Censupeg há 3 anos
Tempo de leitura: #Educação

Monte seu ambiente de estudos ideal

Sabemos que estudar em casa não é fácil, requer muita dedicação, disciplina e paciência. Mas além disso, ter um espaço físico reservado para seus momentos de estudo pode ajudar muito no seu aprendizado. Monte seu ambiente de estudos ideal com essas 5 dicas:

Escolha um lugar reservado

Quando sentamos para estudar, o local onde estamos pode influenciar muito na nossa concentração e aprendizado. Um local barulhento e bagunçado pode nos distrair mais facilmente, por isto muitas pessoas preferem estudar no quarto, geralmente um ambiente mais reservado e calmo. No entanto é preciso ter cuidado para não cair na tentação de estudar na cama, o que também pode incentivar a dispersão além de não ser ergonômico.

Escolha algum canto na sua casa com uma boa iluminação, que tenha pouca circulação de pessoas e espaço para uma mesa.

Tenha uma mesa e cadeira confortáveis

O ideal é que você tenha um local fixo para guardar o seu material e estudar. Por isso, se for possível, tenha uma mesa ou escrivaninha no seu local de estudo. Além disso é importante ter também uma cadeira que seja confortável e ergonômica, com suporte para as costas e braços, para que longos períodos de estudo não prejudiquem sua saúde.

Existem diferentes modelos de cadeiras e mesas em diversas faixas de preço. Se estiver com o orçamento apertado, você pode procurar em bazares ou comprar móveis usados que estejam em bom estado.

Deixe seu ambiente iluminado

Assim como sua postura, você também deve se atentar para não prejudicar sua visão ao estudar. Uma má iluminação pode fazer com que você force os olhos durante a leitura e fique com dores de cabeça e vista cansada, diminuindo seu foco, além do tempo de suas sessões de estudo. Um ambiente escuro também pode puxar a preguiça e o sono, inimigos da concentração!

O ambiente como um todo deve ser bem iluminado, mas caso você precise de mais luz pode utilizar pendentes sob a sua escrivaninha ou luminárias móveis. As luminárias articuladas permitem ainda que você altere a posição da lâmpada, direcionando a iluminação exatamente para onde precisa.

Personalize seu espaço

Embora a hora do aprendizado seja um momento de concentração, um ambiente que seja convidativo pode até mesmo te incentivar a estudar mais. Deixar o seu local de estudos com a sua cara é fundamental para que você se sinta à vontade e calmo na hora de mergulhar nos livros.

Coloque mensagens de incentivo na parede, um enfeite sob a mesa, aproveite para ousar nas cores, ou até mesmo utilize objetos de estudo como marcadores coloridos e post-its para combinar estudo com decoração! Esta é uma ótima oportunidade de colocar a mão na massa em projetos do tipo “faça você mesmo”.

Organize-se

Defina um lugar para cada coisa em sua mesa: deixe os livros em uma pilha arrumada, as canetas em um porta-lápis ou estojo, e mantenha a organização. Deixe os matérias que você precisará durante seus estudos em locais de fácil acesso para que não precise perder tempo procurando aquele bloco de notas ou aquele marcador específico que você não sabe onde está e acabe se distraindo.

É natural que durante as sessões de estudo sua mesa fique cheia de coisas, cadernos, livros, computador, folhas e etc. Lembre-se sempre de após cada sessão de estudo organizar não apenas suas anotações, mas a sua mesa também. Manter o seu material e sua mesa sempre organizados e limpos pode inclusive te ajudar a organizar seus pensamentos e melhorar a concentração.

Agora que você já sabe como, monte seu ambiente de estudos ideal e compartilhe as dicas com alguém que também estiver com dificuldades de estudar em casa. E não se esqueça de conferir nossas dicas de como organizar seu tempo.

Você também vai gostar:

Confira quais são as habilidades essenciais de estudo.

há 2 anos

Que tal aprender aplicar humanidade em tempos de tecnologia?

há 2 anos

Neuropsicopedagogos recebem o 3º Lugar do Prêmio Orlando Amadeo Bueno.

Alunos expressam pesquisa de avaliação às habilidades preditoras para a aprendizagem matem...

há 2 anos

A Faculdade CENSUPEG recebe selo Jovem Aprendiz.

há 2 anos

Como se conectar com o mundo profissional?

há 1 ano

Gostou do conteúdo?

Saiba mais em nossas redes sociais