Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 8min e 30sec #Notícias

Acadêmicos lançam Farmácia Solidária no município de Vera Cruz – RS

A Faculdade CENSUPEG desenvolve em todos seus cursos de graduação a disciplina de projeto denominada PIPA: Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem. Durante o desenvolvimento do PIPA, que tem duração média de um semestre letivo, os acadêmicos são desafiados a cocriar projetos que promovam impacto social em diferentes espaços da comunidade onde estão as unidades CENSUPEG de graduação.

Todos os grupos de PIPA têm um professor orientador que ensina as metodologias de aprendizagem por projeto e, conforme estrutura do seu PIPA, também podem ter um mentor que atue de forma específica na área do projeto.

Para o sucesso do desenvolvimento das ações propostas dos alunos, cada grupo é desafiado a construir ações que gerem impacto social e dessa forma desenvolvam competências essenciais para a vida profissional e em sociedade, entre elas a competência de ser um empreendedor social.

Dentro desta proposta, os alunos Martiele Souza, Luana Mariele Winck, Lauren Mantz e Renan Igor Jäger da unidade de Santa Cruz do Sul – RS, orientados pelo professor Fernando Novais, desenvolveram a partir do programa existente o lançamento do projeto Farmácia Solidária, que ocorreu no sábado, dia 06 de junho, e marcou o lançamento do programa Farmácia Solidária no município de Vera Cruz- RS.

Um momento que ficou marcado na trajetória dos alunos envolvidos, professores e colaboradores de Vera Cruz - RS. Confira:

O evento foi promovido pelo Município de Vera Cruz, através da Secretaria Municipal de saúde e acadêmicos de graduação da Faculdade CENSUPEG, contou ainda com a participação dos servidores municipais e o que possibilitou aos visitantes a aferição dos sinais vitais, testes rápidos de glicemia, além de testes de visão, promovidos gratuitamente pelo Mercadão dos óculos Vera Cruz e a Feira de Doação de Animais do Compata.

Através do projeto, será permitido o recebimento de doações de medicamentos e após triagem, a realocação dos insumos a população.

A lei no RS é de autoria da deputada estadual Fran Somensi, que esteve presente no lançamento, conforme ela, “A escassez dos medicamentos e o alto preço para se aderir aos tratamentos tem tornado o projeto da Farmácia Solidária cada vez mais necessário nos municípios gaúchos. Esta já é a 27° unidade e estamos criando uma grande rede de Solidares no Estado, onde os municípios poderão ajudar-se entre si. A Farmácia Solidária é uma Lei Estadual de minha autoria que se transformou em um programa de Estado. Mais que uma lei, é um projeto que realmente chega nas pessoas. Trabalhamos com a doação de medicamentos que vem dos consultórios médicos, da indústria farmacêutica e da própria população. Após passarem por uma triagem técnica, os medicamentos são doados para quem precisa sempre mediante receita médica. Em Farroupilha em 5 anos já foram doados mais de R$ 3 milhões em medicamentos, atendendo mais de 21 mil pessoas. Com esse projeto em 50 municípios gaúchos chagaríamos a 20% da população gaúcha, exatamente a população mais carente do Estado."

Através desse PIPA, pode-se perceber o impacto social gerado, a partir da ODS escolhida pelos acadêmicos, que entenderam que puderam gerar valor, em um problema social que ajudaram a resolver. O PIPA é um projeto voltado para o desenvolvimento de competências dos alunos que aplicam seu conhecimento na prática, portanto, é uma disciplina interdisciplinar. Os impactados, nesse processo, são todos os interessados no projeto, todo o ecossistema pertencente ao projeto em si, ou seja: o aluno, o polo onde esse aluno é matriculado, a região geográfica, ou seja, o bairro, a cidade, todas as pessoas que serão impactadas no processo e pela solução e principalmente o público para o qual a solução foi desenvolvida.

Confira os registros de nossos acadêmicos entrando em ação:  

Autora:
Márcia Gewehr
Diretora da Unidade CENSUPEG – Santa Cruz do Sul – RS

Você também vai gostar:

Cerimônia de Entrega Selo OURO Empreendedor Social: Um Símbo...

há 1 ano

Censupeg na Finlândia – Ep. 7 – Aplicando a Confiança Finlan...

há 3 anos

O que devo fazer: uma pós ou uma segunda graduação?

há 3 anos

Neuropsicopedagogia do CENSUPEG Novamente em Destaque Nacional e Inter...

há 3 anos

8 dicas rápidas para solução de problemas antes de solicitar ajuda da...

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais