Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Bacharelado ou tecnólogo – qual o melhor?

Quando chega a hora de ingressar num curso superior são muitas as dúvidas: que carreira seguir, que curso fazer, em que instituição, em qual a modalidade. E mesmo quando finalmente se descobre tudo isso, muitos ainda ficam com a dúvida: Bacharelado ou tecnólogo – qual o melhor para mim?

A resposta sobre qual é a melhor escolha vai depender do seu objetivo a longo e curto prazo. Vamos ver um pouco mais sobre as principais semelhanças e diferenças dos dois cursos?

Duração

A principal característica que diferencia os cursos de Bacharelado e Tecnólogo é sua duração.

Por conta da quantidade de conteúdos abordados, o curso de Bacharelado leva de 3 a 6 anos, e por isto geralmente é escolhido por quem pretende explorar mais de uma área de atuação durante a formação.

Já o Tecnólogo tem uma duração que varia entre 2 e 3 anos, sendo mais rápido e por isso muitas vezes é a escolha de quem já quer mergulhar o quanto antes no mercado de trabalho.

Conteúdo

Como já mencionamos, a longa duração do Bacharelado se deve à quantidade de conteúdos abordados durante o curso. Ao longo do curso o aluno têm contato com diferentes aspectos e linhas de formação da área que escolheu, podendo conhecer de maneira menos profunda todas as vertentes por onde pode seguir profissionalmente antes de escolher uma área específica e, se desejar, se aprofundar através de uma especialização ou pós-graduação.

O curso no formato Tecnólogo por sua vez é mais específico, tendo em sua grade curricular conteúdos mais específicos e voltados para as necessidades do profissional no mercado de trabalho. Sem muitas das disciplinas teóricas do Bacharelado, sua duração é menor por conta disto.

Diploma

Neste quesito, os dois cursos não possuem diferenças.

Desde que a sua instituição seja reconhecida pelo MEC, ao final do curso você terá um diploma de nível superior válido em todo o território nacional, que te possibilita concorrer a vagas que exigem ensino superior e ingressar em uma pós-graduação.

Vale lembrar ainda que também não há distinção entre as modalidades de curso presencial ou EAD.

Mercado de Trabalho

O Bacharelado já é uma modalidade mais conhecida e tradicional, e em muitas áreas ainda é exigido o diploma de Bacharel para que se possa atuar profissionalmente, como Enfermagem, Direito e Engenharia.

Por ter surgido recentemente, o mercado de trabalho ainda está se adaptando aos cursos de Tecnólogo. No entanto esta mudança tem acontecido bem rápido e hoje muitas empresas possuem cargos específicos para profissionais formados nesta modalidade.

E então, descobriu qual é a melhor escolha para você? Comente aqui embaixo e compartilhe com algum amigo que também está em dúvida!

Você também vai gostar:

Domine a arte da entrevista e conquiste o emprego dos seus sonhos

há 9 meses

Afinal, qual é o perfil do profissional de enfermagem?

há 3 anos

A contribuição da inteligência emocional no desenvolvimento pessoal e...

há 7 meses

Vai fazer o Encceja 2020? Estude com estes materiais!

há 3 anos

Sentimentos sobre o Circuito Gastronômico “Sabores da Cidade Poema”

há 3 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais