Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 07min e 12sec #Notícias

Valor institucional de altruísmo na prática


Acreditar na evolução humana é uma das premissas do ato de educar. Revolucionar a educação, missão do Grupo Educacional CENSUPEG, significa romper paradigmas sociais que impeçam a formação da sociedade que tanto clamamos por mudanças, é com esta coragem que todos(as) os(as) CENSUPEGUIANOS(AS) seguem com projetos educacionais e sociais para revolucionar, verdadeiramente, as suas comunidades.

Entre tantas ações que acontecem em diversas Unidades CENSUPEG do Brasil, o dia 19 de Maio de 2022 foi marcado de maneira muito especial na história desta instituição. Houve doação de 20 notebooks novos para o sistema prisional de Lages, Santa Catarina. Assim, mais de 40 internos poderão aprender e conquistar uma profissão com uma bolsa de estudos de 100% oferecida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (UNIEDU), durante o período de cumprimento de pena. O objetivo deste gesto é prepará-los para o exercício da cidadania com a qualificação profissional para reintegração à sociedade.


Durante a sua visita ao presídio, Prof. Dr. Sandro Albino Albano, Diretor-Presidente do Grupo CENSUPEG, contou um pouco da sua história de vida aos internos: “Sou de uma família simples, humilde e muito trabalhadora, cresci em cidade pequena do interior de Santa Catarina, na infância entendi que a única forma que tinha para mudar de vida era por meio do estudo, e foi dessa forma que transformei a minha realidade” e concluiu “A primeira coisa que vocês vão se deparar ao saírem daqui é com a mudança da sociedade no sentido do uso da tecnologia, principalmente no momento que vivemos hoje, pós-pandemia, por isso escolhemos oferecer esta oportunidade de estudo com os notebooks. Acreditamos no projeto, em vocês e no processo de ressignificação que todas as pessoas passam durante a vida, a educação não é um fim, é um meio para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida e prover a mesma qualidade para as nossas famílias, estaremos com vocês nessa jornada até a formatura”.


De acordo com o Diretor da Unidade Prisional de Lages, Policial Penal Gilberto Vieira, e a Coordenadora de Educação, Policial Raquel Longarai, os equipamentos serão configurados e gerenciados pela equipe técnica do presídio garantindo que este acesso não seja utilizado para nenhuma finalidade que não seja a formação acadêmica dos internos ou para os demais projetos organizados pela unidade prisional de Lages. As discussões e a socialização do que foi aprendido ocorrerá em grupos de estudos formados pelos próprios internos, promovendo assim um ambiente rico e colaborativo, ainda que estejam sem o contato com o mundo exterior, para que se mantenham ativos durante os estudos, o protagonismo do acadêmico na aprendizagem é um dos elementos fundamentais na metodologia da Faculdade CENSUPEG.



Diante da complexidade do sistema prisional no Brasil, a parceria entre as instituições públicas e a iniciativa privada é fundamental para que tenhamos condições de oferecer um ambiente reintegrativo, para a Faculdade CENSUPEG, o valor do altruísmo significa “dominar os instintos egoístas, fazendo emergir a benevolência, gerando a conciliação”, seguimos fazendo a nossa parte, com os nossos valores institucionais sempre como base das nossas condutas e ações, contribuindo assim com o nosso papel como instituição de ensino para a evolução da sociedade.

Você também vai gostar:

10 sites confiáveis para estudar e conseguir boas referências

há 3 anos

Como conseguir o primeiro emprego mais rápido?

há 3 anos

Vinicius Siqueira, Analista de Endomarketing da Faculdade CENSUPEG, co...

há 1 dia

Neuropsicopedagogo Integra Equipe TEAcolhe.

há 2 anos

Como fica o ensino superior pós pandemia?

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais