Formatura realizada com sucesso, ok, mas, e agora? Ao celebrar a conquista da Graduação, já nos primeiros dias é muito comum conviver com perguntas do tipo: Será que eu devo fazer uma pós-graduação? Será que com uma pós-graduação eu posso ter um salário melhor? Será que, assim, serei reconhecida (o)? Será? Será? Será?
A resposta de tantos “serás” está na célebre frase dita pelo Gato Cheshire, no filme da Disney, Alice no País das Maravilhas: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve", ou seja, antes de se ocupar com tanta ansiedade é importante traçar uma rota em direção aos seus objetivos a longo prazo. Depois disso, entenda qual a sua motivação para fazer uma pós-graduação. Então, escolha a melhor modalidade de acordo com o seu perfil.
Parece complexo, mas meu objetivo, aqui, é inspirar e ajudar você a construir atitudes para a realização de seus sonhos.
Motivação significa ter um motivo para a ação, entender este conceito é fundamental para dar os próximos passos na sua carreira.
Existem motivações diferentes que podem aguçar sua vontade de querer estudar mais e desenvolver-se em uma profissão. Se você já trabalha em uma empresa e tem a necessidade de se especializar em outra área, a busca por novos conhecimentos para ser um profissional melhor é uma excelente motivação para iniciar a pós-graduação. Hoje, uma mesma profissão oferece muitas possibilidades de atuação profissional e, talvez, apenas com o curso de graduação não seja o suficiente para cobri-las. Você pode ser do tipo que tem a intenção de atuar em uma área muito específica, nesse caso, um curso de pós-graduação pode ser o melhor caminho no sentido de aprofundar ainda mais suas competências. Ou você é um profissional formado há algum tempo, mas pela sua prática está com necessidade de complementar o conhecimento que já possui e melhorar a sua empregabilidade, quem sabe, com um salário melhor. Nada mal, hein?!
O Instituto Semesp, baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Dados (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que uma pós-graduação pode render um salário até 255% maior do que um curso de graduação.
Leia a pesquisa na integra:
https://ohoje.com/noticia/economia/pos-graduacao-pode-render-salario-ate-255-maior-aponta-pesquisa/
É importante estarmos conscientes de que o mercado muda o tempo todo. Além disso, dentro de cada área de atuação profissional, é produzido muito conhecimento todos os dias. Por isso, de tempos em tempos, precisamos nos atualizar e aprender o que existe de mais novo no mercado profissional. É assim que melhoramos a qualidade de serviço dentro da área escolhida, ganhando mais insights com a oportunidade de enfrentar novos desafios.
Como você pode ver, a escolha pela pós-graduação depende de seus objetivos individuais, de estar alinhado com seus princípios, metas profissionais e pessoais. Hoje, existem muitas instituições com excelentes ofertas para cobrir nossas necessidades e, pode ser que você fique confuso na hora de escolher a melhor opção. Então, antes de se matricular, é valioso que tire um tempo para pesquisar uma boa instituição, identificar os obstáculos e estímulos no caminho, conversar com professores, alunos para conhecer melhor o curso, procurar saber qual a percepção que o mercado tem dos profissionais formados do curso que pretende concluir. Para finalizar, definir as linhas de ação para seus objetivos a longo prazo.
Caso fique com alguma dúvida, nós, da Faculdade CENSUPEG, estamos dispostos a te ajudar a transformar seus sonhos em projetos. Conheça os cursos de Pós-graduação em diferentes modalidades. Acesse: www.censupeg.com.br/pos-graduação
Autora:
Isabela Villaça
Analista de Marketing