Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: 4min e 19sec #Educação

A geração das perguntas.

Na geração das perguntas, o que torna as pessoas extraordinárias? Os seus resultados extraordinários. Como essas pessoas alcançaram tamanho sucesso em algo que estava ali, algo tão óbvio. 

“Julgue um homem por suas perguntas, não por suas respostas”.
Pierre – Marc – Gaston

Realizadores extraordinários não têm superpoderes. As regras criadas por eles permitem curvar a realidade de um jeito que parece que esse é o novo caminho. O mais impressionante nisso é que você também pode! O segredo é fazer com que a regra seja o questionamento incomum, o hábito de perguntar para genuinamente aprender. É uma das competências do século XXI, Pensamento Crítico, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Quando se trata de pensamento crítico, quanto mais absurda for a questão, mais profundas serão as respostas. Exemplo claro disso é a pergunta do cofundador da PayPal, o bilionário Peter Thiel:

Se você tem um plano de dez anos para chegar a algum lugar, deve se perguntar a razão de não realizar isso em seis meses”.

Para colocar um pouco mais de veracidade na questão, eu reformularia a pergunta para:

Se você tivesse uma arma apontada para a sua cabeça, o que faria em seis meses para alcançar os seus objetivos planejados para dez anos?".

Essas perguntas não são para você sair correndo e em um estalar de dedos comece a realizar seus sonhos. Certamente não. Entretanto, é uma pergunta reflexiva, para adiantar um pouco quais habilidades você precisa ter para conseguir os recursos que precisa, para realizar determinado sonho. 

Se for se basear pelas normas do mundo, as regras da sociedade, vai realizar em dez anos mesmo ou nem vai realizar tal sonho. Mas quando reflete profundamente sobre perguntas assim, tende-se a ter pensamentos mais libertários, fora do padrão, renegociando consigo mesmo sua própria realidade. Mas é preciso praticar. Tanto a pergunta, quanto a reflexão sobre ela. 

E embora sua mente seja um baú de diamantes, é importante não se limitar a si mesmo. Cavar a cabeça de outras mentes pode te ajudar a destrancar o seu baú. O pensamento crítico faz com que você crie esse hábito de extrair o melhor do seu ecossistema. Faça perguntas.

Que tal saber mais sobre os cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG? Acesse e descubra qual o melhor curso se conecta com você www.censupeg.com.br/cursos

Autor:
Prof. Fernando Novais

Você também vai gostar:

Estabilidade financeira: veja o que fazer para alcançá-la

há 3 anos

Faculdade Censupeg é reconhecida com o selo de “Instituição Socialment...

há 3 anos

Cultura de Inovação: 5 etapas essenciais para o seu desenvolvimento

há 1 ano

Gestão do tempo: saiba como se organizar no período da faculdade

há 3 anos

Aluna da Faculdade CENSUPEG vai participar de Congresso Mundial em Foz...

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais