Censupeg há 1 mês
Tempo de leitura: 21min e 18sec #Educação

Uma Visão 360º dos 5 cursos tecnólogos mais empregáveis


Às vezes, conquistar uma carreira profissional bem-sucedida nos remete àquele breve momento em que espiamos a cabine do avião a caminho de nossos assentos. Tudo parece tão complicado: telas, indicadores, alavancas, luzes piscantes, interruptores e uma infinidade de botões, um labirinto de comandos que, se você não faz parte da tripulação, parece absolutamente confuso. Desviamos o olhar, gratos pelo conhecimento dos pilotos. Como passageiros, nossa única preocupação é se o avião permanecerá no céu. Quando se trata de nossa carreira profissional, muitas vezes somos como passageiros ignorantes. No entanto, há uma reviravolta na história: nós somos os pilotos. E quando nos vemos perdidos sem saber por onde começar, é como se estivéssemos voando às cegas.

No fundo, nós sabemos onde queremos estar. Queremos acordar dispostos para um novo dia de trabalho, empolgados com nossas metas e objetivos. Queremos estar animados com nossos pares e time. Queremos passar momento agradáveis com colegas de trabalho, com uma sensação de gratidão e positividade. Mas pode parecer impossível descobrir qual o melhor caminho para chegar lá. São tantos botões que nos sentimos esmagados. Qual curso escolher? Por onde começar?

Neste artigo, vamos explorar os cursos tecnólogos, destacando suas vantagens e os 5 cursos mais procurados no mercado atualmente. Vamos também abordar as excelentes oportunidades disponíveis para profissionais capacitados em cursos tecnólogos, que podem representar um ótimo ponto de partida para sua carreira profissional. Você já teve a oportunidade de conhecer mais sobre esse modelo de formação?

O QUE SÃO OS CURSOS TECNÓLOGOS?

Os tecnólogos são cursos de ensino superior com duração mais curta, geralmente levam de dois a três anos até sua conclusão. Eles visam formar profissionais especializados em áreas específicas, preparando-os de forma rápida e eficiente para o mercado de trabalho.
Esses cursos combinam disciplinas práticas e teóricas, proporcionando aos alunos uma compreensão aprofundada das necessidades e demandas de suas respectivas áreas de atuação.

CONHEÇA AS VANTAGENS E OS DIFERENCIAIS DOS CURSOS TECNÓLOGOS DA FACULDADE CENSUPEG: 

  • Menor Tempo de Formação: Os cursos tecnólogos têm uma duração mais curta em comparação com os cursos de graduação tradicionais. Na Faculdade CENSUPEG, os tecnólogos têm uma média de duração de 2 a 3 anos.
  • Foco Prático: Desde o início do curso, os alunos são expostos a situações reais de trabalho, preparando-os para os desafios do mercado. Na Faculdade CENSUPEG, essa preparação é baseada nas Metodologias Ativas de Aprendizagem e reforçada pelo PIPA – Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, e inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) estabelecidos pela ONU. Por meio do PIPA, os estudantes têm a oportunidade única de conduzir um projeto do início ao fim, colocando em prática seus conhecimentos e competências, sob orientação de um mentor. Ao participar ativamente do PIPA, os alunos concorrem ao Selo Empreendedor Social, um selo de reconhecimento aos projetos que tiveram impacto social nas suas comunidades e ainda podem passar por uma etapa de votação para o reconhecimento do projeto com o Selo OURO de Empreendedor Social. Essa experiência intensa durante a jornada acadêmica visa fortalecer seus currículos, aumentando a credibilidade no mercado de trabalho.
  • Oportunidades de Emprego: Os profissionais formados em cursos tecnólogos são altamente demandados pelo mercado de trabalho, o que aumenta suas chances de empregabilidade. O ConectAtivos – Núcleo de Oportunidade e Carreiras da Faculdade CENSUPEG, oferece todo o suporte para que o estudante fique por dentro dos estágios e vagas de emprego. Nesse programa voltado para a empregabilidade, o estudante também tem acesso a palestras inovadoras com temas da atualidade e recebe certificados para compor o currículo.
  • Excelente Custo-Benefício: Os cursos tecnólogos oferecem uma formação de qualidade a um custo mais acessível em comparação com outras modalidades de ensino superior. Na Faculdade CENSUPEG, você inicia com até 60% de desconto, com parcelas de apenas R$159,00.
  • Bônus 1: Na Faculdade CENSUPEG, o contínuo desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos é valorizado. Além da excelência do corpo docente e da infraestrutura moderna, tanto no ensino à distância quanto no presencial, são oferecidos benefícios exclusivos para enriquecer a jornada educacional do estudante. Como parte desses benefícios, é proporcionado acesso a 05 cursos gratuitos e opcionais em áreas essenciais, como Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.
  • Bônus 2: Para os estudantes que buscam uma graduação mais abrangente, a Faculdade CENSUPEG instrumentaliza alunos interessados a ampliar seus conhecimentos com a SuperCertificação. Com esse programa inovador, o aluno obtém seu diploma de ensino superior ao término do curso, como de costume, e também recebe 13 Certificados de Competências Profissionais ao concluir cada etapa da jornada acadêmica.

OS 5 CURSOS TECNÓLOGOS MAIS EMPREGÁVEIS: 

  1. Recursos Humanos: O setor de RH é essencial para empresas de todos os tamanhos, garantindo o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores. Na Faculdade CENSUPEG, o profissional de recursos humanos se forma em 2 anos e pode atuar em áreas como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, administração de pessoal, gestão de desempenho, relações trabalhistas, desenvolvimento organizacional, remuneração e benefícios, entre outras.
  2. Processos Gerenciais: A carreira do profissional de Processos Gerenciais está em alta devido à crescente demanda por eficiência operacional, coordenando operações complexas em um ambiente empresarial globalizado. Com a transformação digital e a ênfase na qualidade, sustentabilidade e conformidade regulatória, esses profissionais são essenciais para integrar novas tecnologias, garantir práticas sustentáveis e gerenciar riscos. Sem contar o papel importante que esse profissional tem no apoio ao empreendedorismo e às startups. Na Faculdade CENSUPEG, o profissional de Processos Gerenciais se forma em 2 anos e pode atuar em áreas como: gestão de empresas, consultoria e assessoria executiva, gestão de processos, controladoria e empreendedorismo.
  3. Logística: Com o aumento do comércio eletrônico, profissionais de logística são indispensáveis para garantir a eficiência das operações. Na Faculdade CENSUPEG, o profissional de logística se forma em 2 anos e pode atuar em áreas como: gestão de estoques, transporte e distribuição, armazenagem e movimentação, gestão de fornecedores, logística reversa, tecnologia da informação em logística, planejamento logístico, entre outras.
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Com a crescente demanda por tecnologia, profissionais com habilidades nessa área são altamente valorizados. Na Faculdade CENSUPEG, o analista e desenvolvedor de sistemas se forma e em 2 anos e 6 meses e pode atuar em áreas como: desenvolvimento de software, análise de sistemas, banco de dados, segurança da informação, gerenciamento de projeto de TI, entre outras.
  5. Estética e Cosmética: É um dos cursos mais procurados atualmente devido à crescente demanda por profissionais competentes nessa área. O programa da Faculdade CENSUPEG, oferecido na modalidade EAD, tem como objetivo formar indivíduos capazes de planejar, organizar e aplicar serviços de estética e cosmética, demonstrando flexibilidade intelectual e adaptabilidade em diversas situações. Na Faculdade CENSUPEG, os graduados deste curso concluem a sua formação em 2 anos e 6 meses e estão preparados para assumir papéis e áreas como: gestão ou consultoria em instituições públicas ou privadas, tanto no setor público quanto no privado, clínicas dermatológicas, centros especializados em cuidados estéticos, gestão de salões de beleza e barbearias.

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO:

O fato é que todas as informações contidas acima só fazem sentido se o ponto de partida do estudante for adequado às suas necessidades e vontades ao optar por uma formação com um curso tecnólogo. E você pode estar se perguntando: “Qual é esse ponto de partida então?”. Se voltarmos à cabine do avião, esse ponto de partida seria uma companhia aérea reconhecida, com uma tripulação bem capacitada. Parece importante, certo? No entanto, tudo isso de nada vale se você não estiver disposto a embarcar na viagem, concorda? Encontrar uma instituição que seja reconhecida pelo MEC é um início, sim, mas também é fundamental que você, interessado em uma boa formação, busque, antes de tudo, qual é o melhor caminho individual para o seu momento de agora. Como também, qual a modalidade vai fazer sentido em sua vida hoje? Quais empecilhos estariam presentes na sua jornada se você ingressasse em um curso tecnólogo hoje? Você terá tempo para se dedicar? Tudo isso pode parecer esquisito quando você simplesmente está em busca de uma instituição para se formar e consequentemente, conquistar um bom emprego, mas fazem total sentido, pois antes de escolher uma instituição adequada para o seu momento hoje, o mais importante é você estar bem consigo e pronto para começar a sua viagem.

Mundo afora, você poderá encontrar infinitas opções de lugares para uma formação que deseja. Portanto reflita sobre as questões mencionadas no parágrafo anterior e esteja consciente de sua escolha.

A Faculdade CENSUPEG oferece todo o suporte para que o estudante, a partir de seu início, esteja sempre acompanhado por bons conteúdos, dicas e tutores que seguirão ao seu lado durante sua jornada acadêmica. Além de tudo isso, o ingressante recebe um modelo de ensino inovador baseado na Aprendizagem 5.0, inspirado no modelo de educação da Finlândia.

Agora que você reconhece a excelente oportunidade que os cursos tecnólogos oferecem para quem procura uma formação rápida e eficaz, juntamente com amplas oportunidades de emprego, é o momento ideal para considerar essa alternativa para o seu futuro educacional e profissional, ou até mesmo recomendá-la a alguém próximo que esteja buscando uma trajetória promissora.

Acesse os cursos da Faculdade CENSUPEG em:
www.censupeg.com.br

Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing

Curso Censupeg

ESTÉTICA E COSMÉTICA

Você também vai gostar:

Coronavírus – Principais dúvidas, mitos e verdades sobre o c...

há 3 anos

7 passos para desenhar uma aprendizagem significativa

há 2 anos

Confira nosso Glossário da Diversidade!

há 2 anos

Participe do 2° Congresso Luso-Brasileiro de Transtornos de Aprendizag...

há 2 anos

Censupeg na Itália

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais