Censupeg há 9 meses
Tempo de leitura: 11min e 41sec #Carreira

Um dia inesquecível de socialização: conheça alguns dos projetos apresentados no PIPA 2023, em Joinville


No mês de junho, a unidade da Faculdade CENSUPEG em Joinville foi palco de um evento inesquecível: a socialização do PIPA 2023 – Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem. Nesse evento marcante, acadêmicos de diferentes áreas apresentaram seus projetos repletos de inspiração e inovação, valor institucional que guia todo o time CENSUPEG aonde quer que vá. Foi uma celebração do conhecimento, da criatividade e de muito empenho dos acadêmicos, que trouxeram à tona ideias transformadoras e baseadas nas ODSObjetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU. Acreditamos que proporcionar aos alunos um contato direto com a sociedade, permitindo que eles coloquem a mão na massa, é essencial para prepará-los para o mundo real.

Agora, é a hora de conhecer de perto um pouco desses projetos que marcaram o PIPA 2023 no polo de Joinville. Preparado? Então, acompanhe conosco:

As acadêmicas Carla Carmelita da Silva Pereira, do Curso Superior em Gestão Comercial, Marlise Moreira Germano de Campos, Melania de Fátima Grein e Sabrina Forster, ambas do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, uniram forças e desenvolveram um projeto inovador. Com base no autoconhecimento e experiências pessoais e, também, conscientes da importância de uma gestão financeira saudável, as acadêmicas estruturaram um curso de mentoria abrangente, projetado para ajudar cidadãos Joinvillenses a se organizarem financeiramente.
Com uma abordagem prática e personalizada, a mentoria oferece orientações valiosas e ferramentas eficazes para que os mesmos possam tomar decisões financeiras inteligentes e alcançar suas metas financeiras de forma sustentável.

As acadêmicas Vanessa Caroline Corrêa Duarte e Tamara Fernanda Corrêa, irmãs e estudantes dos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão Hospitalar, respectivamente, demonstraram um espírito empreendedor incrível ao desenvolver um projeto inovador durante o terceiro semestre letivo. Com uma visão inspiradora, elas decidiram se aventurar no universo da confeitaria, mesmo em um cenário pós-pandemia, evidenciando que é possível reinventar-se e prosperar. Estruturaram um negócio excelente, rentável e saboroso: a produção de brownies.
A sintonia profissional entre Vanessa e Tamara foi um fator determinante para o sucesso dessas produções, pois além de compartilhar o amor pela confeitaria, elas se apoiaram e somaram suas competências para alcançar resultados surpreendentes. Com um negócio rentável e uma qualidade saborosa em seus produtos, é apenas uma questão de tempo até que colham os frutos de seus esforços. Esse PIPA é um exemplo de como o empreendedorismo pode ser uma via para a realização pessoal e profissional, mesmo diante dos desafios do mundo atual.

Os acadêmicos João Adriano Neto, do Curso de Tecnologia em Logística, Jonatan Meneghetti, Jose Mariano Duraszseski e Raul Henrique de Abreu, calouros do Curso de Engenharia de Software, se destacaram ao desenvolver um projeto magnífico. Eles abordaram uma questão fundamental: quais os desafios no diagnóstico preciso do TDAH? Por meio de amplas pesquisas e análises aprofundadas, eles conseguiram disseminar informações valiosas sobre esse transtorno. Mais um PIPA inspirador! Um exemplo de como os estudantes podem utilizar suas competências para promover um impacto positivo na sociedade. 

As acadêmicas dos cursos de Tecnologia em Estética e Cosmética, Takya Priscila, Hellen Christyny Artur e Karin Karsten, juntamente com a acadêmica Scheila dos Santos, do curso de Tecnologia em Logística, trouxeram uma dose extra de beleza para a jornada acadêmica. A escolha foi a apresentação de um incrível Business Model Canvas focado no setor da estética, combinando suas experiências e conhecimentos para criar um negócio promissor.
Essas talentosas acadêmicas não apenas prototiparam um modelo de negócio rentável, mas também abriram oportunidades para que mais pessoas possam desfrutar do autocuidado e dos benefícios da estética.
Um PIPA que exemplifica a união de habilidades multidisciplinares, demonstrando como a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento pode gerar resultados incríveis e impulsionar o crescimento do setor, além de beneficiar a sociedade como um todo.

As acadêmicas, Larissa Cristina Vieira e Elaine Cristina de Oliveira Vieira, mãe e filha, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, estão liderando um projeto inspirador intitulado: “Tempo de Aprender!”. Todas as quartas-feiras à tarde, elas se reúnem com crianças do Ensino Fundamental I, oferecendo apoio em seus desafios diários na escola. Os resultados obtidos são surpreendentes, cada pequeno avanço contribuindo para a construção de uma nova história.
Com a pandemia da COVID-19, o processo de alfabetização das crianças foi afetado negativamente, resultando em desafios adicionais. Diante dessa realidade, as acadêmicas receberam um convite especial da Prof.ª Araci da Silva, Supervisora da Escola Estadual Professor Rudolfo Meyer, para colaborar e fortalecer a aprendizagem desses alunos. Segundo Araci, a dedicação das acadêmicas é notável. “São muito dedicadas, pontuais e, principalmente, explicam com bastante paciência, oferecendo suporte e atenção para as crianças."

O time CENSUPEG pulsa com a energia contagiante da colaboração e do empenho durante esse dia memorável.

Nossa gratidão é imensa a todos os acadêmicos que foram fonte de inspiração para projetos inovadores, impactando a vida de tantas pessoas de forma positiva.

Estamos satisfeitos com os talentos apresentados, reafirmando nosso compromisso de fomentar a excelência acadêmica e profissional em nossa instituição.

Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing


Curso Censupeg

PEDAGOGIA

Você também vai gostar:

9 HOLE PEG TEST: Novo instrumento de Avaliação Neuropsicopedagógica

há 9 meses

Censupeg na Itália

há 3 anos

Imersão empreendedora para os alunos Censupeguianos

há 1 ano

Monte seu ambiente de estudos ideal

há 3 anos

“Protagonismo Acadêmico”: Onde e quando assistir a série da...

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais