As neurociências têm alcançado muita visibilidade diante de suas contribuições nas áreas de pesquisa, educação e, principalmente, na saúde. Dessa forma, é de suma importância para o profissional de saúde manter seu conhecimento científico atualizado.
Atualmente, a neuropsicologia tem grande visibilidade nesta área, assim como especialidade da psicologia, pois seu conhecimento faz a interface entre diversas áreas como a medicina (mais especificamente a neurologia e a psiquiatria), a psicologia cognitiva, a psicometria, entre outras.
Mas qual será a diferença na prática profissional do Neuropsicólogo?
A neuropsicologia irá possibilitar ao psicólogo ampliar sua visão, conforme as demandas apresentadas pelo seu paciente, acolhendo suas queixas e realizando a investigação dos aspectos cognitivos, comportamentos e histórico de vida.
Essa formação também vai possibilitar ao profissional aprimorar sua linguagem e conhecimento técnico na área de saúde, o que irá facilitar sua atuação e compreensão das demandas apresentadas pelo paciente, bem como sua postura técnica perante à família e a equipe de saúde.
O curso de Neuropsicologia Clínica é voltado para psicólogos (as) que desejam o desenvolvimento de uma leitura biopsicossocial do comportamento humano, em uma perspectiva experimental, ou seja, em uma perspectiva baseada em evidências por indicadores quantitativos e qualitativos, mensuráveis e tangíveis.
O Neuropsicólogo (a) trabalha em uma perspectiva correlacional entre as funções do sistema nervoso central, o histórico de vida dos indivíduos, seu período maturacional, o ambiente físico ao qual estes estão inseridos e seus contextos sociais, visando uma compreensão abrangente da análise realizada por meio de avaliação neuropsicológica, envolvendo a observação dos aspectos cognitivos, estados emocionais e comportamentais manifestos.
A Psicologia, regulamentada no Brasil em 1962, pela Lei No 4.119 de 27 de agosto de 1962, tem a Neuropsicologia como especialidade reconhecida em 2004 pela resolução N.02/2004 do CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Evidências por modelagem matemática e métodos quantitativos (psicometria), estudos de eletroencefalografia, neuroimagem, estimulação magnética transcraniana, entre outros, e estudos de casos de lesões têm colocado a especialidade em uma perspectiva passível de comprovação de resultados nas avaliações, habilitações, reabilitações e otimização funcional.
Em suma, o curso de Neuropsicologia Clínica foi estruturado para atender as demandas do profissional da psicologia fornecendo um conhecimento confiável e mensurável para o trabalho na melhora da qualidade de vida de pacientes atendidos que apresentem quadros de transtornos do neurodesenvolvimento e neurocognitivos, transtornos mentais, neurocirurgias ou lesões encefálicas adquiridas ou que objetivem melhorar seu desempenho funcional, no campo da educação, trabalho, autonomia e independência, na infância, adolescência, vida adulta e envelhecimento.
Público-alvo:
Graduados em Psicologia.
Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.