Qual será o papel do professor em um mundo pós-pandêmico é a pergunta que todas as instituições de ensino e famílias querem saber a resposta.
Depois de experimentarem viver com os filhos de perto, a grande maioria dos pais entenderam melhor o desafio de estar com os filhos e suas nuances de dificuldade, de inteligência, de articulação, planejamento, organização, habilidades de procrastinar e estratégias para burlar as atividades únicas diárias de se comprometer com os estudos.
Mas quando se trata do professor, ele é o responsável pela escolarização e não pela educação. A escolarização está dentro da educação que os alunos vão ter em todo o seu processo vivencial, estimulado pelo ambiente que convive e seus estímulos, assim como pela sua rede de contatos e família.
Para que tenha coerência na formação das crianças e jovens focadas a atender as habilidades do século 21, a nova BNCC, etc., é preciso que haja a preocupação com a base formativa de quem vai trabalhar esse desenvolvimento na íntegra, o Professor.
Se preocupar com a qualificação docente, é se preocupar com o resultado final, pois eles são os especialistas que vão desenvolver o “projeto educacional” e consequentemente o aluno. Os professores devem ser capazes de assumir uma postura de condutor, mediador, de facilitador da aprendizagem, estimulando discussões que ultrapassem os limites dos conteúdos factuais. Isso requer uma mudança de mentalidade do professor que em geral está acostumado a repassar conteúdos de maneira estática e desvinculada de outros conteúdos.
Portanto, o entendimento que hoje para todas abordagens devem ser centradas no aluno, e todas as atividades devem ser no mínimo ativas, são rubricas essenciais para uma educação contemporânea em concordância com as exigências do mundo, pautadas pela BNCC.
O educador precisa compreender a mudança do seu papel, que é uma profissão em evolução, esse profissional é um curador de conteúdo, como nos EUA, ele é um coaching, assim como na Finlândia e nos países escandinavos. Os países de primeiro mundo já usam novos termos e aplicações assim como novas metodologias para garantir que os alunos da atualidade lidem com situações da atualidade.
Ele sempre será uma referência de conhecimento, de excelência, mas agora, excelência no relacionamento, excelência na condução de momentos de reflexão, uma pessoa reflexiva que faça debates importantes, com temáticas significativas, porque muitas vezes a pergunta é mais importante do que a resposta.
Em tempos de redes sociais, e o alto poder da tecnologia na vida das pessoas, adultos e crianças, esse professor ganha um patamar de Classroom Influencer, ou Learning Influencer, mas não mais um replicador de informação, isso o robô já faz e a exigência é que haja alguém capaz de influenciar as competências que o robô não faz. Esse é o novo Professor.
Essa compreensão levará o verdadeiro poder para a sala de aula, casa, ou ambiente de aprendizagem, levará para o ambiente escolar uma riqueza, uma mudança e uma transformação e esse é o papel do Professor. Trazer a educação como comportamento e não como informação.
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Autor:
Prof. Fernando Novais