Censupeg há 1 ano
Tempo de leitura: 07min e 54sec #Carreira

Descubra as vantagens em fazer uma pós-graduação


Formatura realizada com sucesso, ok, mas, e agora? Ao celebrar a conquista da Graduação, já nos primeiros dias é muito comum conviver com perguntas do tipo: Será que eu devo fazer uma pós-graduação? Será que com uma pós-graduação eu posso ter um salário melhor? Será que, assim, serei reconhecida (o)? Será? Será? Será?

A resposta de tantos “serás” está na célebre frase dita pelo Gato Cheshire, no filme da Disney, Alice no País das Maravilhas: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve", ou seja, antes de se ocupar com tanta ansiedade é importante traçar uma rota em direção aos seus objetivos a longo prazo. Depois disso, entenda qual a sua motivação para fazer uma pós-graduação. Então, escolha a melhor modalidade de acordo com o seu perfil. 

Parece complexo, mas meu objetivo, aqui, é inspirar e ajudar você a construir atitudes para a realização de seus sonhos.

Motivação significa ter um motivo para a ação, entender este conceito é fundamental para dar os próximos passos na sua carreira.

Existem motivações diferentes que podem aguçar sua vontade de querer estudar mais e desenvolver-se em uma profissão. Se você já trabalha em uma empresa e tem a necessidade de se especializar em outra área, a busca por novos conhecimentos para ser um profissional melhor é uma excelente motivação para iniciar a pós-graduação. Hoje, uma mesma profissão oferece muitas possibilidades de atuação profissional e, talvez, apenas com o curso de graduação não seja o suficiente para cobri-las. Você pode ser do tipo que tem a intenção de atuar em uma área muito específica, nesse caso, um curso de pós-graduação pode ser o melhor caminho no sentido de aprofundar ainda mais suas competências. Ou você é um profissional formado há algum tempo, mas pela sua prática está com necessidade de complementar o conhecimento que já possui e melhorar a sua empregabilidade, quem sabe, com um salário melhor. Nada mal, hein?!

Instituto Semesp, baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Dados (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que uma pós-graduação pode render um salário até 255% maior do que um curso de graduação.

Leia a pesquisa na integra:

https://ohoje.com/noticia/economia/pos-graduacao-pode-render-salario-ate-255-maior-aponta-pesquisa/

É importante estarmos conscientes de que o mercado muda o tempo todo. Além disso, dentro de cada área de atuação profissional, é produzido muito conhecimento todos os dias. Por isso, de tempos em tempos, precisamos nos atualizar e aprender o que existe de mais novo no mercado profissional. É assim que melhoramos a qualidade de serviço dentro da área escolhida, ganhando mais insights com a oportunidade de enfrentar novos desafios.

Como você pode ver, a escolha pela pós-graduação depende de seus objetivos individuais, de estar alinhado com seus princípios, metas profissionais e pessoais. Hoje, existem muitas instituições com excelentes ofertas para cobrir nossas necessidades e, pode ser que você fique confuso na hora de escolher a melhor opção. Então, antes de se matricular, é valioso que tire um tempo para pesquisar uma boa instituição, identificar os obstáculos e estímulos no caminho, conversar com professores, alunos para conhecer melhor o curso, procurar saber qual a percepção que o mercado tem dos profissionais formados do curso que pretende concluir. Para finalizar, definir as linhas de ação para seus objetivos a longo prazo.

Caso fique com alguma dúvida, nós, da Faculdade CENSUPEG, estamos dispostos a te ajudar a transformar seus sonhos em projetos. Conheça os cursos de Pós-graduação em diferentes modalidades. Acesse: www.censupeg.com.br/pos-graduação


Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing

Você também vai gostar:

Equipe CENSUPEG fica entre os 4 primeiros colocados no JEDI: O maior e...

há 5 meses

Conheça o Visible Thinking

há 2 anos

Gincana CENSUPEG é resultado de amor ao próximo

há 1 ano

CENSUPEG é palco da Olimpíada Brasileira de Neurociências.

há 1 ano

Autismo em Ascensão: O Desafio e a Urgência de Capacitar Profissionais...

há 10 meses

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais