Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Como escolher o curso certo para mim?

Tomar a decisão de iniciar uma graduação já é por si só uma tarefa difícil. Mas escolher o curso certo, também não é nada fácil, é uma decisão muito importante e que pode precisar de uma boa dose de autoconhecimento.

Separamos abaixo algumas dicas para facilitar essa escolha:

Saiba qual é o seu perfil

Para decidir qual curso será o ideal para você, é preciso que você antes de tudo conheça a si mesmo, assim você pode ter uma ideia melhor de quais áreas do conhecimento você terá mais afinidade e poderá seguir com mais facilidade e que carreira te fará mais feliz no futuro.

Para ajudar nesse processo de autoconhecimento você pode tentar fazer alguns testes de personalidade para saber sobre o seu perfil pessoal e se guiar a partir disto, ou então realizar testes vocacionais para saber com quais profissões você mais se identifica. Os testes disponíveis on-line geralmente são mais superficiais, servindo como uma base geral para saber por onde começar, mas se desejar saber o resultado com mais profundidade pode procurar um psicólogo que realize testes vocacionais também.

Muitas pessoas também são atraídas por cursos das áreas de suas matérias preferidas durante a época de colégio, o que pode ser interessante, mas requer cuidado para não cair em uma furada. Lembre-se que existe muito mais em cada área do que se aprende em aula, muitas vezes a aplicação prática é bem diferente da teórica e pode não te agradar tanto. Analise bem quais são os pontos e aspectos específicos que te agradam naquela disciplina e pense em como seriam aplicados no dia-a-dia da sua profissão.

Pense no seu objetivo profissional

Antes de pensar no curso, pense em qual é a sua meta profissional. Por que esta diferença? Bem, hoje existe uma grande variedade de cursos disponíveis no mercado e muitas vezes pode haver mais de um caminho para se chegar em uma mesma profissão.

Definido isto, você poderá ver também diferentes aspectos de uma profissão e cursar aquilo que te levará pela linha de formação com a qual você tem mais afinidade.

Uma boa dica é tentar conversar com profissionais que já atuam na área, para saber mais sobre quais atividades desempenham no dia-a-dia, como é o mercado de empregos daquela área, e se você realmente se daria bem atuando com aquilo.

Pesquise o mercado

É claro que os gostos e paixões podem ser o que define qual o curso certo para você, mas outro ponto a ser levado em conta quando estiver pesquisando qual a sua formação e carreira de preferência é: o que o mercado está pedindo?

Há alguns anos, por exemplo, existia uma carência muito grande de profissionais da área da Tecnologia, que vem aos poucos sendo preenchida. Isto significa que estes profissionais são altamente valorizados e, portanto, tem mais oportunidades e possibilidade de melhores salários. Se isto é algo que é importante para você na vida profissional, esteja atento às tendências atuais e futuras.

Além disso, você pode também pesquisar carreiras pouco conhecidas ou que estejam fora do seu círculo social. Saindo da sua zona de conforto você pode acabar descobrindo uma nova possibilidade.

Certifique credenciais da faculdade e curso

Independente da área que você decidir seguir, é muito importante se certificar da qualidade do curso que você irá estudar.

Entre no site do Ministério da Educação e verifique se a sua faculdade é credenciada pelo MEC e veja qual a nota. Quanto melhor o seu curso, mais preparado você estará para atuar profissionalmente.

Escolha modalidade

Além da área de conhecimento, a modalidade que mais se adapta ao seu perfil pode mudar.

Hoje, os cursos EAD são amplamente bem aceitos no mercado de trabalho, tendo até quem prefira profissionais formados nessa modalidade por certas características de personalidade. Além disso, a validade do diploma é a mesma independente da modalidade do curso.

Outra dúvida muito comum é entre um curso tecnólogo ou bacharelado. Cada um tem suas vantagens e o melhor para você depende do seu objetivo profissional a curto e longo prazo.

Você também vai gostar:

Conheça 4 áreas de atuação da profissão de nutrição

há 3 anos

Como se portar para sair da zona de conforto

há 3 anos

Acadêmicos lançam Farmácia Solidária no município de Vera Cruz – RS

há 1 ano

Valor institucional de altruísmo na prática

há 1 ano

O que fazer no dia a dia para viver melhor?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais