Reabilitação Cognitiva
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
O curso está voltado para um nicho de mercado em franca expansão, uma vez que formará profissionais especializados no atendimento da população dita da terceira idade
-
A natureza interdisciplinar do curso possibilitará ao egresso uma visão abrangente da condição e das necessidades biopsicossociais do idoso
-
O curso volta-se para as necessidades do idoso, visando disponibilizar meios e ferramentas para melhoria da qualidade de vida e inserção desse idoso na sociedade
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Em sintonia com as demandas geradas pelo constante desenvolvimento de nossa sociedade, a Faculdade CENSUPEG reconhecida pela qualidade dos seus serviços e pelo comprometimento social e ético, apresenta o Curso de Reabilitação Cognitiva, dirigido à instrumentalização de profissionais da área da saúde.
O objetivo do curso de Reabilitação Cognitiva é preparar profissionais para a condução de diferentes estratégias e técnicas para o tratamento direcionado às alterações cognitivas, emocionais, comportamentais e de aprendizagem, desordens degenerativas relacionadas ou não ao envelhecimento e associadas à uma condição de dano ou disfunção cerebral em quadros neurológicos ou neuropsiquiátricos.
O curso também prepara o profissional para atuar na minimização do impacto dessas alterações, dando ao paciente autonomia em atividades funcionais da vida diária, auxiliando sua reinserção social, profissional e acadêmica e promovendo melhores condições de saúde e qualidade de vida, dentro de suas eventuais limitações.
Para atingir tais propósitos, contamos com profissionais experientes na área, que darão todo o suporte teórico e prático ao longo do curso. O diferencial do curso está exatamente na grande experiência de seu corpo docente, cuja excelência profissional, didática e comportamental, transmitida ao acadêmico egresso, capacitando-o para um acesso seguro ao mercado de trabalho.
Objetivos do curso:
* Habilitar profissionais das áreas da saúde e educação para atuar na reabilitação cognitiva;
* Instrumentalizar seus egressos com teoria e prática em reabilitação cognitiva, no sentido de capacitar pacientes e familiares a conviver, lidar, contornar, reduzir ou superar deficiências cognitivas, emocionais e sociais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida;
* Estabelecer protocolos de estimulação cognitiva e atuar junto a pacientes que sofreram perdas nas funções cognitivas ou que não a desenvolveram independentemente de sua natureza, como doenças neurológicas, perdas cognitivas decorrentes de envelhecimento; doenças psiquiátricas; transtorno do neurodesenvolvimento; TCE - traumatismo cranioencefálico, etc.;
* Aprimorar a prática profissional, levando em conta as exigências de atuação multiprofissional.
Público-alvo:
Psicólogo(a), Neuropsicólogo(a), Fonoaudiólogo(a), Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro(a), Fisioterapeuta, Neuropsicopedagogo(a), que tenham comprovada vivência prática no trato direto com pacientes.
Ofertamos um curso de Neurociência Cognitiva para Psicopedagogos, como requisito para a matrícula no curso de Pós em Reabilitação Cognitiva.
Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
Turmas disponíveis para ingresso:
- Início: 11 de Março de 2026, encontros às quartas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília..
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- Estuda as doenças neurológicas, neurocirúrgicas e psiquiátricas da infância e da adolescência, bem como as peculiaridades de cada doença no processo de reabilitação.
- Estuda as doenças neurológicas, neurocirúrgicas, psiquiátricas e neurovegetativas, bem como as peculiaridades de cada doença no processo de reabilitação.
- Estuda o desenvolvimento e a maturação do Sistema Nervoso, a plasticidade cerebral, as principais neuropatologias e distúrbios cerebrais que interferem na função cognitiva. Analisa as consequências neuropsicológicas das lesões cerebrais, os mecanismos de lesão e diferenças individuais na recuperação funcional.
- Estuda os efeitos medicamentosos nas doenças neurológicas e psiquiátricas.
- Analisa os níveis de diagnóstico e os modelos de reabilitação, bem como o modelo das sete fases de Kanfer.
- Estuda as fases de reabilitação cognitiva, bem como as estratégias de intervenção.
- Apresenta a natureza interdisciplinar da Reabilitação Cognitiva, do comportamento e funcional. Estuda e confecciona o protocolo básico do plano de reabilitação cognitiva. Revisa os instrumentos de avaliação cognitiva e funcionais.
- Analisa e estuda os instrumentos para a reabilitação cognitiva. Seleciona e/ou confecciona material de intervenção.
- Discute o trabalho em equipe interdisciplinar atuando em protocolos integrativos.
- Analisa a definição de Home Care segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como um serviço de atenção domiciliar que envolve ações de promoção à saúde, incluindo prevenção, tratamento de doenças e reabilitação desenvolvidas em domicílio. Discute a natureza da equipe multidisciplinar e a orientação à família ou ao responsável pelos cuidados prescritos ao paciente.
- Estudo da fisiopatologia da dor e estimulação cerebral não invasiva. Abordagem biopsicossocial e educação em dor.
- Discute os aspectos históricos e de regulamentação da neuromodulação invasiva e não invasiva. Analisa os recursos elétricos e magnéticos utilizados em neuromodulação e suas aplicações. Promove aprimoramento dos conhecimentos sobre Neurofeedback partindo dos princípios teóricos de campos das Neurociências e Psicologia Cognitiva-Comportamental, até os níveis práticos e operacionais desta tecnologia.
- Estuda atividades que estimulam o treino de atenção e concentração, das funções executivas, e da memória por meio de exercícios que potencializam habilidades de concentração e foco, retenção e armazenamento de informações. Treino de diversas ferramentas que contemplam atividades de sequência visual, memorização de palavras, frases, categorização de palavras, histórias com recuperação imediata e tardia, e memorização de imagens.
- Estuda os déficits relacionados à linguagem em doenças neurológicas, neuropsiquiátricas e neurodegenerativas, estabelecendo estratégias e ferramentas de reabilitação como softwares, games, histórias, entre outros.
- Analisa a aquisição de técnicas formais em lógica matemática para o desenvolvimento do raciocínio lógico e treino mental por meio de atividades, softwares, jogos e brincadeiras. Atividades de Treino em Praxias com Ênfase nas Funções Executivas.
- Estuda a organização gestual e o conceito de praxias. Semiologia das praxias e seus subtipos. Possibilidades de estimulação, habilitação e reabilitação em disfunções práxicas e funções executivas.
- Estuda a função do brincar na terapia de reabilitação. Utiliza ferramentas como softwares ou cria exercícios de treino cognitivo. Discute os benefícios que a brincadeira espontânea e/ou dirigida traz na saúde física e mental dos pacientes. Orienta os pais e/ou cuidadores na brincadeira terapêutica.
- A gamificação na reabilitação aborda o uso dos recursos engajadores, por meio de ludicidade, narrativas, dinâmicas e mecânicas de jogos (analógicos e digitais) visando impactar positivamente a performance de pacientes. Sob o ponto de vista da interação entre a neurociência cognitiva e aprendizagem, propõe-se que os profissionais possam refletir sobre a ativação do sistema de recompensa provinda da inserção da gamificação na prática clínica e relacionar com os aspectos envolvidos na motivação e neuroplasticidade. Sob o ponto de vista prático, propõe-se que os profissionais aprendam a selecionar e/ou criar estratégias de gamificação estruturadas conforme a demanda de seus pacientes.
- Analisa e estuda a utilização de técnicas de manejo comportamental associados ao treino cognitivo na intervenção/reabilitação em pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento, lesões adquiridas e doenças neurodegenerativas.
- Confecção de portfólio com técnicas e estratégias em reabilitação cognitiva com a finalidade de trabalhar a estimulação cognitiva em Crianças e Adolescentes.
- Confecção de portfólio com técnicas e estratégias em reabilitação cognitiva com a finalidade de trabalhar a estimulação cognitiva em Adultos e Idosos.