Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Carreira

Contratação de estagiário: como ser efetivado

O momento em que o estudante tem a oportunidade de obter experiência na área que escolheu, bem como ter o primeiro contato com o mercado de trabalho. A contratação do estagiário, normalmente é a principal preocupação, a grande questão é como ser efetivado?

O estágio é uma experiência que pode ser tão valiosa que, muitas vezes, os estagiários são efetivados depois do término de seus contratos. Se é isso que está procurando, você está ligado no que é necessário fazer para ser contratado no estágio?

Caso tenha respondido “não” a essa pergunta, não se desespere, pois separamos dicas incríveis que te ajudarão a ficar por dentro de tudo sobre a contratação de estagiário. Fique conosco e confira!

# Dica 1. Lide com o estágio como se fosse um trabalho real

O primeiro passo é levar o estágio a sério e tratá-lo como se fosse, de fato, um emprego. Pode parecer óbvio, mas é preciso levar em consideração que seu trabalho — suas contribuições e também os seus erros — afetam diretamente outras pessoas.

Mesmo que você não tenha muita proximidade com empregos formais, é necessário que tenha em mente que o estágio já faz parte de sua carreira profissional. Assim, tudo o que for realizado para a organização em questão deve ser feito com comprometimento e, acima de tudo, excelência.

# Dica 2. Qualifique-se continuamente

É claro que você já está comprometido com seu curso técnico ou graduação, porém, também sabemos que conhecimento nunca é demais. Aliás, as empresas valorizam cada vez mais as pessoas que estão continuamente se qualificando e procurando aprimorar seus saberes.

Desse modo, pare um instante e reflita sobre aquilo que você pode melhorar. Pode ser em qualquer área do conhecimento: um curso de informática, de línguas ou algo que, de alguma forma, esteja dentro de sua área de interesse.

Normalmente a própria faculdade disponibiliza work shops, cursos de capacitação, palestras, cursos de extensão, etc., esses cursos acabam servindo como uma complementação do seu repertório, aproveite as oportunidades que a instituição que você estuda oferece, a longo prazo pode fazer uma enorme diferença.

Pense que isso só tem a adicionar à sua formação, além de fazer com que você se destaque frente aos demais.

# Dica 3. Cumpra aquilo que prometeu

Essa dica refere-se à forma como você deve se portar ao longo do seu estágio. Isso porque, no momento em que o inicia, seus supervisores depositam uma gama de expectativas em cima de você.

Em vista disso, cabe somente a você comprometer-se e esforçar-se para cumprir as metas que foram atribuídas. Tenha em mente que, desde o início, é desejável que apresente boas razões para você estar ali, bem como do tipo de profissional que você é. E cumprir o que foi combinado mostra várias competências, como responsabilidade, integridade, organização e produtividade.

#Dica 4. Tenha jogo de cintura

Na teoria, o estágio é um momento de adaptação em que as competências obtidas no curso técnico ou na graduação serão colocadas em prática.

Dessa maneira, é natural que certas tarefas que forem atribuídas a você estejam além do seu entendimento e lhe forcem a sair da sua zona de conforto. Entretanto, quando isso acontecer, não se desespere: trate essas atribuições com seriedade, reconheça seus erros e esteja sempre disponível para estudar e aprender.

Dance conforme a música: quanto mais flexibilidade e jogo de cintura você comprovar, mais confiança será depositada em você.

#Dica 5. Aja com proatividade para ser contratado no estágio

Mesmo que você se sinta inseguro, jamais deixe de tomar a frente de suas responsabilidades. Aja com sede de aprender e mostre aos seus supervisores que você é uma pessoa de iniciativa.

Por natureza, o estágio é um lugar para aprender e buscar aprimoramento. Assim, procurar cada vez mais conhecimentos mostrará o quão eficiente e capaz você é.

Para isso, procure ter com seus supervisores um diálogo sincero e claro e, acima de tudo, ouça, pergunte e responda!


Com todas essas dicas, com certeza ficou mais fácil entender que não há fórmula mágica quando se trata de contratação de estagiário. É necessário muita dedicação e trabalho duro, mas a recompensa é inestimável. Afinal, o começo da sua jornada de trabalho pode ocorrer antes mesmo do fim dos seus estudos.

Você também vai gostar:

Protagonismo Acadêmico: Um dia de socialização em Criciúma

há 1 ano

A mudança do papel da liderança em gestão do conhecimento das empresas

há 3 anos

Saeshinho retorna a IGREJINHA/RS

há 6 meses

Confira nosso Glossário da Diversidade!

há 2 anos

Neuropsicopedagogo Integra Equipe TEAcolhe.

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais