Censupeg há 3 meses
Tempo de leitura: 05min e 28sec #Carreira

Como as redes sociais podem influenciar na busca por emprego


As redes sociais, por definição, são estruturas on-line compostas por pessoas e organizações conectadas por um ou mais tipos de relações, possuindo valores e objetivos em comum. A primeira rede social surgiu na década de 90 e, desde então, mais e mais tipos de mídias sociais vêm sendo criadas. Além de aproximarem as pessoas, elas também são úteis para diversas áreas da sociedade, principalmente para a comunicação. Nos tempos atuais, vivemos a era da informação, onde é possível estar o tempo todo conectado e encontrar inúmeras informações em questão de segundos, na palma da nossa mão. Mas até onde essa facilidade é uma vantagem para nós? 

Conforme as redes sociais foram se atualizando, mais pessoas entraram no mundo virtual, primeiro com os blogs e chats, e depois evoluindo para os perfis pessoais nos aplicativos de comunicação. Pesquisas recentes apontam que o Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários em redes sociais, e os brasileiros são os que mais utilizam as mídias para procurar emprego e se candidatar a vagas. Eles acreditam que as redes aumentam a visibilidade com recrutadores, além de expandir o networking. Já as empresas têm a oportunidade de ampliar as conexões entre os recrutadores e os profissionais em busca de novas oportunidades. 

Diante deste cenário, é fundamental que os profissionais que estão ingressando ou que já fazem parte do mercado de trabalho estejam atentos aos seus perfis nas redes sociais. Uma vez que é possível encontrar todo tipo de informação na internet, é importante compartilhar dados pessoais ou profissionais que sejam relevantes e que agreguem e impulsionem a sua carreira. Sendo assim, o ideal para quem está buscando oportunidades de trabalho via redes sociais é manter os perfis pessoais mais discretos e com informações pertinentes, ou criar um perfil profissional para se conectar com o público e com as empresas. 

Já tinha parado para pensar nisso? Pois bem, é importante que você dedique um tempo para organizar suas redes sociais de acordo com seus objetivos. Conecte-se com pessoas da sua área de atuação, troque experiências e esteja sempre atento ao seu perfil. Lembre-se de que sua presença on-line pode ser um grande diferencial na busca por oportunidades de emprego. Invista em uma imagem profissional coerente e consistente, e aproveite o poder das redes sociais para alavancar sua carreira. Mantenha seus perfis atualizados, relevantes e estratégicos, e você verá como essas plataformas podem ser aliadas poderosas no seu desenvolvimento profissional. 

Autora: 
Paloma Ebert 
ConectAtivos – Núcleo de Oportunidades e Carreira 

Curso Censupeg

GESTÃO FINANCEIRA

Você também vai gostar:

A relação da Pedagogia com a Neurociência

há 1 ano

Conheça 4 áreas de atuação da profissão de nutrição

há 3 anos

Tipos de alunos: conheça os perfis mais comuns na faculdade

há 3 anos

Você sabe o que cultivamos na Faculdade CENSUPEG?

há 1 ano

A contribuição da inteligência emocional no desenvolvimento pessoal e...

há 11 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais