Neurociências e o Manejo Comportamental de TEA e TDI

Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Abordagem multidisciplinar, integrando conteúdo das neurociências, análise do comportamento, linguagem, desenvolvimento motor e inclusão escolar, atendendo às demandas reais do mercado e às necessidades das famílias e instituições.

  • Metodologias ativas que colocam o acadêmico como protagonista do processo de formação, com recursos pedagógicos inovadores, com foco na prática profissional, estudos de caso, videoaulas e materiais atualizados com base nas mais recentes evidências científicas, facilitando a aplicação direta no cotidiano de trabalho do profissional.

  • Flexibilidade de aprendizagem na modalidade on-line com aulas ao vivo, onde o acadêmico poderá participar da aula de qualquer lugar onde tenha acesso a internet.

  • Corpo docente altamente qualificado, com professores com sólida formação acadêmica, experiência prática em contextos clínicos e educacionais e atuação direta com pessoas com TEA e TDI, proporcionando uma vivência real e aplicada aos conteúdos trabalhados em sala de aula.

  • Preparo dos acadêmicos para atuação em clínicas, escolas, instituições de ensino, centros de reabilitação e atendimentos domiciliares, áreas em constante expansão e com crescente demanda por profissionais especializados em TEA e TDI.

Apresentação

O número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) cresce a cada ano, aumentando também a demanda por profissionais qualificados para compreender, acolher e intervir de forma eficaz. Famílias, escolas e instituições enfrentam desafios diários diante da complexidade desses transtornos, e a escassez de especialistas preparados agrava ainda mais esse cenário.

O curso de Pós-Graduação em Neurociências e o Manejo Comportamental de TEA e TDI profissionais para atuar com segurança, ética e embasamento científico, promovendo o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos com esses transtornos. A formação une conhecimentos das neurociências, promovendo uma abordagem prática, humana e multidisciplinar.

Na Faculdade CENSUPEG, você encontra um corpo docente altamente qualificado, materiais atualizados e um currículo que integra teoria e prática de forma equilibrada. O curso oferece um preparo profissional ético, excelente e empático, para atuar com segurança em diferentes contextos, como clínicas, escolas e instituições especializadas.

Pronto para transformar sua carreira e ser agente de mudança na vida de muitas pessoas?

Inscreva-se agora na Pós-Graduação em Neurociências e o Manejo Comportamental de TEA e TDI da CENSUPEG. Garanta sua vaga e faça parte de uma nova geração de profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro!

Objetivos do Curso
- Promover uma visão ampla e atualizada sobre o desenvolvimento humano atípico, compreendendo as bases genéticas, neurobiológicas e comportamentais relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI).
Aplicar estratégias de avaliação diagnóstica e de identificação de repertórios de habilidades em pessoas com TEA e TDI, utilizando instrumentos e metodologias baseadas em evidências científicas. Promover a integração de diferentes áreas do conhecimento para o planejamento de intervenções individualizadas, favorecendo o desenvolvimento global, a funcionalidade e a qualidade de vida.
Desenvolver intervenções eficazes, incluindo o uso de tecnologia assistiva, adaptação curricular, generalização de habilidades e treinamento de pais, visando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com TEA e TDI.
Atuar de forma ética, crítica e empática em contextos clínicos, educacionais e institucionais, promovendo práticas inclusivas, interdisciplinares e centradas na pessoa.

Público-Alvo
Profissionais da área da saúde. 

Formato do Curso
- Aulas ao vivo por meio da plataforma de videoconferência, em um formato semelhante ao encontro presencial, com interação em tempo real.
- Além das aulas ao vivo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estarão disponíveis as Unidades de Aprendizagem que fazem parte dessa formação e as atividades avaliativas.
Início:  25 de Novembro de 2025, encontros às terças-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Você vai Aprender

  • Estudo das características centrais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Critérios diagnósticos (DSM 5 TR/CID 11). Níveis de suporte e classificação de gravidade. Funcionamento adaptativo e impacto funcional. Variabilidade de apresentação ao longo do desenvolvimento, comorbidades frequentes e diagnóstico diferencial. Sinais de alerta, triagem e fluxos de encaminhamento intersetoriais (saúde, educação e assistência), com foco em comunicação com a família e em planejamento integrado de cuidado.
  • As bases genéticas e neurobiológicas do desenvolvimento humano durante a infância. O estudo dos processos de desenvolvimento cerebral, influências genéticas e ambientais no desenvolvimento e como esses fatores interferem no Transtorno do Espectro Autista (TEA) e no Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). A interpretação das pesquisas e teorias mais recentes da área.
  • O desenvolvimento genético e neurobiológico durante a adolescência e a vida adulta, considerando aspectos biológicos, genéticos e ambientais que influenciam no desenvolvimento humano, além de aspectos específicos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Questões relacionadas aos impactos da idade avançada na saúde mental, física e cognitiva de pessoas com TEA e TDI.
  • Fundamentos da neuropsicofarmacologia aplicados ao manejo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Estudo das principais classes de medicamentos utilizadas, incluindo antipsicóticos, estabilizadores de humor, antidepressivos, ansiolíticos, psicoestimulantes e moduladores do sono. Indicações, mecanismos de ação, efeitos terapêuticos esperados, efeitos adversos e critérios de monitoramento clínico. Discussão sobre o papel da farmacoterapia no manejo de sintomas como irritabilidade, hiperatividade, agressividade, distúrbios do sono e comorbidades psiquiátricas. Interface entre tratamento medicamentoso, intervenções terapêuticas não farmacológicas e acompanhamento multiprofissional. Ênfase na avaliação contínua da eficácia, segurança e impacto da medicação na funcionalidade e qualidade de vida.
  • Estudo dos fundamentos clínicos e neurocientíficos aplicados à avaliação diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Discussão sobre critérios diagnósticos da Associação Psiquiátrica Americana (APA) e sua relação com manifestações cognitivas, comportamentais e funcionais. Caracterização dos marcadores clínicos e neuropsicológicos relevantes para o diagnóstico diferencial. Análise das principais abordagens e instrumentos de avaliação utilizados, como Childhood Autism Rating Scale (CARS), Social Responsiveness Scale (SRS-2), Escala Vineland de Comportamento Adaptativo (Vineland-3), Escala de Avaliação de Traços Autísticos – PROTEA-R, Leiter International Performance Scale (Leiter-3), Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV/V) e Bayley Scales of Infant and Toddler Development (Bayley-III). Aplicação dos resultados da avaliação no planejamento terapêutico e no delineamento de estratégias de intervenção multidisciplinares.
  • Estudo dos procedimentos de avaliação de repertórios de habilidades e do repertório funcional em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Identificação de áreas centrais do desenvolvimento: comunicação, habilidades sociais, cognitivas, acadêmicas, adaptativas e de autocuidado. Apresentação dos protocolos e instrumentos baseados em evidências, como ABLLS-R, VBMAPP, Portage, AFLS, Vineland-3 e outros voltados à caracterização das habilidades presentes e déficits a serem trabalhados.
  • Aspectos teóricos, práticos e neurocientíficos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Marcos típicos e atípicos do desenvolvimento linguístico, com ênfase nos processos neurobiológicos envolvidos na aquisição da linguagem, percepção auditiva, atenção conjunta e plasticidade cerebral. Principais modelos e abordagens de ensino da comunicação, incluindo a Análise do Comportamento Verbal, PECS, PROMPT e sistemas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA). Identificação de déficits comunicativos e suas implicações sociais, emocionais e funcionais. Estratégias de intervenção baseadas em evidências para o ensino de habilidades comunicativas expressivas, receptivas, pragmáticas e sociais. Planejamento de metas individualizadas, mensuráveis e funcionais. Integração de estratégias de comunicação com familiares, professores e equipe multiprofissional, favorecendo a generalização, a manutenção de habilidades e a promoção da
  • Estudo do desenvolvimento neuromotor típico e atípico em diferentes faixas etárias, com ênfase em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Marcos do desenvolvimento motor grosso e fino, coordenação motora, equilíbrio, tônus muscular, planejamento motor e integração sensóriomotora. Identificação de atrasos e alterações no desenvolvimento neuromotor, suas repercussões funcionais e sociais. Avaliação de habilidades motoras e utilização de protocolos padronizados para análise do desempenho. Estratégias de intervenção baseadas em evidências voltadas para a promoção de habilidades motoras fundamentais, autonomia funcional e participação social. Planejamento de programas individualizados de intervenção, considerando necessidades específicas, contextos naturais e colaboração interdisciplinar com famílias, professores e equipe multiprofissional
  • Estudo das alterações do processamento sensorial em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), suas manifestações clínicas e impactos na aprendizagem, regulação emocional e interação social. Estratégias baseadas em evidências para a intervenção em disfunções sensoriais, promovendo autorregulação e adaptação ao ambiente. Desenvolvimento de habilidades relacionadas às Atividades de Vida Diária (AVDs), com foco em autonomia, independência e funcionalidade no cotidiano. O brincar funcional como eixo fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e comunicativo, incluindo o uso de jogos, atividades simbólicas e de interação social. Planejamento de programas individualizados que integrem intervenção sensorial, AVDs e brincar funcional, considerando a participação da família, a generalização em contextos naturais e a promoção da qualidade de vida.
  • Estudo das principais abordagens e modelos de intervenção utilizados no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Apresentação dos fundamentos, objetivos e evidências científicas que sustentam cada método. Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como referência central no ensino de habilidades e redução de comportamentos desafiadores. Discussão sobre o Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM). Abordagem TEACCH como estratégia educacional estruturada. O modelo DIR/Floortime e suas aplicações no estímulo ao desenvolvimento socioemocional. O modelo SCERTS, com foco em comunicação social, regulação emocional e suporte transacional. O programa JASPER, voltado para o desenvolvimento de habilidades sociais e de jogo simbólico. Análise comparativa entre os diferentes métodos, suas aplicabilidades, limites e possibilidades de integração em programas individualizados de intervenção.
  • Estudo dos fundamentos da análise do comportamento aplicada (ABA) e sua utilização em intervenções direcionadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Identificação de déficits e excessos comportamentais a partir de observação sistemática e registros. Introdução aos conceitos de estímulo, resposta, reforço, punição, extinção, discriminação e generalização. Discussão sobre a importância da coleta e análise de dados para tomada de decisão clínica. Avaliação do impacto das intervenções comportamentais na qualidade de vida e no desenvolvimento global da pessoa com TEA e TDI.
  • Estudo das estratégias baseadas em evidências para o manejo e intervenção em comportamentos desafiadores apresentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Introdução à avaliação funcional do comportamento e às hipóteses de função como norteadoras da intervenção. Planejamento de estratégias preventivas, incluindo manipulação de antecedentes, enriquecimento ambiental e ensino de habilidades alternativas. Técnicas de reforçamento diferencial, extinção e esvanecimento de instruções. Intervenções seguras e éticas para redução de comportamentos agressivos, autolesivos ou disruptivos. Papel do treinamento de cuidadores e da equipe multiprofissional no manejo consistente dos comportamentos. Avaliação dos resultados e impacto das estratégias na qualidade de vida, autonomia e inclusão social.
  • Estudo das estratégias baseadas na análise do comportamento aplicadas ao ensino de habilidades em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Identificação de habilidades básicas e pré-requisitos de aprendizagem. Planejamento de programas individualizados com definição de objetivos mensuráveis e socialmente relevantes. Procedimentos de ensino, incluindo modelagem, encadeamento, ensino por tentativas discretas (DTT) e ensino em ambientes naturais (NET). Uso de dicas (prompts), bem como estratégias de esvanecimento de dicas para promover independência. Aplicação de reforçamento positivo e avaliação de preferências para motivar a aprendizagem. Estratégias para promover generalização e manutenção das habilidades adquiridas. Ensino de habilidades funcionais que favoreçam autonomia, comunicação, interação social e participação em contextos naturais.
  • Planejamento de generalização e manutenção de habilidades (pessoas, ambientes, estímulos e tempo). BST — Behavioral Skills Training: instrução, modelagem, ensaio comportamental e feedback, com métricas de fidelidade e validade social. Organização de sessões de orientação a pais/cuidadores, definição de metas funcionais, tarefas de casa e monitoramento por dados simples. Adaptações culturais e de acessibilidade para TEA e TDI e integração com as metas do plano terapêutico/educacional.
  • Estudo das tecnologias assistivas como ferramentas de apoio à intervenção em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). Conceitos fundamentais, classificação e legislação sobre tecnologia assistiva. Dispositivos de comunicação alternativa e aumentativa (CAA), softwares e aplicativos para estímulo da linguagem, aprendizagem e organização de rotinas. Recursos digitais para promoção da autonomia, inclusão social, desenvolvimento acadêmico e funcionalidade no cotidiano. Avaliação das necessidades individuais e seleção de tecnologias adequadas ao perfil do usuário. Estratégias para implementação eficaz em programas terapêuticos, considerando treinamento de profissionais, orientações a familiares e adaptações culturais. Discussão sobre evidências científicas, limitações e perspectivas futuras da tecnologia assistiva na prática clínica e educacional.
  • Elaboração e implementação do Plano Terapêutico Individualizado (PTI) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), considerando suas características, necessidades específicas e contextos de vida. Definição de objetivos terapêuticos claros, mensuráveis e funcionalmente relevantes. Aplicação de metodologias e técnicas de intervenção baseadas em evidências, voltadas para a promoção da autonomia, funcionalidade e qualidade de vida. Desenvolvimento de habilidades para avaliação contínua do progresso, revisão de metas e tomada de decisão clínica. Articulação e integração do PTI com equipes multiprofissionais e familiares, favorecendo a comunicação, a consistência das estratégias e a generalização dos ganhos terapêuticos.
  • Os direitos legais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI), incluindo acesso à educação e atendimento médico. Principais legislações brasileiras. As questões éticas e políticas relacionadas a atenção da pessoa com TEA e TDI.