Censupeg há 2 anos
Tempo de leitura: 4min e 56sec #Carreira

Aprenda a gerenciar o seu tempo.

O gerenciamento de tempo e a autogestão são competências que imprescindivelmente você desenvolverá estudando em uma faculdade a distância e mercado apenas agradece pois são competências essenciais para atuar no século XXI.

Todo o ciclo de um acadêmico envolve o preenchimento de uma longa lista de tarefas desafiadoras, exercícios e projetos para entregar. Acompanhar essas tarefas e seus prazos é uma fonte comum de estresse para os estudantes universitários.

Muitos estudantes têm bloqueios que refletem em seu desempenho acadêmico, essa dificuldade acontece sem eles perceberem, mas nenhum deles planejam falhar, eles simplesmente não planejam. Esta sequência, pode ajudá-lo a aprender a gerenciar seu tempo com mais eficiência e sabedoria:

  1. Use seu tempo com consciência: Há 168 horas em uma semana. Use o tempo ocioso para concluir tarefas menores. Isso vai liberar tempo para aplicar nas grandes coisas. Na Finlândia eles utilizam o termo Baby steps, significa, passos de bebê e é utilizado para a gestão de projetos, mas se você quiser tratar o seu dia como uma etapa da semana que é um projeto maior, pode ser também;
  2. Priorize suas tarefas: Esteja pronto para investir uma média de 2 horas completas para cada 5% que uma tarefa vale, ou seja, é importante que você liste suas tarefas e coloque uma nota para cada uma, classificando as tarefas como importante e não importante por exemplo, você já consegue saber qual é prioridade e qual não é. No livro A Única Coisa, o autor sugere que você escolhe um objetivo inadiável por dia;
  3. Comece a planejar seu tempo no início do semestre: O quanto antes você começar a gerenciar seu tempo, mais fácil será. Adquira bons hábitos cedo para não ficar para trás, ou seja, separe as semanas e já preencha seu calendário ou agenda com as atividades da Faculdade, enfatize com outras cores a semana de prova e as datas das entregas dos trabalhos e se possível deixe em um local que você conseguirá visualizar;
  4. Planeje sua semana: Crie uma programação semanal e use-a diariamente, de forma que crie um hábito visitar e revisitar a programação, caso haja alguma alteração repentina;
  5. Dê a si mesmo tempo suficiente: Faça um planejamento coerente com a real atividade, ou seja, ao menos 1 hora de estudos em casa para cada hora de aula.
  6. Desenvolva um rastreador de atribuição: Planeje como você concluirá suas tarefas dividindo grandes tarefas em etapas gerenciáveis (Baby steps, lembra?).

    Por exemplo: um projeto de várias páginas como o PIPA - Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, que é o projeto de extensão que a Faculdade Censupeg usa em sua metodologia de abordagem do aluno com a sociedade:

    a) Você pode fazer primeiramente o esqueleto: capa, contracapa e sumário;
    b) Depois coloque os tópicos principais: Introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;
    c) Colocar as referências de acordo com as regras da instituição, normalmente no manual do acadêmico;
    d) Finalizando: de uma revisada antes de entregar, se for em grupo, peça para todos os membros fazerem a última revisão.

  7.  Comece cedo: Não seja sugado para a armadilha da procrastinação. Dê tempo suficiente a si mesmo para concluir sua tarefa corretamente. Por exemplo. O PIPA, é para ser entregue no final do semestre, mas abre no primeiro dia de aula para ser executado, ou seja, você tem um projeto para ser feito em 6 meses.
  8. Planeje o ócio: Certifique-se de incluir tempo para se divertir ou relaxar em sua programação todos os dias. É uma preocupação necessária, separar um tempo para descontrair com atividades off-line ou simplesmente descansar, se divertir, refletir, o seu tempo.

Cada dia que passa as empresas dão mais autonomia para seus profissionais, portanto, quanto mais autônomo você for como aluno, melhor para você mesmo.

Que tal saber mais sobre os cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG? Acesse e descubra qual o melhor curso se conecta com você www.censupeg.com.br/cursos

Autor:
Prof. Fernando Novais

Você também vai gostar:

Censupeg na Finlândia – Ep. 8 – Proakatemia: a Educação Dos...

há 3 anos

CENSUCAST - O podcast que vai fazer seus ouvidos explodirem de conheci...

há 4 meses

Como você, professor, se forma na Faculdade CENSUPEG?

há 1 ano

Você conhece o mundo VUCA? E o mundo MUVUCA?

há 3 anos

Faculdade CENSUPEG marca presença no desfile em comemoração aos 173 an...

há 1 mês

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais