Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 08min e 11 sec #Educação

A luta é por quem precisa: Programa Faculdade Gratuita em Santa Catarina


A ACAFE e AMPESC, duas associações de mantenedoras de ensino superior do estado de Santa Catarina, discutem sobre a distribuição dos recursos no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), fundamentado nos artigos 170 e 171 da constituição estadual e na lei n.º 13.334 que institui o FUNDOSOCIAL para financiar programas de apoio à inclusão social. O programa prevê a aplicação de parte da receita estadual arrecadada com impostos para a compra de vagas em instituições de ensino superior, ao todo, mais de 2 bilhões serão destinados como bolsas de estudos para alunos que se enquadram em situação de carência socioeconômica em Santa Catarina. 

Neste momento, a proposta de lei do atual governo considera que, 90% deste recurso seria destinado à 14 instituições de ensino que fazem parte do sistema ACAFE, o que representa apenas 30% do alunado no estado, já as 39 instituições de ensino vinculadas à AMPESC, que representam os outros 70% do alunado do estado, ficariam com apenas 10% do recurso. 

A luta "Faculdade Gratuita" é a manifestação das instituições de ensino vinculadas à AMPESC pela isonomia na distribuição dos recursos do governo estadual em benefício da população carente. 

Como o título deste artigo sugere, a luta é por quem precisa, e nós, Censupeguianos de carteirinha, propagamos esse manifesto, mostrando o quanto nossos acadêmicos impactam positivamente a comunidade por meio dos projetos sociais desenvolvidos no PIPA e, também, a população sobre a importância das faculdades privadas vinculadas à AMPESC no desenvolvimento da comunidade, enfatizando ainda, que parte desses bilhões precisam ser destinados a elas. 

No dia 30 de março, alunos e profissionais Censupeguianos uniram forças e partiram para ação em apoio à AMPESC, na Câmara Municipal de Joinville

Confira alguns registros dessa luta: 

Por meio das redes sociais, o Prof. Fernando Novais, Gestor de Projetos da Faculdade CENSUPEG, menciona a dimensão do impacto social gerado pelos projetos realizados pelos acadêmicos da Faculdade CENSUPEG: “Estou aqui para falar sobre a importância dos projetos e ações sociais das faculdades a distância, de Santa Catarina. Falo em nome da Faculdade CENSUPEG, sou professor de Gestão de Projetos, onde fazemos uma abordagem voltada para projetos de extensão, que impactam toda a comunidade em que os alunos estão inseridos. Ou seja, para cada polo de educação a distância que nós temos em Santa Catarina, somam em média 2 mil alunos. Falo sobre o tema com muita propriedade, olha só quanta capilaridade tem isso, certo? Isso tudo, atendendo as solicitações, requisitos e regras do MEC. Quero evidenciar o quanto essas faculdades matriculam alunos em Santa Catarina e enfatizar que todos os alunos do estado de Santa Catarina, todos, precisam ter os mesmos benefícios. Eles não podem ser tratados de forma diferenciada.” 

Em nome de todos os nossos acadêmicos que escolheram a nossa instituição pelos seus diferenciais de qualidade, por todos os projetos que impactam diretamente a comunidade, pelos projetos sociais e muito mais, o Prof. Dr. Sandro Albino Albano, Diretor-Presidente do Grupo Educacional CENSUPEG, defende: “Nós entendemos que, por uma questão de isonomia, de equidade e uma questão de justiça, o aluno catarinense carente, seja no lugar onde estiver, ele pode participar do programa com seu índice de carência e escolher, como bem entender, a melhor universidade para sua formação”. 

Em apoio à AMPESC, estudantes de faculdades particulares do estado Catarinense criam perfil em rede social, unindo forças e incentivando toda a comunidade a lutar por direito iguais, defendendo sobre ser um dever do Estado, incentivar sua comunidade ao estudo gratuito a todos aqueles que precisam. Acompanhe de perto a energia dessa galera, junte-se à luta, acesse:  

https://www.instagram.com/lutafaculdadeparatodos/
https://www.instagram.com/ampesc/

Autora: 
Isabela Villaça 
Analista de Marketing 

Curso Censupeg

MBA EM GESTÃO HUMANIZADA COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA POSITIVA E INTEGRIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Você também vai gostar:

Curso de educação física: tire todas as suas dúvidas

há 3 anos

Censupeg na Finlândia – Ep. 4 – Aprendizagem Baseada em Paix...

há 3 anos

Como você, professor, se forma na Faculdade CENSUPEG?

há 1 ano

LIEENp ganha destaque no Brain Connection 2022

há 1 ano

Vinicius Siqueira, Analista de Endomarketing da Faculdade CENSUPEG, co...

há 1 semana

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais