MBA em Gestão de Farmácias e Drogarias
Pós-Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.
-
Material digital disponível para download.
-
Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.
-
Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Curse em 6 ou 12 meses.
-
Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Com a entrada do Brasil nos Esquemas de Cooperação em Inspeção Farmacêutica (PIC/s), a logística de medicamentos passou a ser considerada peça-chave na segurança do paciente e na confiabilidade do produto farmacêutico. Focado no desenvolvimento profissional e na concepção de transporte eficiente de insumos e medicamentos, o curso de pós-graduação em gestão de farmácias e drogarias prepara o egresso para esse novo desafio no transporte e no armazenamento de medicamentos.
Objetivos:
Especializar profissionais de áreas envolvidas na logística e com medicamentos para o pleno exercício da logística direta e reversa de medicamentos. Por meio de referenciais teóricos e atividades práticas, os alunos poderão aplicar os conceitos de gestão e logística na execução do planejamento de sistemas de capilaridade logística e centros de distribuições aplicáveis ao transporte e ao armazenamento de medicamentos e insumos farmacêuticos
* Oportunizar novas experiências na logística de medicamentos.
* Compreender as etapas de planejamento, logística e armazenamento de medicamentos.
* Apresentar um panorama da legislação vigente associado ao transporte de medicamentos.
* Proporcionar novos conhecimentos sobre os sistemas integrados à logística e ao armazenamento de medicamentos.
Público-Alvo:
O curso é destinado a profissionais das mais diversas áreas de formação superior com interesse em se especializar em logística e armazenamento de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Estratégias da matriz Ansoff. Modelo Porter das estratégias genéricas de competição. Cadeia de valor e importância para a formulação da estratégia da organização. Métodos para adoção estratégica. Critérios de sucesso para avaliar as opções estratégicas: adequação, aceitabilidade e viabilidade. Diferentes técnicas para avaliar as opções estratégicas. Relação entre planejamento estratégico e empreendedorismo. Dimensões estratégicas, táticas e operacionais do planejamento estratégico.
- Conceito de liderança a partir de diversas teorias apresentadas. Diferenças entre liderança e gestão. Influência de cada estilo de liderança no desempenho das pessoas em uma organização. Diferenças entre equipe e grupo. Contribuições dos trabalhos em equipes. Identificação de tipos de equipe: autodirigida e virtual. Conceito de equipes de alta performance. Papel do coaching para o desenvolvimento de equipes de alta produtividade. Relação entre a inteligência emocional e o desempenho de equipes.
- Inovação: conceitos fundamentais, tipologia e importância. Identificação dos sistemas interativos e suas características (redes de inovação, sistemas de governança, políticas públicas, economia criativa, ações indutoras e marcos regulatórios). Dimensão tecnológica da gestão do conhecimento. Elementos de uma empresa inovadora. Gestão eficaz dos processos de mudança empresarial. Táticas para a criação de um futuro de sucesso. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas. Resultados obtidos nos casos de inovação e empreendedorismo estudados.
- Fundamentos da estrutura e dos processos organizacionais. Tipos de estruturas organizacionais. Integração de processos organizacionais. Conceitos envolvidos na metodologia de modelagem de processos. Conceitos de gestão de processos e gestão por processos. Construção de modelos utilizando a simbologia do Business Process Model and Notation (BPMN). Conceito de gestão da qualidade. Análise da gestão da qualidade e de processos. Ferramentas para gestão da qualidade e de processos.
- Ferramentas para gestão da qualidade e de processos. Relação entre custo, volume e lucro. Conceitos de orçamento e custos e a sua importância na gestão financeira. Identificação de termos das demonstrações financeiras que auxiliam na previsão de eventos futuros. Ações da empresa com seus respectivos impactos financeiros. Comparação entre indicadores financeiros e projeção dos próximos resultados. Balanço patrimonial no modelo dinâmico. Demonstração do fluxo de caixa operacional, crescimento e a geração de valor.
- Estratégias de marketing que suportam as atividades de vendas. Exemplos de ferramentas de marketing utilizadas para as vendas. Influências do marketing nos canais de vendas. Relevância da análise do setor e da concorrência para o processo de planejamento de mercado. Diferença entre plano de negócio e plano de marketing. Etapas da preparação do plano de marketing. Passos para a elaboração de um plano estratégico de vendas. Características importantes das empresas e dos vendedores para alcançar as vendas. Métodos para fazer uma previsão de vendas.
- Processos que integram a gestão de pessoas. Importância dos processos do sistema de gestão de pessoas. Olhar crítico sobre a necessidade de todos os processos da gestão de pessoas acontecerem simultaneamente. Conceito de gestão de pessoas e suas características elementares. Contexto da gestão de pessoas. Papel desempenhado pelas pessoas nas organizações e sua importância diante delas. Habilidades e competências necessárias ao exercício de atividades em logística farmacêutica. Lacunas profissionais mais comuns entre os colaboradores. Ferramentas de qualificação profissional.
- Métodos de controle de estoque utilizando fichas de controle de estoque pelos métodos UEPS, PEPS e custo médio ponderado para precificação de estoques. Comparação entre custo de mercadorias vendidas (CMV) e o estoque final por meio de cada um dos métodos: custo médio ponderado, UEPS e PEPS. Estruturação da curva ABC para análise e gestão de estoques. Importância do planejamento de demandas para o controle de previsões. Necessidades de projeções de demanda para planejamento e controle. Métodos e técnicas utilizados para relacionar serviços ao cliente e vendas nos controles de previsão. Métrica para a avaliação de fornecedores. Aspectos técnicos e legais na qualificação de fornecedores. Validação de documentação técnica emitida por fornecedores.
- Conceitos de gastos, custos, despesas, investimentos, perdas e desperdícios. Diferenças entre custos de despesas com base na sua importância na alocação dos gastos. Importância dos investimentos realizados com planejamento. Principais conceitos relacionados à formação de preços. Conceitos e os cálculos associados ao custo unitário dos produtos nos serviços. Conceitos e os cálculos referentes ao custo de mercadoria vendida (CMV) e ao preço de venda dos produtos nos serviços. Importância da competitividade e da inovação para o crescimento da empresa. Principais características quanto à competitividade no meio organizacional. Segmentos de inovação e de competição.
- Modos de transportes que compõem o sistema de transporte brasileiro. Indicadores referentes ao sistema de transporte brasileiro. Estrutura geral de gestão de transportes. Conceitos básicos dos modelos de previsão de demanda. Aspectos que influenciam o dimensionamento de frota para uma demanda conhecida. Cálculo de dimensionamento de frota para uma demanda conhecida. Conceitos que influenciam o dimensionamento de frota de transporte público. Cálculos de dimensionamento de frota de linhas de transporte público. Alternativas mais comuns para a ampliação da frota de transportes.
- Importância do processo de manutenção para empresas de transporte. Alternativas estratégicas para a realização da manutenção. Modos de manutenção de operação e manutenção corretiva. Características da manutenção preventiva. Procedimentos específicos de manutenção preventiva. Cálculos de índices relacionados com os processos de manutenção. Definição e estruturação de centros de distribuição.
- Dimensões de mensuração logística. Sistema de mensuração de desempenho logístico. Níveis de mensuração e fluxo de informação. Projeto do sistema de logística reversa. Processo de implantação do sistema de logística reversa. Formas de controle dos sistemas de logística reversa. Cenário da logística de medicamentos no Brasil e no mundo. Legislação relacionada à distribuição e à logística de medicamentos no Brasil. Logística de entrega e sua relação com a capilaridade das distribuidoras.