controle da produção no carnaval em geral. Uma visão sobre a função pré-produção, produção, pós-produção, e o seu papel dentro da organização e o relacionamento dessa área com as demais. Conceitos relacionados às atividades de planejamento, controle da produção e o conhecimento sobre as variáveis envolvidas nessa atividade. A apresentação de métodos e técnicas para manipulação e determinação dessas variáveis e, por fim, a análise de situações reais em planejamento e a discussão sobre as soluções adotadas nos barracões.
- O aprendizado das práticas de maquiagem artística dirigida a diversos segmentos. Estudo da cor, forma e do personagem como elementos que compõe essa prática. A maquiagem artística do Carnaval e seus principais personagens: Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeira, Destaques, Composições de Carros, Alas, Baianas e Bateria.
- A compreensão da exploração dos tipos de materiais expressivos, convencionais ou não, na criação artística de perucas para fantasias/figurinos de alas, composições e comissão de frente como adereços carnavalescos. Exercícios de percepção, imaginação e criação. Proposição de formas para desenvolvimento da observação de referências para a criação artística.
- A análise da modelagem aplicada ao desenvolvimento de fantasias/figurinos, através da ergonomia do corpo humano e variações dimensionais (vertical e horizontal), por meio de estruturas aramadas ou ferragens.
- O estudo, análise e reflexão sobre os principais conceitos de cenografia e espaço cênico. Compreensão de elementos cenográficos e sua aplicação aos espetáculos das escolas de samba. Elaboração de projetos de alegorias de escolas de samba, levando em consideração as etapas de croqui, desenho técnico e maquete.
- A definição dos aspectos físicos e perceptivos da luz e suas aplicações em projetos de iluminação para o carnaval. Observação e estudo dos efeitos luminosos. Projeto de iluminação. Variáveis de conforto e desempenho nos ambientes e sistemas integrados de iluminação aplicados ao carnaval.
- Conceito de estética enquanto princípio das criações plástico-visuais, contemplando o contexto do espetáculo para os desfiles das escolas de samba.
- Investigação sobre a origem e história do quesito Comissão de Frente. A função de Comissão de Frente nessa manifestação cultural, com um maior detalhamento sobre esse quesito tão importante e suas mudanças ao longo do tempo apresentadas pelas escolas de samba.
- Entendimento e compreensão das funções, embora conhecidos e muito admirados, da Porta-bandeira e o Mestre-sala, e a coreografia por eles desenvolvida. Discussão de pesquisas bibliográficas na modesta literatura existente, e das entrevistas sobre questões relacionadas com a tradição, circularidade cultural e influências que, de alguma forma, participam da formação do casal ano após ano.
- Estudo dos dois quesitos de grande relevância nos desfiles de carnaval: harmonia e evolução. A totalidade da voz cantada pela escola durante a apresentação, sendo esse um elemento também considerado para a avaliação da harmonia. A evolução marcada pela criatividade, empolgação e vibração dos componentes da escola e possíveis fatores que prejudicam a visão panorâmica de quem assiste ao espetáculo.
- A sistematização dos conceitos vivenciados formal e informalmente no estudo musical do quesito bateria, por meio da organização de conteúdos. O aprimoramento das habilidades motoras e perceptivo sensoriais. Os valores estéticos e estilísticos, bem como suas correlações históricas e sociais. Treinamento da percepção rítmica, melódica e harmônica entre instrumentos e sambas enredos.
- A existência de estudiosos que consideram a dramatização de cortejo carnavalesco elementos fundamentais que passaram a constituir os desfiles das escolas de samba, nos antigos ranchos e nas grandes sociedades. O carnaval de 1939 da Portela como primeira referência de dramatização completa em desfiles de escolas de samba. O histórico dos enredos e sambas em termos de conteúdo, significados e regulamentos.
- O conceito de ética e a ética dos valores. Fundamentos éticos nas relações pessoais e profissionais. Doutrinas éticas fundamentais. Consciência, virtude e vontade ética. Conhecimento geral do Manual do Julgador, construção de defesas, justificativas e os termos utilizados. O papel do julgador e profissional responsável pelas defesas e justificativas.
- O estudo e a visão global, crítica e humanística, de forma a atuar em prol do desenvolvimento geral, criação e desfile das escolas de samba.
- As intervenções do Estado e os impactos nas escolas de samba. Criação de políticas públicas como modificadores dos modelos carnavalescos. Políticas culturais e novos formatos das escolas de samba. Escolas de samba como organização administrativa e criativa – a indústria cultural. Carnavalescos como mediadores culturais. Cadeia produtiva e economia do carnaval e as leis de incentivo.
Observação: É perfeitamente possível haver alterações nesta Matriz Curricular, visando a otimização do Curso.