Censupeg há 5 meses
Tempo de leitura: 07min e 12 sec #Carreira

“Brooklyn 99” e o papel do líder


É comum no mercado de trabalho que toda equipe tenha um líder, afinal, é necessário que alguém possa guiar esse grupo para que atinjam seus objetivos em conjunto. Porém, nem sempre encontramos boas lideranças, ou líderes que estejam preparados para serem esse guia. Por isso, é necessário entender quais características podem ser desenvolvidas e adquiridas. 

Para ilustrar essas características, trouxemos como exemplo a série de comédia Brooklyn 99 (2013-2021) *, que conta a história de uma delegacia de polícia em Nova Iorque. A série trata de diversos temas relevantes para a sociedade e, dentre eles, as relações dentro do ambiente profissional.  

O seriado mostra a hierarquia dentro do ambiente policial, exemplificando as relações de poder, onde cada um exerce seu papel de acordo com o que lhe cabe. No primeiro episódio da série, somos apresentados ao novo líder do grupo, o capitão Raymond Holt. Nesse episódio, também, vemos um pouco da característica de cada personagem e conseguimos ter uma visão clara do desenvolvimento de cada um no decorrer da trama. 

A liderança pode ser entendida como a influência positiva da mentalidade e do comportamento das pessoas do grupo. “No meio profissional, a liderança pode auxiliar na condução de tarefas diárias, em grupos de pessoas e seus comportamentos” (PUCRS Online, 2020). No seriado, vemos como o personagem Holt consegue guiar o grupo com maestria, exercendo a grande característica de uma liderança eficaz, onde atua com empatia e entende que cada um tem sua particularidade, ajudando-os a se desenvolverem dentro de suas capacidades. 

Holt consegue exercer seu espírito de equipe, contribuindo com críticas construtivas à equipe, buscando o melhor para o coletivo e reconhecendo suas falhas; tem poder de decisão, pensando nos efeitos à longo prazo e como afetarão o grupo; mostra um comportamento inspirador e que motiva sua equipe com frequência, bem como é respeitado por todos e não temido (Catho Comunicação, 2023; PUCRS Online, 2020). Ao fim da série, vemos o desenvolvimento de cada personagem e, como a liderança positiva do capitão os influenciou. 

Podemos ver então, como uma liderança bem desenvolvida e executada faz com que o grupo caminhe de forma fluída, com sentimento de pertencimento e gerando uma produtividade de qualidade. Além disso, entendemos a importância de abraçar a particularidade dos colegas para que cada um possa se desenvolver dentro de suas limitações, criando novos líderes dentro da equipe, visando um crescimento profissional do colaborador, do setor e da empresa como um todo, com profissionais cada vez mais qualificados, beneficiando todas as partes.  

* A série “Brooklyn 99” conta com todas as temporadas disponíveis na Netflix.

Ficou interessado e deseja saber mais sobre liderança em Brooklyn 99, acesse:
https://www.facilitamovel.com.br/noticia.html?id=317&As-licoes-de-lideranca-de-Brooklyn-99.htm  

Referências 

Autora:
Aryene dos Anjos 
ConectAtivos – Núcleo de Oportunidades e Carreira  

Curso Censupeg

COACHING E GESTÃO DE PESSOAS

Você também vai gostar:

Confira nosso Glossário da Diversidade!

há 2 anos

Vida universitária: como aproveitar a faculdade ao máximo?

há 3 anos

5 estratégias para economizar e atingir suas metas financeiras

há 3 anos

Contratação de estagiário: como ser efetivado

há 3 anos

Obesidade: Uma preocupação muito além da estética.

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais