Neuropsicologia Clínica

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas com professores mestres e doutores nas respectivas áreas de atuação e/ou Neuropsicólogos e Psicólogos com experiência no campo clínico.

  • Desenvolva uma visão biopsicossocial envolvendo os aspectos fundamentais que compõe o dinamismo do ser humano e são primordiais para uma intervenção assertiva na área da neuropsicologia

  • Curso baseado em evidências e métodos científicos.

  • Matriz Curricular abrangente com conteúdos básicos e avançados em Neurociências Aplicadas à Compreensão do Comportamento Humano.

  • Estágio Supervisionado fundamentado na Prática Clínica baseada em evidências. Aprenda e aplique os instrumentos de avaliação neuropsicológica na Prática Supervisionada.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Bônus: Receba um curso de extensão com 150h em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicologia Clínica da Faculdade CENSUPEG.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

As neurociências têm alcançado muita visibilidade diante de suas contribuições nas áreas de pesquisa, educação e, principalmente, na saúde. Dessa forma, é de suma importância para o profissional de saúde manter seu conhecimento científico atualizado.

Atualmente, a neuropsicologia tem grande visibilidade nesta área, assim como especialidade da psicologia, pois seu conhecimento faz a interface entre diversas áreas como a medicina (mais especificamente a neurologia e a psiquiatria), a psicologia cognitiva, a psicometria, entre outras.

Mas qual será a diferença na prática profissional do Neuropsicólogo?

A neuropsicologia irá possibilitar ao psicólogo ampliar sua visão, conforme as demandas apresentadas pelo seu paciente, acolhendo suas queixas e realizando a investigação dos aspectos cognitivos, comportamentos e histórico de vida.

Essa formação também vai possibilitar ao profissional aprimorar sua linguagem e conhecimento técnico na área de saúde, o que irá facilitar sua atuação e compreensão das demandas apresentadas pelo paciente, bem como sua postura técnica perante à família e a equipe de saúde.

O curso de Neuropsicologia Clínica é voltado para psicólogos (as) que desejam o desenvolvimento de uma leitura biopsicossocial do comportamento humano, em uma perspectiva experimental, ou seja, em uma perspectiva baseada em evidências por indicadores quantitativos e qualitativos, mensuráveis e tangíveis.

O Neuropsicólogo (a) trabalha em uma perspectiva correlacional entre as funções do sistema nervoso central, o histórico de vida dos indivíduos, seu período maturacional, o ambiente físico ao qual estes estão inseridos e seus contextos sociais, visando uma compreensão abrangente da análise realizada por meio de avaliação neuropsicológica, envolvendo a observação dos aspectos cognitivos, estados emocionais e comportamentais manifestos.

A Psicologia, regulamentada no Brasil em 1962, pela Lei No 4.119 de 27 de agosto de 1962, tem a Neuropsicologia como especialidade reconhecida em 2004 pela resolução N.02/2004 do CFP (Conselho Federal de Psicologia).

Evidências por modelagem matemática e métodos quantitativos (psicometria), estudos de eletroencefalografia, neuroimagem, estimulação magnética transcraniana, entre outros, e estudos de casos de lesões têm colocado a especialidade em uma perspectiva passível de comprovação de resultados nas avaliações, habilitações, reabilitações e otimização funcional.

Em suma, o curso de Neuropsicologia Clínica foi estruturado para atender as demandas do profissional da psicologia fornecendo um conhecimento confiável e mensurável para o trabalho na melhora da qualidade de vida de pacientes atendidos que apresentem quadros de transtornos do neurodesenvolvimento e neurocognitivos, transtornos mentais, neurocirurgias ou lesões encefálicas adquiridas ou que objetivem melhorar seu desempenho funcional, no campo da educação, trabalho, autonomia e independência, na infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento.

Público-alvo:
Graduados em Psicologia.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Aline Alessandra da Costa Carvalho

Aluna de Neuropsicologia Clínica

Com certeza, recomendo o curso de Neuropsicologia Clínica da CENSUPEG, os professores são extremente capacitados, fiquei muito satisfeita com a seriedade da Instituição e com a qualidade do curso oferecido.

Michelle Souza Gonzalez

Aluna de Neuropsicologia Clínica

Escolhi a CENSUPEG pelo estágio do curso de Neuropsicologia, os professores são atualizados e embasados cientificamente, para mim isso é muito importante e, com boa didática de ensino. É um curso que complementa de forma enriquecedora nossa prática clínica. Com esta Pós-Graduação terei um diferencial como profissional.

Gilma Cardoso Lages

Aluna de Neuropsicologia Clínica

O quadro docente da Faculdade CENSUPEG a torna única, todos são muito competentes, recomendo a CENSUPEG pois é uma instituição séria e de muita qualidade.

Disciplinas

  • Definição, interdisciplinaridade, divisões em neuropsicologia, fundamentos e percurso históricos, técnicas de diagnóstico e pesquisa em neuropsicologia e apresentação do contraste entre avaliação psicológica e neuropsicológica. Apresentação de possibilidades de atuação no contexto atual da neuropsicologia.
  • Procedimentos éticos para utilização de instrumentos para a avaliação neuropsicológica e fontes de evidências de validade, identificação de índices de validade e fidedignidade, apresentação de modelos nomotéticos-nomológicos, perspectivas ideográficas, fundamentação da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI). Orientação sobre a consulta ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).
  • Apresentação da importância da neurofarmacologia para o tratamento de transtornos, conceitos básicos de farmacologia X sistema nervoso, classificação das drogas psicotrópicas e farmacodinâmica.
  • Bases neuroanatômicas da cognição: divisão anatômica do sistema nervoso central, tecido nervoso/ sinapse, divisão funcional, medula espinal, tronco encefálico, cerebelo, cérebro, áreas corticais e subcorticais. Estruturas e funções do córtex cerebral. Áreas de projeção, motora e sensoriais. Áreas de associação unimodais e supramodais.
  • Fundamentos do desenvolvimento do sistema nervoso e das funções cognitivas, conceito de plasticidade, neuroplasticidade e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo no ciclo vital.
  • Fundamentos da neurologia aplicados às patologias, fundamentos da saúde mental, apresentação das principais patologias neurológicas (AVE, TCE, epilepsia, LEA´s), transtornos do neurodesenvolvimento e transtornos neurocognitivos (TNM e TNCL), raciocínio clínico e processo diagnóstico em neurologia e psiquiatria e sua interface com a neuropsicologia. Explanação sobre o uso do DSM-5 e CID 11 e apresentação da interface entre a neuropsicopatologia no contexto jurídico.
  • Apresentar tecnologias e técnicas que podem ser utilizadas no diagnóstico e pesquisa em neuropsicologia e exames neurológicos utilizados para análise diferencial, raciocínio clínico para a análise.
  • Neurodesenvolvimento e neurogênese na gestação, erros de neurodesenvolvimento, período pós-natal, podas sinápticas, neurogenética, transmissão dos genes, epignética e doenças neurogenéticas.
  • Bases neuroanatômicas e neurobiologia da atenção, modelo cognitivo do sistema atencional, processos atencionais, recursos atencionais, respostas sensoriais, alterações bottom-up e top down processing, atenção exógena e endógena, disfunções, possibilidades para a avaliação e intervenção.
  • Bases neuroanatômicas e neurobiologia da memória, sistemas de memória, modelos teóricos, desenvolvimento da memória no ciclo vital, interface entre aprendizagem e memória, principais disfunções, possibilidades para a avaliação e intervenção.
  • Conceitos e modelos de inteligência, Efeito Flynn, modelos de funções executivas (FEs), interface entre inteligência e funções executivas, desenvolvimento das FEs, bases anatômicas das FEs, disexecução e disfunções cognitivas, altas habilidades/ superdotação, possibilidades para a avaliação e intervenção.
  • Neurofisiologia do sistema motor, visuomotricidade, comportamento e competências motoras, funções executivas e relações com o desenvolvimento motor, psicopatologias associadas ao comportamento motor e praxias, possibilidades para a avaliação e intervenção.
  • Bases neuroanatômicas e neurobiologia das emoções, sistema límbico, circuito de recompensa, cognição social e Teoria da Mente, habilidades sociais, emoções primárias e secundárias, neurônios espelho, transtornos internalizantes e externalizantes, dependência química, psicopatologias associadas à cognição social, possibilidades para a avaliação e intervenção.
  • Bases neurobiológicas da linguagem, aquisição da linguagem, processamento cognitivo-linguístico, desenvolvimento da linguagem, comunicação expressiva e receptiva, psicopatologias associadas à linguagem, possibilidades para a avaliação e intervenção.
  • Raciocínio clínico e introdução à avaliação neuropsicológica na infância e adolescência, principais aspectos a serem considerados: anamnese, exame das funções cognitivas e funções executivas, investigação da personalidade e humor. Instrumentos, testes psicológicos e neuropsicológicos, interpretação e elaboração de relatório neuropsicológico. Orientação aos alunos quanto ao estágio supervisionado e entrega de documentação dos estágios.
  • Intervenção orientada e focada na avaliação de um caso clínico (avaliação infantil/ adolescente). O estágio deverá ser realizado no contexto clínico - escolhido pelo aluno -, com supervisão do professor, elaboração de relatórios dos atendimentos, elaboração e entrega de relatório de avaliação neuropsicológica.
  • Raciocínio clínico e introdução à avaliação neuropsicológica com adultos e idosos, principais aspectos a serem considerados: anamnese, exame das funções cognitivas e funções executivas, investigação da personalidade e humor, bem como aspectos pré-morbidos. Instrumentos, testes psicológicos e neuropsicológicos, interpretação e elaboração de relatório neuropsicológico. Orientação aos alunos quanto ao estágio supervisionado e entrega de documentação do estágio.
  • Intervenção orientada focada na avaliação de um caso clínico (avaliação de um adulto/ idoso). O estágio deverá ser realizado no contexto clínico - escolhido pelo aluno -, com supervisão do professor, elaboração de relatórios dos atendimentos, elaboração e entrega de relatório de avaliação neuropsicológica.
  • Socialização dos atendimentos e apresentação sintetizada do histórico do estágio. Hipóteses formuladas. Instrumentos utilizados e resultados obtidos. Avaliação, conclusão e encaminhamentos. Entrega final do Relatório do Caso Clínico.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.

 (*) Essas disciplinas devem ser cumpridas pelo acadêmico por meio da sua participação nas aulas e acessos aos materiais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 (**) Essas disciplinas são ofertadas por meio da modalidade On-line com Aula ao Vivo, visando uma experiência de aprendizagem diferenciada.

 (***) Essas disciplinas devem ser cumpridas pelo acadêmico por meio da sua participação nas aulas de Supervisão de Estágio na modalidade On-line com Aula ao Vivo, além do acesso e postagem dos documentos necessários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

(****) O Módulo optativo estará disponível no portal do acadêmico, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação  de Serviços, com valores adicionais.

Supervisora Técnica


Profa. MSc. Aline Carolina Bassoli Barbosa

Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP/ SP). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na UNESP-Bauru. Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - Bauru (2009), especialização em Neuropsicologia; e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela Faculdade CENSUPEG. Aprimoramento em Psicologia Clínica e Técnicas Terapêuticas; Intervenções Breves e Atenção Psicológica; e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atuou como Psicóloga na APAE - Bauru, no Setor de Avaliação pelo Centro Especializado em Reabilitação - CER III. Atuação como Psicóloga e Neuropsicóloga clínica, docente no ensino superior (graduação e pós-graduação) e supervisora de estágio. Colaboradora na formação de novos membros do Projeto de Identificação de Crianças com Altas Habilidades/ Superdotação da Faculdade de Ciências - UNESP Bauru, também realiza avaliações neuropsicológicas encaminhadas pela Comissão Local de Acessibilidade e Inclusão e NTAPS - Núcleo Técnico de Apoio Psicossocial. Membro da SBNp Jovem - Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (2024 - 2026).


Professora


Dra. Priscila Meireles Guidugli

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestra e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na mesma instituição, possui Especialização em Psicoterapia Breve pelo Instituto Ampliatta. É neuropsicóloga pela CENSUPEG. Pesquisadora no Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde da UNESP-Bauru (LADS-UNESP-Bauru) em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia - Estudos de Comportamento, Cognição e Ensino (INTC-ECCE). É Analista do Comportamento, atuando nas áreas Análise Comportamental Aplicada, Psicopatologias, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (desenvolvimento típico, transtornos da aprendizagem e do neurodesenvolvimento) e Avaliação e intervenção neuropsicológicas. É também supervisora, professora em pós-graduação e psicóloga clínica de crianças, adolescentes e adultos em consultório particular em Bauru, SP.


Professor


Dr. Anderson Jonas das Neves

Graduado em Psicologia pela UNESP-Bauru, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP-Bauru, Doutor em Psicologia pela UFSCar e pós-doutorado em Psicologia pela UNESP-Bauru. Atua como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, e colabora como pesquisador no Laboratório de Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde da UNESP-Bauru (LADS-UNESP-Bauru) e no Instituto de Ciência e Tecnologia - Comportamento, Cognição e Ensino (INTC-ECCE). Possui interesse em pesquisa básica, translacional e aplicada nas áreas da Psicologia, Educação, Saúde e Fonoaudiologia, desenvolvendo estudos com ênfase em Tecnologia de Ensino, Ensino-Aprendizagem, Currículo, Análise do Comportamento Aplicada, Função Simbólica, Aquisição e geratividade da Linguagem, Implante Coclear, Transtorno do Espectro do Autismo, Ensino de Segunda Língua, Intervenção Comportamental, Educação Especial e Reabilitação à Deficiências.


Professora


MSc. Érica Garisto da Rocha

Psicóloga formada pelo Centro Universitário UNIFAAT. Mestra em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo na área de cognição social em autismo. Doutoranda em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo em parceria com a Universidade de Oslo (Noruega) na área de cognição social no processo de aculturação. Formada em especialização em Neuropsicologia pela Universidade São Francisco. Faz parte do grupo do Núcleo de Estudos em Cognição Social - UNIFESP (NECSU). Participou do ambulatório de Cognição Social no Núcleo Interdisciplinar de Neuropsicologia Infantil (NANI) do Centro Paulista de Neuropsicologia da UNIFESP. Realizou aprimoramento no NANI com foco em síndromes genéticas. Tem interesse em pesquisa sobre cognição social, autismo, neurobiologia do desenvolvimento e aculturação. Além disso, colabora em pesquisas e divulgação em neurociências, neuropsicologia cognitiva e cognição social.


Professor


MSc. André Luiz de Sousa

Graduado em Psicologia (Centro Universitário Paulistano, 2009), Especialista em Neuropsicologia (Centro de Diagnóstico Neuropsicológico, 2012) e Mestre em Ciências da Saúde (Departamento de Psicobiologia/UNIFESP, 2019). Foi colaborador do Centro Paulista de Neuropsicologia | Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (CPN/ NANI), no Ambulatório de Genética. Possui ampla experiência na área de Neuropsicologia Clínica (avaliação e pesquisa), no atendimento a pessoa com Transtornos do Neurodesenvolvimento, Doenças Raras, Síndromes Genéticas e/ou mal formativas, tendo, inclusive, atuado como Neuropsicólogo no Ambulatório de Diagnóstico da então APAE de São Paulo e, posteriormente, como Supervisor (Psicólogo III) no Setor de Estimulação e Reabilitação do Instituto Jô Clemente. Na área acadêmica, tem em seu histórico profissional a atuação como tutor do Instituto ABCD no projeto "Todos Aprendem", bem como no programa de formação continuada com base nas neurociências "Projeto pela Primeira Infância", além de lecionar pelo Instituto Jô Clemente e em cursos de graduação e pós-graduação, destacando-se as atividades como Docente e Supervisor no curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), nos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), no curso de Psicologia da Universidade São Judas Tadeu, na Pós-Graduação em Neuropsicologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, entre outras instituições de ensino. Trabalhou como Psicólogo da Saúde na Seguros Unimed, no Programa Cuidando de Perto - Linha de Cuidado do TEA. Atualmente atua como Neuropsicólogo na Casa Hunter - Programa Hunter Day, e como Docente e Supervisor na Pós-Graduação em Neuropsicologia do Centro de Diagnóstico Neuropsicológico, na Pós-Graduação em Neuropsicologia da CENSUPEG, além de sua atuação em consultório particular, onde realiza Avaliação Neuropsicológica e também é Supervisor Clínico.


Professora


Profa. Dra. Ivanda de Souza Silva Tudesco Teixeira

Psicóloga, Neuropsicóloga, Mestre e Doutora bolsista CNPq (UNIFESP). Graduada em Psicologia-UNIFMU (2002). Especialista em Psicologia Hospitalar-UNISA (2003). Especialista em Neuropsicologia-UNIFESP (2004). Mestre (2008) e Doutora (2014) em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Pesquisadora Convidada do grupo NECSU-Núcleo de Estudos em Cognição Social-UNIFESP (2016 a atual). Docente e Supervisora Clínica da Especialização em Neuropsicologia da Instituição de Ensino em Pós-Graduação e Pesquisa-CENSUPEG (2014-atual). Docente, Orientadora e Pesquisadora do Curso de Pós-Graduação e Pesquisa (Stricto Sensu, nível Mestrado) em Psicologia da Universidade Ibirapuera-UNIB (2014-2019). Psicóloga e Neuropsicóloga da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo no Centro de Atenção Integrada a Saúde Mental-CAISM-VilaMariana-SP (2014-2015). Professora, Supervisora e Coordenadora Clínica do Curso de Especialização em Neuropsicologia do Centro de Diagnóstico Neuropsicologia-CDN (2008-2012). Colaboradora convidada em ensino e pesquisa da Unidade de Pesquisa e Tratamento das Epilepsias-UNIPETE/HSP-UNIFESP (2005-2013). Atendimento Psicológico-Psicoterapia (2003-atual) e Avaliação Neuropsicológica de crianças-adolescentes, adultos e idosos (2005-atual). Acolhimento e psicoterapia breve em ambiente hospitalar (2002-2008).


Professora


Dra. Larissa Zeggio

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (Bacharel -2001; Formação de Psicólogo Clínico-2002), mestrado (2004) em Ciências da Saúde (Psicobiologia-UNIFESP), doutorado em Ciências-Neurociência UNIFESP (2010), pós-doutorado em Cognição e Revisão Sistemática (2012) também pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e é pós-doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fundadora do RCLUB, rede social positiva para o desenvolvimento de inteligência emocional e resiliência [https://resilienciaclub.com] É Diretora da Formação do Método FRIENDS no Brasil e presidente do IBIES – Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social. Parceira Internacional do Pathways Health and Research Centre (Brisbane, Austrália) com o Método FRIENDS de desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais. Possui 19 anos de experiência lecionando no Ensino Superior, em cursos de graduação e pós-graduação, nas Universidades ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, UNINOVE, CENSUPEG, ICTC e CIAP; experiência como líder de grupo de pesquisa (Saúde Mental-UNINOVE) vinculado à plataforma CNPq, e experiência na Diretoria de Cursos de Capacitação para profissionais da Saúde e Educação no Instituto Numen e IBIES. Possui ampla experiência na supervisão e treinamento de profissionais na área de habilidades socioemocionais e manejo de comportamento, sendo formada nos protocolos: PQIF - Protocolo de Qualidade na Interação Familiar (UFPR); PPP - Positive Parenting Progam (Triple P International); SAS - habilidades socioemocionais para Autismo (Tripe P, Austrália); Fun Friends, Friends For Life, Friends Youth e Adult Resilience (Pathways, Austrália); ACT - Building Strong Families (APA - Associação Americana de Psicologia). Autora do livro “A Depressão como fenômeno cultural da sociedade pós-moderna: um ensaio analítico-comportamental dos nossos tempos”. Organizadora da coleção “Caçadores de Neuromitos: o que você sabe sobre seu cérebro é verdade?”, com cinco volumes publicados. E autora de vários capítulos em livros brasileiros sobre neurociências e psicologia. Atualmente é professora convidada na pós-graduação do CENSUPEG (neuropsicologia e neuropsicopedagogia) e CIAP (TCC e ABA); Coordenadora Florianópolis do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science, Coordenadora do Projeto de Divulgação Neurocientífica “Caçadores de Neuromitos”, Psicóloga Clínica e Supervisora. Tem experiência na área de Neurociências, Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e memória emocional, neuropsicologia, habilidades socioemocionais, saúde mental, neurociências e educação, e divulgação científica.


Professora


Dra. Elaine Cristina Zachi

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) (2002), Mestrado em Psicologia (2005) e Doutorado (2009) na área de Neurociências e Comportamento pelo mesmo instituto. Realizou estudo de Pós-Doutorado acerca dos perfis neuropsicológico e de funções sensoriais visuais associados ao Transtorno do Espectro do Autismo (IPUSP, 2018). Possui aprimoramento em Neuropsicologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein (2005). Coordenadora da disciplina Fundamentos de Neuropsicologia Experimental credenciada junto aos Programas de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (NeC) e de Psicologia Experimental no IPUSP. Neuropsicóloga do Programa Genoma e Neurodesenvolvimento (PROGENE) e colaboradora em pesquisa no Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células Tronco (CEGH-CEL USP). Colaboradora em pesquisa no Programa de Transtornos do Espectro Autista (PROTEA) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (IPq-FMUSP). Tem experiência em Neuropsicologia, com ênfase na avaliação do perfil neuropsicológico de transtornos do desenvolvimento e doenças tais como Autismo e Distrofia Muscular de Duchenne, entre outras condições.


Professora


MSc. Andrea Goldani Pinheiro

Psicologa (UFF), neuropsicóloga (SCM/RJ), mestre em neurociências e comportamento (USP). Formação em Terapia Cognitivo Comportamental e terapia dos esquemas, com aperfeiçoamento em desenvolvimento cognitivo pelo Universidade Tecnica de Lisboa. Professora de graduação e pós graduação em psicologia e neuropsicologia, supervisora de estágio em clínica cognitivo comportamental e neuropsicologia, sócio fundadora da Córtex atendimento social multidisciplinar e cursos de psicologia. Mais de 30 anos em experiência clínica, avaliação e reabilitação neuropsicológica.


Professor


Dr. Francisco Paulino Dubiela

Possui bacharelado (2002) e licenciatura (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), e mestrado (2005), doutorado (2012) em Psicobiologia e pós-doutorado (2016) no Programa de Pós-Graduação em Biologia Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com ênfase na pesquisa da importância do sono em processos neurais de formação de memória. Possui também especialização em Educação Inclusiva pelo Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD-UDESC), com ênfase na higiene do sono em crianças e adolescentes com autismo. É Professor Pesquisador e Tutor dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas do CEAD-UDESC, Professor de Ciências do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Florianópolis, e Professor Convidado de Pós Graduação nos cursos de especialização em Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia do CENSUPEG. Publicou vários artigos científicos em revistas internacionais com mais de duzentas citações, e é autor de capítulos em livros brasileiros sobre divulgação científica das neurociências. É tradutor e revisor de Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) da plataforma educacional Coursera, bem como de palestras de divulgação científica curadas pela organização sem fins lucrativos TED. Tem experiência na área de Neurociências, Farmacologia, Ensino de Ciências, Educação Inclusiva e Divulgação Científica.


Professora


MSc. Munira Queiroz

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bolsista CAPES. Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/RJ). Bacharel e licenciada em Psicologia pela UNESA. Recebeu o Prêmio Marco Elizabetsky da Sociedade Paulista de Medicina. Professora universitária. Editora-chefe da Revista Littera D&D em revista. Coordenadora e Professora da Pós Graduação em Neuropsicologia da UNESA.


Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.