Neurociências e o Manejo Comportamental de TEA e TDI
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Abordagem multidisciplinar, integrando conteúdo das neurociências, análise do comportamento, linguagem, desenvolvimento motor e inclusão escolar, atendendo às demandas reais do mercado e às necessidades das famílias e instituições.
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Metodologias ativas que colocam o acadêmico como protagonista do processo de formação, com recursos pedagógicos inovadores, com foco na prática profissional, estudos de caso, videoaulas e materiais atualizados com base nas mais recentes evidências científicas, facilitando a aplicação direta no cotidiano de trabalho do profissional.
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Flexibilidade de aprendizagem na modalidade on-line com aulas ao vivo, onde o acadêmico poderá participar da aula de qualquer lugar onde tenha acesso a internet.
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Corpo docente altamente qualificado, com professores com sólida formação acadêmica, experiência prática em contextos clínicos e educacionais e atuação direta com pessoas com TEA e TDI, proporcionando uma vivência real e aplicada aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
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Preparo dos acadêmicos para atuação em clínicas, escolas, instituições de ensino, centros de reabilitação e atendimentos domiciliares, áreas em constante expansão e com crescente demanda por profissionais especializados em TEA e TDI.
Apresentação
O número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) cresce a cada ano, aumentando também a demanda por profissionais qualificados para compreender, acolher e intervir de forma eficaz. Famílias, escolas e instituições enfrentam desafios diários diante da complexidade desses transtornos, e a escassez de especialistas preparados agrava ainda mais esse cenário.
O curso de Pós-Graduação em Neurociências e o Manejo Comportamental de TEA e TDI profissionais para atuar com segurança, ética e embasamento científico, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com esses transtornos. A formação une conhecimentos das neurociências, promovendo uma abordagem prática, humana e multidisciplinar.
Na Faculdade CENSUPEG, você encontra um corpo docente altamente qualificado, materiais atualizados e um currículo que integra teoria e prática de forma equilibrada. O curso oferece um preparo profissional ético, excelente e empático, para atuar com segurança em diferentes contextos, como clínicas, escolas e instituições especializadas.
Pronto para transformar sua carreira e ser agente de mudança na vida de muitas pessoas?
Inscreva-se agora na Pós-Graduação em Neurociências e o Manejo Comportamental de TEA e TDI da CENSUPEG. Garanta sua vaga e faça parte de uma nova geração de profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro!
Objetivos do Curso
- Promover uma visão ampla e atualizada sobre o desenvolvimento humano atípico, compreendendo as bases genéticas, neurobiológicas e comportamentais relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI).
- Aplicar estratégias de avaliação diagnóstica e de identificação de repertórios de habilidades em pessoas com TEA e TDI, utilizando instrumentos e metodologias baseadas em evidências científicas. Promover a integração de diferentes áreas do conhecimento para o planejamento de intervenções individualizadas, favorecendo o desenvolvimento global, a funcionalidade e a qualidade de vida.
- Desenvolver intervenções eficazes, incluindo o uso de tecnologia assistiva, adaptação curricular, generalização de habilidades e treinamento de pais, visando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TEA e TDI.
- Atuar de forma ética, crítica e empática em contextos clínicos, educacionais e institucionais, promovendo práticas inclusivas, interdisciplinares e centradas na pessoa.
Público-Alvo
Profissionais graduados nas áreas da Educação, com licenciatura ou bacharelado nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, entre outras e, na área da Saúde, para graduados em Fonoáudiologo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Psicomotricista, Médico, Enfermeiro, Neuropsicopedagogo Clínico e Musicoterapeuta.
Formato do Curso
- Aulas ao vivo por meio da plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com interação em tempo real.
- Além das aulas ao vivo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis as Unidades de Aprendizagem que fazem parte dessa formação e as atividades avaliativas.
- Início: 24 de Fevereiro de 2026, encontros às terças-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- Estudo das características centrais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Critérios diagnósticos (DSM 5 TR/CID 11). Níveis de suporte e classificação de gravidade. Funcionamento adaptativo e impacto funcional. Variabilidade de apresentação ao longo do desenvolvimento, comorbidades frequentes e diagnóstico diferencial. Sinais de alerta, triagem e fluxos de encaminhamento intersetoriais (saúde, educação e assistência), com foco em comunicação com a família e em planejamento integrado de cuidado.
- As bases genéticas e neurobiológicas do desenvolvimento humano durante a infância. O estudo dos processos de desenvolvimento cerebral, influências genéticas e ambientais no desenvolvimento e como esses fatores interferem no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). A interpretação das pesquisas e teorias mais recentes da área.
- O desenvolvimento genético e neurobiológico durante a adolescência e a vida adulta, considerando aspectos biológicos, genéticos e ambientais que influenciam no desenvolvimento humano, além de aspectos específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Questões relacionadas aos impactos da idade avançada na saúde mental, física e cognitiva de pessoas com TEA e TDI.
- Fundamentos da neuropsicofarmacologia aplicados ao manejo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Estudo das principais classes de medicamentos utilizadas, incluindo antipsicóticos, estabilizadores de humor, antidepressivos, ansiolíticos, psicoestimulantes e moduladores do sono. Indicações, mecanismos de ação, efeitos terapêuticos esperados, efeitos adversos e critérios de monitoramento clínico. Discussão sobre o papel da farmacoterapia no manejo de sintomas como irritabilidade, hiperatividade, agressividade, distúrbios do sono e comorbidades psiquiátricas. Interface entre tratamento medicamentoso, intervenções terapêuticas não farmacológicas e acompanhamento multiprofissional. Ênfase na avaliação contínua da eficácia, segurança e impacto da medicação na funcionalidade e qualidade de vida.
- Estudo dos fundamentos clínicos e neurocientíficos aplicados à avaliação diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Discussão sobre critérios diagnósticos da Associação Psiquiátrica Americana (APA) e sua relação com manifestações cognitivas, comportamentais e funcionais. Caracterização dos marcadores clínicos e neuropsicológicos relevantes para o diagnóstico diferencial. Análise das principais abordagens e instrumentos de avaliação utilizados, como Childhood Autism Rating Scale (CARS), Social Responsiveness Scale (SRS-2), Escala Vineland de Comportamento Adaptativo (Vineland-3), Escala de Avaliação de Traços Autísticos – PROTEA-R, Leiter International Performance Scale (Leiter-3), Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV/V) e Bayley Scales of Infant and Toddler Development (Bayley-III). Aplicação dos resultados da avaliação no planejamento terapêutico e no delineamento de estratégias de intervenção multidisciplinares.
- Estudo dos procedimentos de avaliação de repertórios de habilidades e do repertório funcional em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Identificação de áreas centrais do desenvolvimento: comunicação, habilidades sociais, cognitivas, acadêmicas, adaptativas e de autocuidado. Apresentação dos protocolos e instrumentos baseados em evidências, como ABLLS-R, VBMAPP, Portage, AFLS, Vineland-3 e outros voltados à caracterização das habilidades presentes e déficits a serem trabalhados.
- Aspectos teóricos, práticos e neurocientíficos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Marcos típicos e atípicos do desenvolvimento linguístico, com ênfase nos processos neurobiológicos envolvidos na aquisição da linguagem, percepção auditiva, atenção conjunta e plasticidade cerebral. Principais modelos e abordagens de ensino da comunicação, incluindo a Análise do Comportamento Verbal, PECS, PROMPT e sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Identificação de déficits comunicativos e suas implicações sociais, emocionais e funcionais. Estratégias de intervenção baseadas em evidências para o ensino de habilidades comunicativas expressivas, receptivas, pragmáticas e sociais. Planejamento de metas individualizadas, mensuráveis e funcionais. Integração de estratégias de comunicação com familiares, professores e equipe multiprofissional, favorecendo a generalização, a manutenção de habilidades e a promoção da
- Estudo do desenvolvimento neuromotor típico e atípico em diferentes faixas etárias, com ênfase em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Marcos do desenvolvimento motor grosso e fino, coordenação motora, equilíbrio, tônus muscular, planejamento motor e integração sensóriomotora. Identificação de atrasos e alterações no desenvolvimento neuromotor, suas repercussões funcionais e sociais. Avaliação de habilidades motoras e utilização de protocolos padronizados para análise do desempenho. Estratégias de intervenção baseadas em evidências voltadas para a promoção de habilidades motoras fundamentais, autonomia funcional e participação social. Planejamento de programas individualizados de intervenção, considerando necessidades específicas, contextos naturais e colaboração interdisciplinar com famílias, professores e equipe multiprofissional
- Estudo das alterações do processamento sensorial em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), suas manifestações clínicas e impactos na aprendizagem, regulação emocional e interação social. Estratégias baseadas em evidências para a intervenção em disfunções sensoriais, promovendo autorregulação e adaptação ao ambiente. Desenvolvimento de habilidades relacionadas às Atividades de Vida Diária (AVDs), com foco em autonomia, independência e funcionalidade no cotidiano. O brincar funcional como eixo fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e comunicativo, incluindo o uso de jogos, atividades simbólicas e de interação social. Planejamento de programas individualizados que integrem intervenção sensorial, AVDs e brincar funcional, considerando a participação da família, a generalização em contextos naturais e a promoção da qualidade de vida.
- Estudo das principais abordagens e modelos de intervenção utilizados no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Apresentação dos fundamentos, objetivos e evidências científicas que sustentam cada método. Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como referência central no ensino de habilidades e redução de comportamentos desafiadores. Discussão sobre o Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM). Abordagem TEACCH como estratégia educacional estruturada. O modelo DIR/Floortime e suas aplicações no estímulo ao desenvolvimento socioemocional. O modelo SCERTS, com foco em comunicação social, regulação emocional e suporte transacional. O programa JASPER, voltado para o desenvolvimento de habilidades sociais e de jogo simbólico. Análise comparativa entre os diferentes métodos, suas aplicabilidades, limites e possibilidades de integração em programas individualizados de intervenção.
- Estudo dos fundamentos da análise do comportamento aplicada (ABA) e sua utilização em intervenções direcionadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Identificação de déficits e excessos comportamentais a partir de observação sistemática e registros. Introdução aos conceitos de estímulo, resposta, reforço, punição, extinção, discriminação e generalização. Discussão sobre a importância da coleta e análise de dados para tomada de decisão clínica. Avaliação do impacto das intervenções comportamentais na qualidade de vida e no desenvolvimento global da pessoa com TEA e TDI.
- Estudo das estratégias baseadas em evidências para o manejo e intervenção em comportamentos desafiadores apresentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Introdução à avaliação funcional do comportamento e às hipóteses de função como norteadoras da intervenção. Planejamento de estratégias preventivas, incluindo manipulação de antecedentes, enriquecimento ambiental e ensino de habilidades alternativas. Técnicas de reforçamento diferencial, extinção e esvanecimento de instruções. Intervenções seguras e éticas para redução de comportamentos agressivos, autolesivos ou disruptivos. Papel do treinamento de cuidadores e da equipe multiprofissional no manejo consistente dos comportamentos. Avaliação dos resultados e impacto das estratégias na qualidade de vida, autonomia e inclusão social.
- Estudo das estratégias baseadas na análise do comportamento aplicadas ao ensino de habilidades em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Identificação de habilidades básicas e pré-requisitos de aprendizagem. Planejamento de programas individualizados com definição de objetivos mensuráveis e socialmente relevantes. Procedimentos de ensino, incluindo modelagem, encadeamento, ensino por tentativas discretas (DTT) e ensino em ambientes naturais (NET). Uso de dicas (prompts), bem como estratégias de esvanecimento de dicas para promover independência. Aplicação de reforçamento positivo e avaliação de preferências para motivar a aprendizagem. Estratégias para promover generalização e manutenção das habilidades adquiridas. Ensino de habilidades funcionais que favoreçam autonomia, comunicação, interação social e participação em contextos naturais.
- Planejamento de generalização e manutenção de habilidades (pessoas, ambientes, estímulos e tempo). BST — Behavioral Skills Training: instrução, modelagem, ensaio comportamental e feedback, com métricas de fidelidade e validade social. Organização de sessões de orientação a pais/cuidadores, definição de metas funcionais, tarefas de casa e monitoramento por dados simples. Adaptações culturais e de acessibilidade para TEA e TDI e integração com as metas do plano terapêutico/educacional.
- Estudo das tecnologias assistivas como ferramentas de apoio à intervenção em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Conceitos fundamentais, classificação e legislação sobre tecnologia assistiva. Dispositivos de comunicação alternativa e aumentativa (CAA), softwares e aplicativos para estímulo da linguagem, aprendizagem e organização de rotinas. Recursos digitais para promoção da autonomia, inclusão social, desenvolvimento acadêmico e funcionalidade no cotidiano. Avaliação das necessidades individuais e seleção de tecnologias adequadas ao perfil do usuário. Estratégias para implementação eficaz em programas terapêuticos, considerando treinamento de profissionais, orientações a familiares e adaptações culturais. Discussão sobre evidências científicas, limitações e perspectivas futuras da tecnologia assistiva na prática clínica e educacional.
- Elaboração e implementação do Plano Terapêutico Individualizado (PTI) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), considerando suas características, necessidades específicas e contextos de vida. Definição de objetivos terapêuticos claros, mensuráveis e funcionalmente relevantes. Aplicação de metodologias e técnicas de intervenção baseadas em evidências, voltadas para a promoção da autonomia, funcionalidade e qualidade de vida. Desenvolvimento de habilidades para avaliação contínua do progresso, revisão de metas e tomada de decisão clínica. Articulação e integração do PTI com equipes multiprofissionais e familiares, favorecendo a comunicação, a consistência das estratégias e a generalização dos ganhos terapêuticos.
- Os direitos legais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), incluindo acesso à educação e atendimento médico. Principais legislações brasileiras. As questões éticas e políticas relacionadas a atenção da pessoa com TEA e TDI.