Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Qual a diferença entre o diploma EaD e o presencial?

Por muito tempo, em especial quando os cursos à distância ainda estavam começando a surgir, havia uma grande resistência por parte do mercado em relação aos profissionais formados em cursos EaD. Hoje isso é uma coisa do passado e os números de inscritos em cursos à distância já ultrapassa os presenciais, no entanto muitos ainda se perguntam: qual a diferença entre o diploma EaD e o presencial?

Bom, para entender se existe alguma diferença, vamos ver quais são as diferenças das duas modalidades na prática:

Carga horária e Grade Curricular

O ensino à distância também é preferido por alguns por possibilitar que o aluno faça seu próprio horário de estudo, se adaptando melhor à rotina de quem trabalha, tem horários diferenciados e não conseguiria realizar a carga horária diária de um curso presencial.

Essa flexibilidade de horário permite também que se tenha uma melhor qualidade de vida, evitando também o custo e tempo de deslocamento que muitos teriam se precisassem ir diariamente até um local de aula distante.

No entanto, nada disso significa alteração na carga horária das matérias ou da grade curricular, as exigências do MEC para aprovação de um curso independem da modalidade. Seja no curso presencial ou à distância, você terá conteúdos equivalentes.

Qualidade do ensino

Existe o mito de que o ensino à distância tem qualidade inferior ao presencial. No entanto, o Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pela regulamentação e controle do ensino no país, é o mesmo para o ensino a distância e para o ensino presencial.

Os critérios utilizados pelo MEC para avaliar e liberar um curso são os mesmos para qualquer instituição de ensino, independente da modalidade, sendo avaliados e rigorosamente controlados critérios como: qualificação dos docentes, recursos pedagógicos utilizados, cumprimento de legislação e infraestrutura.

Reconhecimento pelo MEC

Como já citamos acima, todos os cursos, assim como as instituições, devem passar por avaliação do MEC, sem distinção entre a modalidade. Este é um ponto muito importante a se observar. Para ter certeza de que terá uma ótima infraestrutura e um curso de qualidade, escolha uma instituição com uma boa avaliação no MEC. Você pode acessar o site do Ministério da Educação para verificar se a instituição e o curso que você deseja ingressar são credenciados e qual a nota da avaliação.

O diploma de um curso à distância, portanto, também tem o mesmo valor que o de um curso presencial. Inclusive, para garantir que seja mantida a qualidade do ensino e evitar diferença de tratamento para alunos EAD no mercado de trabalho, o MEC opta por não incluir a modalidade do curso no diploma. Então pode se matricular tranquilo, seja qual for a modalidade que melhor se adeque ao seu estilo de vida, que o diploma terá a mesma validade!

Tirou suas dúvidas? Mande este post para alguém que talvez também não saiba!

Você também vai gostar:

Preparem-se para a queda nos níveis de aprendizagem

há 3 anos

Medicina CENSUPEG Joinville: uma nova era na educação em saúde

há 2 semanas

Prof. Dr. Luiz Antonio Correa: 1.000 aulas de inspiração e dedicação à...

há 1 ano

CNV: Saber se comunicar é uma ordem

há 1 ano

Como os professores desenvolvem as competências dos alunos?

há 2 anos

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais