Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

7 dicas, sites e aplicativos para te ajudar em trabalhos acadêmicos

7 dicas, sites e aplicativos para te ajudar em trabalhos acadêmicos

A elaboração de um trabalho acadêmico pode parecer complicado no começo, principalmente dependendo do tema ou do tamanho do trabalho. Mas não se preocupe, trouxemos algumas dicas infalíveis para que você consiga fazer um ótimo projeto, no tempo certo e sem estresse. Confira:

1 – Planeje

Antes de começar o seu trabalho, se organize: faça uma lista de todos os elementos necessários para o trabalho, tire suas dúvidas com o professor e com colegas, e monte um cronograma encaixando tempo para produzir o trabalho em sua rotina diária de tarefas e estudos. Desta maneira, você poderá fazer o seu trabalho aos poucos, focar em cada parte, e se ater aos prazos de entrega.

Você pode organizar o seu horário com aplicativos como:

Timetable (Android);

My Class Schedule (Android);

Class Timetable (iOS);

Studious (Android e iOS).

Estes aplicativos podem ser muito úteis para te ajudar em seu cotidiano na faculdade, conseguir organizar o tempo é uma habilidade extremamente importante para se dar bem nos estudos. Existem ainda vários outros aplicativos que podem ser úteis.

2 – Pesquisa

A pesquisa é talvez uma das partes mais importantes do trabalho, pois é nesta hora que você irá se apropriar do conhecimento necessário para produzir um trabalho completo e atualizado. Além do seu material de estudo da faculdade, a internet é uma fonte infinita de conhecimento, no entanto é muito importante saber escolher fontes de informação confiáveis.

Para isto, existem sites especializados na busca de artigos e publicações científicas para consulta:

http://www.scielo.br/

https://scholar.google.com.br/

http://www.periodicos.capes.gov.br/

http://bdtd.ibict.br/vufind/

3 – Escrita

Agora que você já se organizou, pesquisou, revisou sua matéria e está com o conteúdo fresco na cabeça, é hora de sentar e escrever. Pode parecer fácil, mas escrever um texto conciso e com conteúdo pode ser desafiador. Algumas dicas podem tornar o processo mais fácil.

Enquanto estiver escrevendo, você pode utilizar técnicas de produtividade como o método pomodoro: organize o seu tempo de trabalho em períodos de 20min. cada sem interrupções e distrações, com pausas de 5min. entre os períodos de trabalho para poder descansar e refrescar as ideias. Utilize o aplicativo de alarmes e relógio nativo do seu celular para te ajudar a cronometrar o tempo de trabalho e das pausas e se manter focado.

Se o trabalho for em grupo, você pode utilizar como plataformas como o Word Online se tiver uma conta de e-mail da Microsoft, ou o Google Docs se tiver uma conta do Gmail. Ambos possuem opções de sincronização e salvamento on-line em tempo real, para que todos do grupo possam editar um único documento ao mesmo tempo.

4 – Elementos Visuais

A apresentação visual também é uma parte importante e muitas vezes deixada de lados pelos estudantes. A utilização de recursos como gráficos, tabelas, fotos e ilustrações pode facilitar muito a absorção de conteúdo por parte de quem está lendo o seu trabalho. Além disso, uma capa bonita, organizada e um texto bem diagramado e formatado conferem ao trabalho uma impressão de profissionalismo e boa execução.

Para isso você pode utilizar o Microsoft Excel ou Google Sheets, no caso de tabelas e gráficos, ambos possuem diversas opções de configurações e modelos prontos para a representação visual de dados.

Existem também aplicativos como o Canva, que podem te ajudar tanto na apresentação do trabalho escrito como no visual de slides, mesmo que você não tenha experiência em criar apresentações. São diversas opções de modelos para você utilizar da maneira que melhor se encaixar no seu conteúdo.

5 – Formatação

Você com certeza já ouviu falar sobre as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que ditam de que forma deve ser estruturado o seu trabalho, a ordem dos elementos, fonte, tamanho da letra, espaçamento, margens, etc.

Apesar de ser uma atividade maçante, é esta formatação que padroniza os trabalhos para que todos possam ler o seu conteúdo de forma clara e saibam onde encontrar as informações relevantes de cada parte do trabalho. Para deixar esse processo ligeiramente mais simples, existem algumas ferramentas que podem te ajudar na formatação do texto e referências:

Menthor – https://menthor.co/

FastFormat – https://fastformat.co/

6 – Revisão

Com o texto finalizado e formatado, chegou o momento de dar uma última olhada e verificar se todos os detalhes estão corretos. Sempre leia o seu trabalho mais uma vez antes de entregar.

Diversas plataformas para escrita já possuem corretores automáticos ou revisão ortográfica embutida, como os mais comuns Microsoft Word e Google Docs, para que você fique de olho no português.

Uma alternativa muito útil é pedir para que algum colega ou amigo faça esta última leitura, pois muitas vezes nosso cérebro e olhos se “acostumam” com o erro e podemos deixar passar desapercebidos muitos detalhes, alguém que está lendo o conteúdo pela primeira vez presta mais atenção e pode perceber erros que não notamos anteriormente.

7 – Apresentação

Muitos trabalhos acadêmicos pedem que além do projeto escrito, seja feita uma apresentação breve para expor o conteúdo aos colegas ou a uma banca de professores.

O primeiro passo é colocar as informações relevantes de maneira resumida nos slides, em formato de tópicos ou frases curtas. Textos muito longos podem poluir visualmente o slide e distrair quem está assistindo à apresentação, além de não serem lidos a tempo.

A apresentação visual dos dados e conteúdo é muito importante em um seminário ou palestra, pois pode resumir de forma clara e simples conceitos complexos e facilitar o entendimento.

Fique de olho no tempo permitido para a apresentação e procure não se estender demais. Ensaie em casa para cronometrar e treinar e ajuste o conteúdo da apresentação de acordo com o necessário.

Com essas dicas você está no caminho certo para um trabalho nota 10! Conte para nós nos comentários se tiver mais alguma dica e indique para algum amigo que está precisando de ajuda.

Confira também nossas outras postagens no blog com muito mais dicas para aproveitar ao máximo o seu aprendizado!

Você também vai gostar:

Como construir um projeto de Metodologias Ativas para o ensino

há 3 anos

Gestão do tempo: saiba como se organizar no período da faculdade

há 3 anos

Conheça 4 tipos de aplicativos essenciais para universitários

há 3 anos

Aprenda a gerenciar o seu tempo.

há 2 anos

Você conhece o mundo VUCA? E o mundo MUVUCA?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais